A atividade 'Vozes da Mídia: Vida e Valorização' visa incentivar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a explorarem, compreenderem e discutirem as representações de valorização e desrespeito à vida retratadas em diferentes mídias. Os alunos são solicitados a buscar matérias jornalísticas, vídeos e outros conteúdos midiáticos que tratem do tema, analisando os exemplos escolhidos e seus impactos sociais. Durante a aula, cada aluno terá a oportunidade de apresentar seu caso à turma, estimulando um debate crítico e colaborativo. A discussão visa desenvolver a consciência crítica dos estudantes sobre a importância do respeito à vida em suas múltiplas dimensões. Após o debate, os alunos devem criar uma campanha fictícia de conscientização, utilizando as informações discutidas para promover o valor da vida e o respeito aos direitos humanos.
Os Objetivos de Aprendizagem desta atividade estão centrados no desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos em relação à análise de materiais midiáticos e na construção de uma compreensão sólida sobre a valorização da vida. Busca-se fomentar a habilidade de discussão e argumentação, essencial para o pensamento crítico e a cidadania ativa. Além disso, a criação da campanha fictícia permite aos alunos expressarem suas aprendizagens de maneira criativa, consolidando o conteúdo trabalhado ao longo da aula.
O Conteúdo Programático focará na análise crítica de conteúdos midiáticos relacionados à valorização e desrespeito à vida. Ao abordar essa temática, os alunos poderão ampliar seu conhecimento sobre direitos humanos e cidadania, por meio de discussões que contrastem exemplos positivos e negativos apresentados nas mídias. A elaboração da campanha fictícia servirá como forma de síntese e aplicação do que foi aprendido, integrando os conteúdos discutidos em aula e reforçando as habilidades comunicativas dos alunos.
A metodologia desta atividade será baseada em uma aprendizagem ativa e participativa, onde os alunos são incentivados a buscar conteúdos em mídias diversas e compartilhá-los com a turma. Este trabalho individual e colaborativo visa desenvolver a autonomia, a responsabilidade e as habilidades de pesquisa dos alunos. A dinâmica de apresentação e debate estimula a escuta ativa e o respeito pelas diferentes opiniões, enquanto a atividade de criação da campanha promove a expressão criativa e o trabalho em equipe.
A atividade está estruturada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos apresentarão seus casos e participarão de um debate, explorando os diferentes exemplos de valorização e desrespeito à vida. Na segunda aula, com base nas discussões, os alunos desenvolvem a campanha fictícia de conscientização, aplicando suas reflexões e criatividade.
A avaliação será qualitativa e contínua, observando-se a participação dos alunos durante os debates, a qualidade das análises apresentadas e o trabalho em grupo na criação da campanha. Critérios específicos incluem a clareza e pertinência das análises, o respeito e a colaboração durante as discussões e a originalidade e coerência da campanha fictícia. Por exemplo, alunos que apresentarem argumentos bem fundamentados e demonstrarem capacidade de integrar opiniões alheias serão positivamente avaliados.
Os recursos necessários englobam tanto materiais físicos quanto digitais, que auxiliarão na realização das apresentações e no desenvolvimento da campanha. Esses recursos visam facilitar o acesso à informação e propiciar um ambiente de aprendizado colaborativo e interativo, incentivando a autonomia e a criatividade dos alunos.
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