Histórias de Migração no Nosso Bairro

Desenvolvida por: Sandra… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: O sujeito e seu lugar no mundo

A atividade 'Histórias de Migração no Nosso Bairro' visa promover o respeito à diversidade e empatia entre os estudantes da EJA ,incentivando-os a investigar e compartilhar histórias de migração de familiares ou vizinhos. Os alunos conduzirão farão no caderno desenho ou frases que representam  diferentes origens culturais na comunidade. Através desta experiência, os alunos desenvolverão habilidades de comunicação ao ouvir e contar histórias, além de estimular a criatividade na representação artística dessas narrativas. Este projeto prático se alinha com a área de conhecimento em Geografia, abordando especificamente o tema do sujeito em seu lugar no mundo, destacando a formação migratória e organização dentro do município. Esta atividade também fortalece competências sociais, como empatia, compreensão das diferenças e trabalho em equipe, todas fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças nesta faixa etária.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal da atividade é que os alunos sejam capazes de compreender e descrever as histórias de migração existentes em seu próprio bairro ou comunidade. Buscamos fomentar nos alunos a capacidade de comparar costumes e tradições culturais presentes em seu meio, valorizando o respeito às diferenças e a empatia. A atividade também permitirá que os alunos reconheçam a importância dos meios de transporte e de comunicação e como eles contribuem para a conexão entre diferentes lugares, além de incentivá-los a discutir o uso responsável desses meios. Os objetivos de aprendizagem foram planejados para engajar as crianças em um processo reflexivo sobre seu entorno e promover a valorização da diversidade cultural como parte do cotidiano escolar.

  • Compreender e descrever histórias de migração dentro da comunidade.
  • Comparar costumes e tradições culturais do bairro.
  • Identificar a importância dos meios de transporte e comunicação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02GE01: Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive.
  • EF02GE02: Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.
  • EF02GE03: Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade inclui a exploração das histórias de migração, a análise de seus impactos sociais e culturais, e a maneira como essas histórias se conectam aos meios de transporte e comunicação. Este tema será desenvolvido de forma a proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente do modo como a diversidade cultural enriquece a comunidade. A intenção é que as crianças compreendam seu papel enquanto cidadãos em um contexto plural, desenvolvendo um olhar crítico sobre seu ambiente e aprendendo a valorizar diferentes culturas e tradições. A execução da atividade proporcionará uma imersão nas histórias locais, contribuindo para uma experiência de aprendizado significativa que conecta os conceitos teóricos de geografia à realidade vivida pelos alunos.

  • Histórias de migração local.
  • Impactos sociais e culturais das migrações.
  • Meios de transporte e comunicação no contexto de migração.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade será baseada em investigação ativa e colaboração, proporcionando aos alunos a oportunidade de exercerem o protagonismo em suas aprendizagens. Os alunos conduzirão entrevistas para coleta de informações, desenvolvendo habilidades de pesquisa e comunicação. A atividade culminará na criação de um mural coletivo, permitindo que os alunos expressem sua criatividade e compartilhem suas descobertas. A metodologia busca criar um ambiente de aprendizagem interativo e inclusivo, promovendo a interação entre pares e o respeito à diversidade. Além disso, a integração de metodologias expositivas e práticas garante uma aprendizagem holística.

  • Investigação ativa através de entrevistas.
  • Criação colaborativa de mural ilustrado.
  • Disseminação e compartilhamento de histórias.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ser executado em uma única aula de 60 minutos, proporcionando tempo adequado para que os alunos familiarizem-se com a proposta, realizem as entrevistas de forma direcionada e comecem a elaboração do mural. A aula expositiva introduzirá o tema, orientará as crianças sobre como conduzir efetivamente as entrevistas e contextualizará a importância da atividade para o desenvolvimento de habilidades sociais e comunicativas. A estrutura do cronograma foi pensada para garantir que os alunos tenham um envolvimento produtivo e possam finalizar a atividade de forma satisfatória dentro deste período.

  • Aula 1: Introdução ao tema e realização de entrevistas.
  • Momento 1: Roda de conversa 
    Inicie a aula explicando aos alunos que eles vão explorar o tema de migração através das histórias de pessoas de sua comunidade. Explique o que significa migração e por que as pessoas podem se mudar de um lugar para outro. Utilize mapas simples para mostrar conceitos básicos sobre migração. Permita que os alunos perguntem e expressem o que já sabem ou pensam sobre o tema.

    Momento 2: trabalho na biblioteca com a contadora de historia .
    Apresentação da nossa comunidade a migração no nosso bairro .

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada em múltiplos instrumentos, garantindo uma apreciação abrangente do envolvimento e aprendizado dos alunos. Sendo uma atividade prática e colaborativa, a avaliação terá um foco especial na observação participativa, onde o professor avaliará a capacidade dos alunos de conduzirem as entrevistas com eficácia, sua criatividade na construção do mural e o entendimento das histórias de migração discutidas. Além da avaliação observacional, os alunos serão incentivados a fazer uma autoavaliação do processo, refletindo sobre o que aprenderam e como contribuíram para o trabalho em equipe. Essa metodologia de avaliação permite adaptar os critérios para diferentes níveis de compreensão e habilidades, garantindo que cada aluno tenha seu progresso reconhecido de maneira justa.

  • Observação participativa durante as entrevistas.
  • Avaliação da criatividade no mural.
  • Autoavaliação do processo de aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade serão cuidadosamente selecionados para apoiar o desenvolvimento criativo e garantir o acesso igualitário aos materiais. Dentre os recursos planejados estão folhas de papel para desenhos, materiais de arte para o mural, e recursos multimídia, como gravadores de áudio, para auxiliar na captação das entrevistas. Esses recursos não apenas facilitam a execução prática da atividade, mas também incentivam a expressão artística e o entendimento auditivo dos relatos coletados. A escolha dos materiais foi feita a partir de uma abordagem inclusiva e economicamente viável, assegurando que nenhum aluno seja excluído do processo educativo por falta de acesso.

  • Folhas de papel para desenho.
  • Materiais de arte para criação do mural.
  • Gravadores de áudio para auxiliar nas entrevistas.

Inclusão e acessibilidade

Considerando o compromisso com a inclusão e acessibilidade, propusemos estratégias que promovam a participação ativa de todos os alunos. O trabalho do professor é desafiador, e com isso em mente, as adaptações sugeridas são práticas e facilmente implementáveis, sem gerar custos adicionais. Exemplos práticos incluem o uso de imagens e áudios nas entrevistas para apoiar alunos com diferentes estilos de aprendizagem, e disposição de materiais de desenho variados para que estudantes com diferentes habilidades manuais encontrem maneiras de contribuir e participar. Além disso, o professor pode promover espaços para que os alunos compartilhem suas percepções de forma verbal, garantindo que quem possui dificuldades com a escrita ainda assim possa expressar suas ideias e contribuições.

  • Uso de materiais visuais e auditivos nas entrevistas.
  • Variedade de materiais de desenho para adaptação a diferentes habilidades.
  • Espaços para expressões verbais para inclusão de todos os alunos.

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