Guardião do Espaço Escolar

Desenvolvida por: Joyce … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Cuidados com o ambiente escolar

A atividade tem como objetivo sensibilizar os alunos sobre a importância de cuidar dos espaços escolares e o papel de cada pessoa na manutenção de um ambiente limpo e organizado. Os alunos assumirão o papel de 'guardiões' de diferentes áreas da escola, observando as condições e necessidades de cada espaço. Eles desenharão as condições desses locais, como a limpeza das salas ou a organização da biblioteca. Em seguida, em aula expositiva, cada grupo apresentará suas observações, discutindo os cuidados necessários e a função de cada profissional envolvido. A atividade busca promover o aprendizado ativo através da observação e discussão, incentivando os alunos a aplicarem os conhecimentos adquiridos em situações práticas do cotidiano, permitindo estabelecer ligações entre o conteúdo e suas aplicações no mundo real.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são incentivar a consciência ecológica e social das crianças, promovendo uma compreensão prática e crítica dos cuidados necessários nos espaços escolares. Ao desenhar e observar os espaços, os alunos desenvolverão suas habilidades de representação e compreenderão a importância da organização. Todo o processo promove a aquisição de habilidades cognitivas em Geografia, assim como socioemocionais, ao trabalharem em equipe e assumirem responsabilidades, refletindo a importância do cuidado com o ambiente escolar tanto físico quanto social.

  • Desenvolver a consciência ecológica e organização dos espaços escolares.
  • Fomentar habilidades de observação e representação gráfica dos espaços.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a responsabilidade social.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02GE08: Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.
  • EF02GE10: Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a compreensão e a representação dos espaços escolares, enfatizando a importância da higiene e da organização nas áreas comuns. Os alunos serão incentivados a explorar as dinâmicas internas destes espaços, identificando tanto seus desafios quanto as soluções possíveis. Além disso, o conteúdo englobará a valorização do trabalho dos profissionais que zelam pela manutenção e limpeza da escola. Esse enfoque interdisciplinar busca conectar aspectos geográficos do ambiente escolar com habilidades sociais ao promover um comportamento proativo e respeitoso no contexto escolar.

  • Observação e registro das condições dos espaços escolares.
  • Representação gráfica através de desenhos e mapas mentais.
  • Discussão sobre higiene, organização e cuidado com o ambiente.

Metodologia

A metodologia proposta integra a Sala de Aula Invertida, onde os alunos terão uma aula introdutória sobre a importância da organização dos espaços escolares antes da prática. Em seguida, serão realizadas atividades mão-na-massa, nas quais as crianças visitarão diversos locais da escola como 'guardiões', observando e registrando suas impressões através de desenhos. Finalmente, haverá uma aula expositiva onde os grupos apresentarão suas descobertas, proporcionando um espaço para discussão e reflexão coletiva. Essa abordagem prática promove o engajamento e o aprendizado ativo, alinhando-se às necessidades cognitivas e sociais dos alunos, bem como às competências da BNCC.

  • Sala de Aula Invertida para introdução ao tema.
  • Atividade mão-na-massa para observação prática.
  • Aula Expositiva para apresentação e discussão.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi planejado para ocorrer em uma única aula de 60 minutos, dividida em três partes principais. Primeiramente, uma introdução teórica rápida sobre a importância de cuidar dos espaços escolares será feita, seguida pela visita prática aos locais da escola, onde os alunos assumirão o papel de 'guardiões'. Na última parte, haverá a apresentação e discussão das observações feitas. Esse cronograma permite que as crianças tenham tempo suficiente para observar, registrar e refletir sobre as condições dos ambientes, promovendo uma compreensão profunda e prática das responsabilidades que cercam o cuidado com o espaço escolar.

  • Aula 1: Introdução teórica e prática de observação (60 minutos)
  • Momento 1: Introdução e Contextualização (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando brevemente o conceito de 'guardião' do espaço escolar e a importância de cuidar dos ambientes compartilhados. Utilize exemplos práticos, como manutenção de casa ou parques, e relacione com a escola. É importante que você pergunte aos alunos como eles se sentem em ambientes limpos e organizados. Permita que eles compartilhem suas experiências. Observe se todos os alunos estão participando, incentivando aqueles mais tímidos a falar.

    Momento 2: Preparação para Observação (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e distribua os materiais necessários: papel, lápis de cor e pranchetas. Explique que cada grupo será responsável por uma área da escola, como salas de aula, pátio, biblioteca, etc. Oriente os alunos sobre o que observar: limpeza, organização, itens fora do lugar, etc. É importante que você reforce a questão da responsabilidade e do respeito ao ambiente escolar. Sugira que anotem ou desenhem o que virem.

    Momento 3: Observação Prática (Estimativa: 20 minutos)
    Leve os alunos para os espaços designados e permita que observem e registrem suas percepções. Durante este tempo, circule entre os grupos para apoiar com perguntas que guiem a observação, como 'O que vocês acham que poderia estar melhor?' ou 'Esse espaço está seguro e limpo?'. Verifique se todos estão envolvidos na atividade e trabalhando em equipe. Avalie o envolvimento dos grupos e a qualidade das discussões.

    Momento 4: Discussão e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Retorne à sala de aula e peça que cada grupo compartilhe suas observações. Faça perguntas direcionadas para estimular reflexões sobre o que cada grupo sentiu e aprendeu com a atividade. Anote no quadro as principais descobertas de cada grupo. Observe se os alunos conseguem articular bem suas ideias e ajudar uns aos outros durante a discussão.

    Momento 5: Conclusão e Encerramento (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a aula reforçando a importância das pequenas ações no cuidado do espaço escolar e como cada um pode ser um guardião no seu dia a dia. Permita que os alunos apresentem sugestões de ações práticas que podem ser implementadas a partir de suas observações. Finalize com um breve feedback sobre a participação dos alunos e a importância do que foi aprendido.

Avaliação

A avaliação envolverá diversas metodologias adaptáveis ao contexto da atividade. Uma opção é a observação direta pelo professor, visando avaliar o envolvimento e a capacidade de trabalhar em equipe dos alunos durante as atividades de observação. Outra forma será por meio dos desenhos e mapas feitos pelos alunos, que servirão como registro de suas observações, permitindo avaliar a habilidade de representação e compreensão espacial. O uso de feedback formativo é essencial, fornecendo retornos construtivos aos alunos sobre suas representações e participações. A flexibilidade nos critérios de avaliação permitirá adaptações, considerando as necessidades específicas dos alunos, especialmente aqueles com altas habilidades que podem requerer desafios adicionais.

  • Observação do envolvimento e trabalho em equipe.
  • Avaliação dos desenhos e mapas quanto à precisão e criatividade.
  • Feedback formativo para ajustes e melhorias contínuas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão necessários poucos recursos, simplificando sua execução. Os materiais básicos incluem papel, lápis de cor e pranchetas para facilitar o desenho e as anotações dos alunos enquanto eles exploram os espaços escolares. Esses recursos foram escolhidos para serem acessíveis e eficazes, garantindo que todos os alunos possam participar ativamente da proposta. A simplicidade dos materiais também permite flexibilidade na execução e adaptação da atividade, promovendo a inclusão e garantindo que não haja barreiras econômicas para a participação.

  • Papel e lápis de cor para registros gráficos.
  • Pranchetas para escrita e desenho em campo.
  • Material didático introdutório sobre organização de espaços.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o trabalho docente é desafiador e exige grande dedicação e criatividade, especialmente quando se busca incluir todos os alunos de maneira efetiva. Para atender às necessidades dos alunos com altas habilidades ou superdotação, recomenda-se oferecer desafios adicionais, como a elaboração de propostas de melhoria para os espaços observados, estimulando assim o enriquecimento curricular. Seminários ou debates podem ser organizados para discutir e apresentar proposições desses estudantes. Essas ações não sobrecarregam logisticamente e podem ser integradas sem custos significativos. Ao monitorar o progresso desses alunos, é crucial observar a qualidade das propostas e a iniciativa em propor melhorias, ajustando as estratégias quando necessário para assegurar que todos estejam engajados e desafiados adequadamente.

  • Oferecer desafios adicionais para alunos superdotados.
  • Realizar debates para proposição de melhorias nos espaços.
  • Monitoramento contínuo e ajuste de estratégias conforme necessário.

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