Vozes da Mídia: Vida e Valorização

Desenvolvida por: Marian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Valorização e desrespeito à vida em diversas mídias

A atividade 'Vozes da Mídia: Vida e Valorização' visa incentivar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a explorarem, compreenderem e discutirem as representações de valorização e desrespeito à vida retratadas em diferentes mídias. Os alunos são solicitados a buscar matérias jornalísticas, vídeos e outros conteúdos midiáticos que tratem do tema, analisando os exemplos escolhidos e seus impactos sociais. Durante a aula, cada aluno terá a oportunidade de apresentar seu caso à turma, estimulando um debate crítico e colaborativo. A discussão visa desenvolver a consciência crítica dos estudantes sobre a importância do respeito à vida em suas múltiplas dimensões. Após o debate, os alunos devem criar uma campanha fictícia de conscientização, utilizando as informações discutidas para promover o valor da vida e o respeito aos direitos humanos.

Objetivos de Aprendizagem

Os Objetivos de Aprendizagem desta atividade estão centrados no desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos em relação à análise de materiais midiáticos e na construção de uma compreensão sólida sobre a valorização da vida. Busca-se fomentar a habilidade de discussão e argumentação, essencial para o pensamento crítico e a cidadania ativa. Além disso, a criação da campanha fictícia permite aos alunos expressarem suas aprendizagens de maneira criativa, consolidando o conteúdo trabalhado ao longo da aula.

  • Desenvolver habilidades críticas para analisar e discutir conteúdos midiáticos.
  • Promover o entendimento sobre a valorização da vida e os direitos humanos.
  • Estimular a capacidade de comunicação e argumentação dos alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09ER01: Analisar princípios e orientações para o cuidado da vida e nas diversas tradições religiosas e filosofias de vida.
  • EF09ER02: Discutir as diferentes expressões de valorização e de desrespeito à vida, por meio da análise de matérias nas diferentes mídias.

Conteúdo Programático

O Conteúdo Programático focará na análise crítica de conteúdos midiáticos relacionados à valorização e desrespeito à vida. Ao abordar essa temática, os alunos poderão ampliar seu conhecimento sobre direitos humanos e cidadania, por meio de discussões que contrastem exemplos positivos e negativos apresentados nas mídias. A elaboração da campanha fictícia servirá como forma de síntese e aplicação do que foi aprendido, integrando os conteúdos discutidos em aula e reforçando as habilidades comunicativas dos alunos.

  • Análise crítica de reportagens sobre valorização e desrespeito à vida.
  • Discussão sobre o impacto social das representações midiáticas.
  • Elaboração de campanhas de conscientização sobre o respeito à vida.

Metodologia

A metodologia desta atividade será baseada em uma aprendizagem ativa e participativa, onde os alunos são incentivados a buscar conteúdos em mídias diversas e compartilhá-los com a turma. Este trabalho individual e colaborativo visa desenvolver a autonomia, a responsabilidade e as habilidades de pesquisa dos alunos. A dinâmica de apresentação e debate estimula a escuta ativa e o respeito pelas diferentes opiniões, enquanto a atividade de criação da campanha promove a expressão criativa e o trabalho em equipe.

  • Pesquisa de reportagens em diferentes mídias.
  • Apresentação e debate em sala de aula.
  • Criação colaborativa de campanha fictícia.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está estruturada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos apresentarão seus casos e participarão de um debate, explorando os diferentes exemplos de valorização e desrespeito à vida. Na segunda aula, com base nas discussões, os alunos desenvolvem a campanha fictícia de conscientização, aplicando suas reflexões e criatividade.

  • Aula 1: Apresentação e debate sobre os casos escolhidos (60 minutos).
  • Aula 2: Desenvolvimento da campanha fictícia (60 minutos).

Avaliação

A avaliação será qualitativa e contínua, observando-se a participação dos alunos durante os debates, a qualidade das análises apresentadas e o trabalho em grupo na criação da campanha. Critérios específicos incluem a clareza e pertinência das análises, o respeito e a colaboração durante as discussões e a originalidade e coerência da campanha fictícia. Por exemplo, alunos que apresentarem argumentos bem fundamentados e demonstrarem capacidade de integrar opiniões alheias serão positivamente avaliados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários englobam tanto materiais físicos quanto digitais, que auxiliarão na realização das apresentações e no desenvolvimento da campanha. Esses recursos visam facilitar o acesso à informação e propiciar um ambiente de aprendizado colaborativo e interativo, incentivando a autonomia e a criatividade dos alunos.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Projetor multimídia para apresentações.
  • Materiais de arte para desenvolvimento da campanha.

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