Criação do Nosso Jardim Secreto

Desenvolvida por: Josiel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Formas de representação e pensamento espacial

A presente atividade visa estimular a imaginação dos alunos através da criação de um jardim secreto. Inicialmente, os estudantes explorarão a biodiversidade presente em jardins, assistindo a vídeos que mostram diferentes tipos de flora e fauna que habitam esses espaços. A proposta é que, na aula presencial, os alunos trabalhem em grupos para desenhar um jardim fictício, incorporando elementos como árvores, plantas e caminhos, atentando para a representação de elementos do ambiente. Através desta atividade, os alunos não só desenvolvem sua criatividade e habilidades de pensamento espacial, mas também passam a compreender a importância das representações visuais para o entendimento de paisagens e espaços geográficos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos a capacidade de identificar e elaborar diferentes formas de representação de paisagens, utilizando elementos de sua vivência diária. Ao engajá-los na criação de um jardim fictício, desenvolvemos habilidades essenciais como o pensamento espacial, que é fundamental para compreender a organização dos espaços. Ao explorar a biodiversidade por meio de vídeos antes da atividade prática, os alunos são introduzidos à observação minuciosa e à percepção de padrões, formando a base de um entendimento mais profundo das relações ecológicas e geográficas. Outro objetivo é fomentar a colaboração, visto que os alunos trabalham em grupos, incentivando o compartilhamento de ideias e a empatia. Além disso, a atividade promove a familiarização com princípios de localização e posição de objetos, através da representação espacial de seus jardins imaginários.

  • Desenvolver a capacidade de criar representações gráficas de paisagens observadas ou imaginadas.
  • Fomentar a colaboração e o trabalho em equipe através de atividades em grupos.
  • Promover o entendimento dos princípios de localização espacial e representação gráfica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02GE08: Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.
  • EF02GE10: Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade foca na introdução aos conceitos de representação gráfica de paisagens e elementos geográficos, destacando a relevância do pensamento espacial. Através desta atividade prática e criativa, os alunos terão a oportunidade de explorar a representação de elementos do ambiente, como árvores e caminhos, utilizando desenhos e símbolos gráficos. Além disso, o conteúdo busca integrar aulas teóricas com práticas, introduzindo a observação da biodiversidade presente nos jardins através de vídeos e complementando com a realização de uma tarefa prática em sala. Esse equilíbrio entre teoria e prática é crucial para consolidar o aprendizado geográfico, permitindo que os alunos vejam a aplicabilidade dos conceitos teóricos em atividades do dia a dia.

  • Conceitos básicos de representação gráfica de paisagens.
  • Elementos geográficos de jardins.
  • Introdução ao pensamento espacial.

Metodologia

As metodologias a serem empregadas nesta atividade baseiam-se em práticas de aprendizagem colaborativa e ativa, essenciais para a fixação de conceitos geográficos na faixa etária em questão. Utilizaremos a estratégia da Sala de Aula Invertida, onde o papel ativo dos alunos no processo de aprendizagem é incentivado. Antes da aula, os alunos assistirão a vídeos sobre a biodiversidade dos jardins, o que facilitará a introdução ao tema. Durante a aula, em grupos, os alunos trabalharão na criação e desenho de sua representação de um jardim secreto. A interação em formato de grupo favorece o desenvolvimento de habilidades sociais, enquanto a atividade prática promove o engajamento e a responsabilização pelo próprio aprendizado, característico de metodologias ativas.

  • Aprendizagem colaborativa através de trabalhos em grupo.
  • Sala de Aula Invertida, com introdução do tema via vídeos antes da aula presencial.
  • Atividades práticas para promover o pensamento espacial.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade contempla uma única aula de 60 minutos, dividida em momentos estratégicos para maximizar o aprendizado. A implementação da metodologia da Sala de Aula Invertida requer que os alunos assistam previamente a vídeos sobre biodiversidade em jardins, dispondo de um período específico, fora do ambiente de aula, para essa atividade. Durante a aula, os primeiros 15 minutos serão dedicados à discussão e troca de ideias sobre o conteúdo dos vídeos. Nos 40 minutos seguintes, os alunos, divididos em grupos, se concentrarão em criar e desenhar seus jardins secretos, utilizando materiais fornecidos pela escola. Os últimos 5 minutos serão reservados para socialização das criações entre os grupos, incentivando a partilha de aprendizados e percepções.

  • Aula 1: Introdução ao tema, discussão dos vídeos assistidos previamente e atividade prática em grupo para criação do jardim secreto.
  • Momento 1: Introdução ao Tema e Discussão dos Vídeos (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula recebendo os alunos e criando um ambiente acolhedor. Pergunte sobre suas percepções e o que mais chamou atenção nos vídeos assistidos previamente. Estimule as crianças a compartilharem suas impressões sobre as diferentes espécies de plantas e animais que elas viram. É importante que você faça perguntas abertas para incentivar a participação de todos, como 'O que vocês acharam mais interessante?', 'Existe alguma planta que vocês gostariam de ter no nosso jardim?', e similares. Observe se todos têm a oportunidade de falar e incentive a colaboração entre os alunos, promovendo um ambiente onde eles se sintam seguros para expressar suas ideias.

    Momento 2: Discussão sobre Paisagens e Elementos Geográficos (Estimativa: 15 minutos)
    Convide os alunos a refletirem sobre o que constitui um jardim e quais são os elementos importantes para uma paisagem agradável e saudável. Utilize imagens complementares e projetor, se disponível, para mostrar exemplos de jardins e seus componentes, como árvores, plantas, flores, caminhos e bancos. Permita que eles apontem para elementos nas imagens e proponha que relacionem com o que viram nos vídeos. Reforce conceitos de pensamento espacial ao pedir para eles identificarem elementos que definem o espaço e a localização em um jardim. A avaliação será feita pela participação ativa na discussão e pela capacidade de identificar os elementos apresentados.

    Momento 3: Planejamento do Jardim Secreto (Estimativa: 30 minutos)
    Organize os alunos em pequenos grupos e distribua materiais de desenho, como papel, lápis de cor e borrachas. Instrua cada grupo a começar esboçando a planta de um jardim secreto, incorporando os elementos debatidos previamente. Oriente-os para considerar a localização espacial de cada elemento. Circule entre os grupos prestando suporte, oferecendo sugestões e intervenções onde necessário. Permita que os alunos sejam criativos mas lembre-os da importância de determinar um espaço equilibrado e funcional. Observe se todos estão participando ativamente e se comunicando de forma eficaz. Para avaliação, observe a colaboração em grupo e análise dos esboços produzidos. Ao final, cada grupo pode apresentar sua criação e explicar a escolha dos elementos para seus pares, promovendo uma troca de feedback entre os alunos.

Avaliação

A avaliação desta atividade tem um caráter formativo e diversificado, assegurando que os alunos sejam avaliados de maneira abrangente e justa. O objetivo principal é verificar a compreensão dos alunos sobre conceitos de representação e pensamento espacial, além de habilidades de colaboração. Os critérios de avaliação incluem a pertinência das representações criadas pelos alunos, a capacidade de trabalhar em grupo e a aplicação dos conceitos de localização espacial nas atividades práticas. Exemplos práticos de avaliação incluem a observação direta do trabalho em grupo pelos professores, feedback construtivo avaliado através das representações finais dos jardins, e avaliações através de autoavaliações dos próprios alunos sobre o processo de criação. É essencial que o professor dê feedback formativo ao longo do processo, destacando o progresso dos alunos e áreas de melhoria.

  • Observação direta do trabalho em grupo.
  • Feedback sobre representações finais dos jardins.
  • Autoavaliação dos alunos sobre o processo de criação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, uma variedade de materiais e recursos será utilizada para garantir a efetividade no aprendizado e a concretização dos objetivos definidos. Os recursos primários incluem vídeos informativos sobre biodiversidade e elementos de jardins que os alunos devem assistir antes da aula, preparados com antecedência. Durante a aula, materiais de desenho como papéis grandes, lápis de cor, canetinhas e outros utensílios visuais estarão disponíveis para os alunos. Além disso, para facilitar o aprendizado, o uso de recursos tecnológicos como projetores pode auxiliar na demonstração dos vídeos e complementação com imagens reais de jardins. A utilização desses recursos visa proporcionar uma experiência de aprendizagem rica e diversificada, motivando os alunos e estimulando a criatividade e a exploração do pensamento espacial.

  • Vídeos sobre biodiversidade em jardins.
  • Materiais de desenho para atividades práticas.
  • Projetores e imagens complementares para demonstração.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos o esforço do educador em considerar a diversidade e acessibilidade durante suas práticas pedagógicas. Embora a turma atualmente não inclua alunos com condições específicas, é importante sempre estar preparado para acolher a diversidade. Estratégias práticas e específicas podem ser implementadas para otimizar a participação de todos, como modificar o posicionamento dos alunos na sala para facilitar a interação inclusiva. Ao selecionar conteúdos nos vídeos apresentados, considere a inclusão de temas que abordem diversas culturas e formas de vida para enriquecer a perspectiva dos alunos. Estimular a participação de todos os alunos, respeitando seu ritmo individual e promovendo a colaboração mútua entre os grupos, pode transformar o ambiente de aprendizagem em um espaço de respeito mútuo e interculturalidade. É essencial estar ciente dos sinais de necessidade de suporte adicional e estabelecer uma comunicação aberta com os alunos e suas famílias para dar resposta imediata a quaisquer desafios que possam surgir.

  • Posicionamento inclusivo na sala de aula para facilitar interação.
  • Conteúdos dos vídeos abrangendo diversidade cultural.
  • Observação de sinais para suporte adicional e comunicação aberta.

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