Pequenos Meteorologistas: Descobrindo o Clima

Desenvolvida por: Caroli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida

A atividade Pequenos Meteorologistas: Descobrindo o Clima tem o propósito de engajar alunos do 2º ano do ensino fundamental na compreensão e análise de fenômenos climáticos. Os alunos atuarão como meteorologistas durante uma semana, começando com uma sala de aula invertida, onde assistirão a vídeos educativos sobre clima e tempo. Na sequência, construirão instrumentos simples como pluviômetros e cata-ventos na aula mão-na-massa, facilitando a compreensão prática de conceitos teóricos. Uma saída de campo ao pátio permitirá a observação e registro do tempo em diferentes momentos do dia, relacionando teoria e prática. A partir de um jogo de adivinhação de clima, os alunos desenvolverão habilidades de dedução e entendimento dos tipos de clima. Finalmente, em uma aula expositiva, participarão de um debate sobre o impacto das mudanças climáticas e a importância de práticas sustentáveis. Essa abordagem visa não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também o socioemocional, através da colaboração e empatia no trabalho em grupo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão focados em desenvolver a capacidade dos alunos de interpretar e analisar fenômenos climáticos, ao mesmo tempo que se integram aspectos cognitivos e socioemocionais. A intenção é que os alunos não apenas reconheçam e quantifiquem fenômenos como a temperatura e precipitação, mas também compreendam a importância das condições climáticas no cotidiano. A ideia é cultivar nos alunos a habilidade de relacionar o conteúdo teórico com a prática através da construção de instrumentos de medida e da observação direta dos fenômenos. Assim, eles poderão desenvolver habilidades críticas, como a resolução de problemas, colaboração, e responsabilidade ambiental, preparando-os para entender o impacto das mudanças climáticas e a importância de práticas sustentáveis para a qualidade de vida.

  • Identificar e registrar as condições climáticas do dia.
  • Construir e utilizar instrumentos meteorológicos simples.
  • Compreender a relação entre variáveis climáticas e atividades cotidianas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02GE06: Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.).
  • EF02GE09: Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).
  • EF02GE10: Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade aborda a meteorologia de forma prática e interativa. Inicia-se com a introdução sobre conceitos básicos relacionados ao clima e tempo, seguidos pela construção de instrumentos meteorológicos simples. A programação inclui conteúdo multimídia para capturar a atenção visual dos alunos, seguido por atividades práticas que estimulam o uso de ferramentas desenvolvidas por eles mesmos. Explorando o ambiente escolar como campo de estudo, a atividade fortalece o vínculo entre a sala de aula e a natureza, permitindo que os alunos pratiquem a observação direta e registrem suas próprias previsões do tempo. O currículo também inclui uma discussão sobre mudanças climáticas e práticas sustentáveis, fechando o ciclo com uma relação entre teoria e prática.

  • Conceitos básicos de clima e tempo.
  • Construção de pluviômetros e cata-ventos.
  • Observação e registro de fenômenos climáticos.

Metodologia

A metodologia aplicada se baseia em práticas pedagógicas inovadoras que visam engajar os alunos de forma ativa e colaborativa. A utilização da sala de aula invertida permite que os alunos cheguem às aulas já preparados, facilitando a imersão nos conceitos discutidos. Através da atividade mão-na-massa, eles aplicam conhecimentos teóricos na prática, desenvolvendo instrumentos meteorológicos simples. A saída de campo oferece uma experiência imersiva, possibilitando a observação direta dos fenômenos climáticos e aplicando conhecimentos adquiridos em sala. Jogos de adivinhação promovem a aprendizagem lúdica, estimulando o raciocínio e a dedução. Finalmente, a aula expositiva e o debate sobre mudanças climáticas promovem uma reflexão crítica e desenvolvem habilidades de argumentação.

  • Sala de aula invertida para introdução teórica.
  • Atividade mão-na-massa para construção de instrumentos.
  • Saída de campo para observação prática.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi cuidadosamente planejado para garantir que todos os aspectos da atividade sejam devidamente explorados ao longo de cinco aulas. Cada aula de 110 minutos maximiza o tempo disponível, garantindo que os alunos possam mergulhar profundamente em cada etapa do processo de aprendizagem. A primeira aula, baseada no modelo de sala de aula invertida, prepara os alunos para a exploração prática dos temas. Na segunda aula, durante a atividade mão-na-massa, eles constroem instrumentos meteorológicos, facilitando a conexão entre teoria e prática. A terceira aula proporciona uma saída de campo, onde os alunos observam e registram fenômenos climáticos. A quarta aula utiliza jogos para reforçar a aprendizagem e envolver os alunos de maneira divertida. A quinta e última aula culmina em um debate sobre mudanças climáticas, consolidando o conhecimento adquirido e estimulando o pensamento crítico.

  • Aula 1: Introdução ao clima através de vídeos.
  • Momento 1: Apresentação do Tema e Introdução (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a aula com uma breve introdução ao tema clima e tempo. Explique a importância de entender esses conceitos em nosso cotidiano. Utilize um mapa meteorológico simples para ilustrar variações climáticas. É importante que os alunos participem ativamente, então pergunte o que eles já sabem sobre o clima. Incentive-os a compartilhar experiências pessoais relacionadas ao tempo, como um dia especialmente quente ou frio.

    Momento 2: Exibição de Vídeo Educativo (Estimativa: 25 minutos)
    Projete um vídeo educativo sobre clima e tempo, adequado à faixa etária dos alunos. Antes de iniciar o vídeo, oriente-os a prestar atenção aos diferentes tipos de clima apresentados. Durante a exibição, faça pausas estratégicas para discutir pontos importantes e garantir que todos estão acompanhando. Observe se há alunos com dificuldade de concentração e incentive a participação ativa por meio de perguntas direcionadas.

    Momento 3: Discussão em Grupo (Estimativa: 25 minutos)
    Após o vídeo, divida a turma em pequenos grupos e peça que discutam o que entenderam. Cada grupo deve listar três pontos principais do vídeo e uma pergunta que gostariam de explorar mais. Circule pela sala para apoiar as discussões, garantindo que todos os alunos estejam engajados. Ao final, permita que cada grupo apresente suas conclusões e perguntas, promovendo uma troca rica de informações.

    Momento 4: Registro de Aprendizados (Estimativa: 20 minutos)
    Cada aluno deve registrar suas compreensões em um pequeno parágrafo ou desenho que represente o que aprendeu sobre o clima e tempo. Essa atividade permitirá que você avalie a compreensão individual e ao mesmo tempo estimule a expressão pessoal dos alunos. Circule entre eles, oferecendo ajuda na escrita ou desenho quando necessário.

    Momento 5: Fechamento e Reflexão (Estimativa: 20 minutos)
    Conclua a aula com uma roda de conversa onde todos compartilham uma curiosidade ou dúvida que surgiu durante a aula. Esta é uma oportunidade para reforçar o aprendizado e abordar questões que ainda possam estar confusas. Encoraje os alunos a refletirem sobre como o clima impacta suas vidas diárias e a importância de aprender mais sobre isso.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com transtorno do espectro autista, assegure-se de que os vídeos tenham legendas e que as discussões ocorram em um ambiente respeitoso e organizado. Ofereça opções de fones de ouvido ou um espaço tranquilo para quem precise. Para alunos com transtornos de ansiedade, certifique-se de que há tempo suficiente para cada atividade e um espaço seguro para expressar suas ideias. Considere oferecer a opção de atividades individuais ou em pares para quem sentir desconforto em grupos maiores. Use uma comunicação clara e ofereça apoio emocional se necessário.

  • Aula 2: Construção de instrumentos meteorológicos.
  • Momento 1: Introdução aos Instrumentos Meteorológicos (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula explicando brevemente o que são instrumentos meteorológicos e como eles ajudam a medir diferentes aspectos do clima, como a quantidade de chuva e a direção do vento. Engaje os alunos perguntando se já ouviram falar em pluviômetros ou cata-ventos. Explique que hoje construirão esses instrumentos e observe as reações, incentivando perguntas.

    Momento 2: Demonstração de Materiais (Estimativa: 20 minutos)
    Mostre os materiais recicláveis que serão usados na construção dos instrumentos, como garrafas plásticas, copos, canudos e papel. Explique o papel de cada material na construção dos instrumentos. Permita que os alunos manuseiem os materiais, garantindo que todos entendam como usá-los.

    Momento 3: Construção do Pluviômetro (Estimativa: 25 minutos)
    Explique passo a passo como construir um pluviômetro. Divida os alunos em duplas e entregue os materiais necessários para cada grupo. É importante que circule entre os alunos, ajudando-os a cortar, colar e montar as partes, oferecendo dicas quando necessário. Avalie a compreensão deles a partir da habilidade na montagem e da colaboração em duplas.

    Momento 4: Construção do Cata-Vento (Estimativa: 25 minutos)
    Nesta etapa, instrua sobre a construção do cata-vento. Destaque a importância de cada componente e como ele funciona. Novamente, os alunos trabalharão em duplas para criar seu cata-vento. Incentive a criatividade na decoração do instrumento e ofereça amparo prático na montagem. Avalie a habilidade de seguir instruções e a criatividade.

    Momento 5: Teste de Funcionamento e Discussão (Estimativa: 25 minutos)
    Conduza os alunos para fora da sala de aula para testar seus instrumentos em um espaço aberto. Oriente-os a verificar se o pluviômetro e o cata-vento funcionam como esperado. Em seguida, reúna os alunos e discuta coletivamente as experiências, o que aprenderam e possíveis melhorias nos instrumentos. Permita que cada dupla compartilhe suas observações e reflexões. Avalie o entendimento e a habilidade de análise crítica através da discussão em grupo.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para assegurar a inclusão, forneça instruções visuais e escritas para cada etapa de construção e teste dos instrumentos. Utilize linguagem simples e clara, e verifique o entendimento dos alunos. Em alunos com transtorno do espectro autista, garanta rotinas previsíveis e um ambiente de trabalho tranquilo. Para os alunos com ansiedade, assegure tempos de pausa e permita que trabalhem individualmente, se isso promover maior conforto. Ofereça feedback positivo constante e esteja disponível para orientação individual quando necessário.

  • Aula 3: Observação de campo no pátio da escola.
  • Momento 1: Preparação para a Observação de Campo (Estimativa: 20 minutos)
    Comece a aula com uma breve explicação sobre o que os alunos irão observar e registrar durante a saída de campo. Distribua pranchetas e lápis para cada aluno. Explique como realizar as anotações e a importância de observar detalhes como temperatura, vento, nuvens e qualquer outro fenômeno climático visível. Incentive perguntas e certifique-se de que todos entendam o que devem fazer.

    Momento 2: Exploração no Pátio (Estimativa: 40 minutos)
    Leve os alunos ao pátio da escola. Oriente o grupo a se espalhar em pequenos grupos, cobrindo diferentes áreas. É importante que cada grupo observe com atenção e registre suas descobertas no papel. Durante a atividade, circule entre os grupos, observe se estão engajados e ajude quando necessário, incentivando as crianças a compartilhar o que estão vendo e sentindo. Avalie a curiosidade e a habilidade de observação dos alunos durante as interações.

    Momento 3: Compartilhamento de Observações (Estimativa: 25 minutos)
    Reúna os alunos novamente para uma discussão sobre o que foi observado. Permita que cada grupo compartilhe suas anotações e reflexões. Incentive os alunos a comparar suas observações, compreendendo as possíveis variações meteorológicas. Estimule o pensamento crítico perguntando por que alguns fenômenos ocorreram e como podem impactar a vida cotidiana.

    Momento 4: Registro Final e Reflexão (Estimativa: 25 minutos)
    De volta à sala de aula, peça para que cada aluno escreva um pequeno parágrafo ou faça um desenho sobre o que aprendeu com a observação de campo. Ofereça apoio adicional para aqueles que precisarem de ajuda para elaborar seu registro. Use este momento para avaliar a compreensão individual dos conceitos climáticos observados.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere ajustar o ritmo da atividade, permitindo pausas para alunos que precisem de mais tempo. Para alunos com autismo, ofereça um roteiro visual da atividade antecipadamente para orientação no campo. Prepare um espaço para que alunos com ansiedade possam participar em pequenos grupos ou individualmente, se isso os deixar mais confortáveis. Assegure que todos os alunos tenham equipamentos adequados para fazer suas anotações, como pranchetas de fácil manuseio. Forneça apoio contínuo de encorajamento e explicações mais claras e pausadas quando necessário. Recomende que os alunos carreguem garrafas de água para o conforto durante a observação ao ar livre.

  • Aula 4: Jogo de adivinhação climática.
  • Momento 1: Introdução ao Jogo de Adivinhação Climática (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a aula explicando que os alunos participarão de um jogo de adivinhação sobre clima, ressaltando que o objetivo é aprender de forma divertida. Explique as regras básicas do jogo e distribua as cartas com imagens ou descrições de diferentes condições climáticas. É importante que cada aluno compreenda bem as regras, então, dedique um tempo para sanar dúvidas. Avalie a compreensão inicial dos alunos fazendo perguntas sobre as regras.

    Momento 2: Preparação e Formação dos Grupos (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos, garantindo uma mistura heterogênea entre eles. Distribua as cartas de adivinhação para cada grupo, garantindo que todos tenham papel ativo nas discussões. Oriente que escolham um líder do grupo para coordenar a atividade e faça observações iniciais sobre as possíveis dinâmicas de grupo. Avalie a habilidade de trabalhar em equipe e a capacidade de assumir pequenas responsabilidades.

    Momento 3: Início do Jogo de Adivinhação (Estimativa: 30 minutos)
    Inicie o jogo pedindo que o líder de cada grupo mostre uma carta e dê dicas sobre a condição climática para que o restante do grupo adivinhe. É importante que os alunos se revezem em dar dicas, incentivando a participação de todos. Durante o jogo, circule pela sala, observando as interações e incentivando os alunos que estejam mais tímidos a participarem. Avalie a capacidade de comunicação e dedução dos alunos.

    Momento 4: Discussão e Reflexão sobre o Jogo (Estimativa: 25 minutos)
    Após o término do jogo, reúna a turma para uma discussão em grupo. Pergunte o que aprenderam, quais cartas acharam mais difíceis e por quê. Permita que os alunos compartilhem suas estratégias e façam perguntas sobre as condições climáticas representadas. Avalie o entendimento por meio do diálogo e da capacidade de reflexão dos alunos sobre o que aprenderam.

    Momento 5: Registro das Aprendizagens (Estimativa: 20 minutos)
    Peça que cada aluno registre em seu caderno ou em um cartaz uma síntese do que aprenderam durante o jogo. Permita que utilizem desenhos ou palavras para expressar suas ideias. Este momento servirá para avaliar a aprendizagem individual e a capacidade de síntese dos alunos. Ofereça auxílio para aqueles que tiverem dificuldade em organizar as ideias.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com transtorno do espectro autista, assegure que as instruções do jogo sejam visuais e escritas de forma clara e acompanhe-os de perto para garantir que entendam as regras. Para alunos com transtornos de ansiedade, ofereça momentos de pausa entre as atividades e a possibilidade de correalizar as atividades em um ambiente mais tranquilo, se necessário. Garanta que todos os alunos sejam ouvidos durante as discussões e nunca os pressione a participarem, mas sim os encoraje gentilmente. Mantenha as atividades organizadas e preveja momentos de transição suaves para ajudar na adaptação aos novos passos da aula.

  • Aula 5: Debate sobre mudanças climáticas.
  • Momento 1: Introdução ao Tema das Mudanças Climáticas (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a aula contextualizando os alunos sobre o tema das mudanças climáticas. Utilize imagens ou gráficos simples para ilustrar o aumento das temperaturas globais e os efeitos que estas mudanças têm no meio ambiente e na vida cotidiana. Permita que os alunos compartilhem qualquer conhecimento ou experiência prévia sobre o assunto. É importante que todos se sintam à vontade para participar. Use perguntas abertas para engajar mais os alunos e verificar o que já sabem sobre o tema.

    Momento 2: Apresentação dos Pilares do Debate (Estimativa: 20 minutos)
    Apresente os principais pontos que serão discutidos no debate, como causas das mudanças climáticas, efeitos sobre a natureza e seres humanos, e medidas que podem ser adotadas para mitigação. Divida a turma em grupos e atribua a cada um deles um dos temas. Explique que cada grupo será responsável por apresentar argumentos sobre seu tema no debate. Avalie a compreensão dos alunos através de perguntas direcionadas a cada grupo.

    Momento 3: Preparação para o Debate (Estimativa: 30 minutos)
    Oriente os grupos a se reunirem e traçarem seus argumentos. Ofereça apoio adicional, fornecendo recursos como cartazes, lápis e papel para anotação de ideias principais. Circule entre os grupos, oferecendo direção e sugestões, e garantindo que todos estejam participando ativamente. É importante que estimule a interpretação crítica e a organização das ideias. Use este tempo para avaliar a dinâmica do grupo e a capacidade de colaboração.

    Momento 4: Condução do Debate (Estimativa: 30 minutos)
    Inicie o debate, lembrando os alunos das regras básicas de escuta e respeito às opiniões dos colegas. Convide os grupos a apresentarem seus argumentos, utilizando o tempo que achar necessário para expandir a discussão quando apropriado. Faça intervenções quando houver a necessidade de clarificar pontos ou gerenciar conflitos. Avalie a participação, a clareza dos argumentos e a habilidade de escuta dos alunos.

    Momento 5: Conclusão e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua o debate abrindo para perguntas gerais e reflexões. Permita que os alunos falem sobre o que aprenderam, suas percepções sobre o tema e as dificuldades encontradas durante o debate. Capture as avaliações dos alunos sobre a relevância do tema, estimulando a consciência crítica e a ligação com suas vidas cotidianas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para os alunos com transtorno do espectro autista, forneça um roteiro claro das etapas do debate e assegure um ambiente organizado e previsível. Considere pausas frequentes para evitar sobrecarga sensorial. Para alunos com transtornos de ansiedade, ofereça suporte emocional e permita que participem no debate de forma a se sentirem confortáveis, seja intervindo diretamente ou com declarações por escrito. Garanta que todos tenham a oportunidade de expressar suas opiniões de maneira respeitosa e sem pressão. Mantenha-se disponível para ajudar a mediar e facilitar as interações durante o debate, ajudando os alunos a se comunicarem de maneira eficaz.

Avaliação

A avaliação será conduzida de forma diversificada e flexível, para se adaptar às diferentes necessidades dos alunos. Para cada etapa, diferentes metodologias serão empregadas. Avaliação formativa ocorrerá diariamente, por meio de observação e feedback durante as atividades práticas. O objetivo é apoiar o processo de aprendizagem contínua e fazer ajustes necessários para incluir todos os alunos. Os critérios de avaliação incluem a participação, colaboração e compreensão dos temas abordados. Para exemplificar, durante a construção de instrumentos, será avaliada a competência prática e a habilidade de colaboração, enquanto na discussão sobre mudanças climáticas, a capacidade de argumentação e reflexão crítica será levada em conta. Além disso, haverá espaço para autoavaliação, onde os alunos poderão refletir sobre seu próprio aprendizado, proporcionando-lhes maior protagonismo no processo educacional.

  • Avaliação formativa durante as atividades práticas.
  • Observação e feedback contínuo para ajustes necessários.
  • Critérios flexíveis adaptados às necessidades dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a execução desta atividade incluem ferramentas acessíveis e de fácil manuseio, assegurando que todos os alunos possam participar de forma equitativa. Vídeos explicativos servirão como base inicial, facilitando a introdução aos conceitos climáticos. Materiais recicláveis e simples, como garrafas plásticas e papel, serão utilizados para a construção dos instrumentos meteorológicos, enfatizando a sustentabilidade. Durante a saída de campo, pranchetas e lápis serão usados para registros e anotações. Jogos de tabuleiro feitos de cartolina nos ajudarão a abordar a aprendizagem através de adivinhações. Todos os recursos foram selecionados para garantir que a execução seja prática e eficaz, sem a necessidade de investimentos significativos.

  • Vídeos explicativos sobre clima e tempo.
  • Materiais recicláveis para construção de instrumentos.
  • Pranchetas e lápis para registros em campo.

Inclusão e acessibilidade

Atendendo à diversidade e especificidades dos alunos, a inclusão e acessibilidade são primordiais. Sabemos que o trabalho do professor é árduo, mas as estratégias para garantir a inclusão podem ser tanto efetivas quanto simplificadas. Para alunos com transtorno do espectro autista, é importante promover um ambiente previsível, com rotinas bem definidas e suporte visual. Instruções claras e objetivas, bem como a utilização de pistas visuais, podem auxiliar no entendimento das atividades. Já para alunos com transtornos de ansiedade, é essencial criar um ambiente acolhedor e permitir pausas quando necessário, assim como utilizar técnicas de respiração para acalmar e estimular a concentração. É fundamental que o professor esteja atento a sinais de estresse em ambos os casos e mantenha diálogos abertos com os estudantes e suas famílias. A personalização das avaliações e atividades práticas, respeitando o ritmo de cada aluno, garantirá uma experiência educacional positiva e inclusiva.

  • Ambiente previsível, com rotinas claras para TEA.
  • Instruções visuais e suporte individualizado.
  • Ambiente acolhedor e pausas para ansiedade.

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