Os alunos vão criar um pequeno documentário sobre a história do lugar onde vivem, desde os primeiros registros até os dias atuais. Em uma aula invertida, recebem informações básicas e, em sua própria comunidade, buscam relatos, fotos antigas e artefatos que contam a evolução do seu lugar. De volta à sala, trabalham em grupos para editar o material e, finalmente, apresentá-lo para a turma. A atividade enfatiza a conexão pessoal com o espaço geográfico, promovendo o entendimento de como as mudanças históricas e sociais transformam os ambientes em que vivem.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam promover um entendimento profundo e conectado dos alunos em relação ao seu ambiente local e as transformações históricas e culturais que ele sofreu ao longo do tempo. Espera-se que, através da investigação e produção colaborativa, os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, análise crítica e comunicação, além de fortalecerem o vínculo com sua comunidade. A criação do documentário estimula a compreensão sobre dinâmicas sociais e geográficas, além de envolver os alunos na utilização prática dos conhecimentos adquiridos em Geografia.
O conteúdo programático desta atividade está estruturado para proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente e prática do seu ambiente local, através de pesquisa histórica e social. Os alunos serão conduzidos por um processo de investigação que envolve a coleta de dados históricos, construção de narrativas e compreensão das dinâmicas geográficas. Este programa visa não apenas a compreensão teórica de geografia e história local, mas também incentiva habilidades práticas com o uso de tecnologia na produção de mídia, promovendo um maior envolvimento e aprendizado significativo.
Para a realização desta atividade, diversas metodologias ativas serão aplicadas, como Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida. Os alunos começarão com a pesquisa em suas comunidades, seguindo para a análise e seleção de materiais relevantes. Essa abordagem permite que eles descubram de forma independente e colaborem ativamente uns com os outros. Em sala de aula, com a utilização de recursos tecnológicos, farão a edição e montagem dos documentários. Essa metodologia incentiva a participação ativa, desenvolvendo não só habilidades cognitivas, mas também comportamento proativo e colaborativo.
O cronograma da atividade está elaborado para ser executado em uma única aula de 60 minutos, complementando a pesquisa previamente realizada fora da sala de aula. Os alunos usarão esse tempo para colaborar na organização e edição dos materiais coletados, com o apoio do professor. Ter uma aula dedicada a essas etapas garante que haja tempo suficiente para aplicar o conhecimento em um formato prático e criativo, essencial para o desenvolvimento das habilidades propostas.
Momento 1: Introdução e Apresentação da Atividade (Estimativa: 10 minutos)
Comece a aula apresentando o objetivo da atividade: criar um documentário sobre a história de seu local de vivência. Explique o que é um documentário e discuta a importância de conhecer a história local. É importante que faça perguntas estimuladoras, como 'O que sabemos sobre nosso bairro/cidade?' ou 'Como podemos descobrir mais?' Observe se os alunos estão participando e interessados.
Momento 2: Formação dos Grupos e Planejamento (Estimativa: 15 minutos)
Organize os alunos em grupos, garantindo uma distribuição equitativa de habilidades e interesses. Oriente os alunos para que decidam entre si suas responsabilidades, como pesquisador, editor, narrador, etc. É importante que facilite a discussão, ajudando na tomada de decisões quando necessário. Avalie a colaboração entre os alunos e suas capacidades de planejar em grupo.
Momento 3: Aula Invertida: Pesquisa e Coleta de Informações (Estimativa: 15 minutos)
Utilize recursos multimídia para apresentar informações básicas sobre a história local. Permita que os alunos assistam a vídeos curtos ou leiam textos introdutórios. Peça que tomem notas sobre o que acharam mais interessante e que façam perguntas. Sugira que eles façam uma lista de possíveis fontes de informações na comunidade. Avalie pela participação ativa e pelas notas que eles produzem.
Momento 4: Início da Edição e Montagem do Documentário (Estimativa: 15 minutos)
Oriente os alunos a começar a organizar as informações coletadas anteriormente e planejar o storyboard do documentário. Distribua computadores ou tablets e ajude os alunos a abrir o software de edição de vídeo. É importante que explorem os recursos disponíveis, como imagens, músicas e narração. Dê feedback sobre a coerência e a criatividade das ideias. Avalie a organização e a clareza do storyboard.
Momento 5: Feedback Formativo e Encerramento (Estimativa: 5 minutos)
Reserve os últimos minutos para um feedback geral. Permita que os grupos compartilhem um resumo do que planejam para o documentário. Dê feedback positivo e construtivo, destacando os trabalhos em equipe. É importante que incentive a continuidade do projeto em casa e destaque o papel de cada um no sucesso do trabalho em grupo.
A avaliação desta atividade é desenhada para ser diversificada e abrangente, proporcionando múltiplas formas de medir o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades propostas. Primeiro, será feita uma avaliação contínua durante o processo de pesquisa e produção, onde os alunos receberão feedback formativo para aprimorar seu trabalho. Uma rubrica criteriosa será aplicada na avaliação do documentário, considerando aspectos como a coerência e relevância do conteúdo, a criatividade na apresentação, e a colaboração efetiva entre os membros dos grupos. Além disso, a autoavaliação será incentivada, permitindo que os alunos reflitam sobre suas contribuições e aprendizados, promovendo a autonomia e responsabilidade no processo de aprendizagem. Alunos com necessidades específicas terão critérios adaptados, garantindo ajustes justos e inclusivos na avaliação.
Os recursos utilizados na atividade são variados e foram cuidadosamente escolhidos para enriquecer o processo de aprendizagem. Incluem-se ferramentas de edição de vídeo, câmeras para filmagem, computadores e acesso à internet para pesquisa. Esses recursos tecnológicos são essenciais para a execução da atividade, pois possibilitam o desenvolvimento de habilidades práticas essenciais no mundo digital de hoje. A diversidade de recursos garante que os alunos desenvolvam competências tecnológicas, enquanto aplicam seus conhecimentos geográficos e históricos de maneira integrada e inovadora.
Sabemos que os professores enfrentam diversos desafios em suas rotinas diárias, mas a inclusão e a acessibilidade são aspectos fundamentais para garantir que todos os alunos tenham oportunidades equitativas de aprendizagem. Para essa atividade, estratégias como a criação de grupos heterogêneos podem garantir que todos os alunos participem de maneira significante. Recursos visuais e auditivos devem ser utilizados para facilitar a compreensão e interação de alunos com diferentes estilos de aprendizagem. A flexibilidade no uso de diferentes mídias digitais para pesquisa e produção do documentário garante que os alunos escolham a abordagem que melhor se adapta a suas necessidades individuais, promovendo um ambiente de aprendizagem respeitoso e inclusivo.
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