Descobrindo o Arco da Mata Atlântica

Desenvolvida por: Jussar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Formação do Território Nacional

Esta atividade tem como objetivo explorar a formação e a importância da Mata Atlântica no território nacional, destacando a distribuição geográfica e seu papel no desenvolvimento do Brasil. Na primeira aula, os alunos conhecerão a área de distribuição da Mata Atlântica e sua relevância ambiental e histórica. Na segunda aula, participarão de uma atividade prática onde simularão o crescimento deste bioma utilizando materiais recicláveis e realizarão desenhos para mapear a distribuição e entender o impacto da urbanização nessas áreas. Essa abordagem prática visa proporcionar uma compreensão profunda e aplicada do tema, conectando os conteúdos à realidade dos alunos e à importância da preservação ambiental.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são entender a formação e a importância da Mata Atlântica, reconhecer sua distribuição geográfica no Brasil, e analisar os impactos da urbanização sobre esse bioma. A atividade busca desenvolver o pensamento crítico, a habilidade de resolução de problemas e a capacidade de trabalhar em equipe. Através de atividades práticas e interativas, os alunos serão incentivados a refletir sobre como a preservação da Mata Atlântica é crucial para a sustentabilidade ambiental, além de integrar conhecimentos de ciências naturais e geografia. Assim, os objetivos se alinham aos parâmetros da BNCC, promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada.

  • Compreender a formação e a distribuição geográfica da Mata Atlântica no território nacional.
  • Analisar o impacto da urbanização sobre o bioma da Mata Atlântica.
  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04ER01: Identificar ritos presentes no cotidiano pessoal, familiar, escolar e comunitário.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a formação do território nacional com foco na Mata Atlântica, a distribuição geográfica do bioma e os impactos da urbanização. Questões como a biodiversidade e a importância ambiental da Mata Atlântica são aprofundadas para desenvolver uma compreensão ampla e interconectada dos temas. Através de práticas interdisciplinares, os alunos são levados a relacionar o conhecimento geográfico com ciências ambientais, incentivando a aplicação prática em crises ambientais atuais e a relevância da conservação da biodiversidade para o equilíbrio regional.

  • Estudo da distribuição geográfica da Mata Atlântica.
  • Impactos da urbanização na Mata Atlântica.
  • Relevância ambiental e biodiversidade da Mata Atlântica.

Metodologia

A metodologia adotada incluirá atividades interativas e práticas, como a construção em grupo de representações físicas do bioma usando materiais recicláveis. Essa abordagem visa envolver ativamente os alunos no processo de aprendizagem, promovendo a colaboração, o trabalho em equipe e a reflexão crítica. A atividade proporcionará um espaço para que os estudantes explorem conhecimentos através da experimentação, valorizando o protagonismo estudantil e permitindo que façam descobertas pessoais relevantes. Serão promovidas discussões guiadas para integrar as experiências práticas com teorias discutidas em sala de aula.

  • Aprendizagem baseada em projetos com materiais recicláveis.
  • Trabalho em grupo para simular e analisar o bioma.
  • Discussões guiadas para integrar prática e teoria.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade está dividido em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos explorarão o conteúdo teórico sobre a Mata Atlântica, sua distribuição e importância. Serão introduzidos aos conceitos e desafiados a formular questões investigativas. Na segunda aula, participarão de uma atividade prática utilizando materiais recicláveis para simular a presença do bioma em um mapa criado por eles. Esta sequência permite ao professor avaliar o entendimento prévio e posterior dos alunos, além de ajustar a condução das atividades conforme necessário, garantindo que todos engajem e interpretem o conteúdo de forma eficaz.

  • Aula 1: Introdução à Mata Atlântica e sua importância geográfica e ambiental.
  • Momento 1: Boas-vindas e introdução ao tema (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula dando as boas-vindas aos alunos e explicando brevemente o que será abordado na aula. Apresente o tema da Mata Atlântica, sua localização e significância para o Brasil. É importante que você utilize um mapa do Brasil para mostrar as áreas onde a Mata Atlântica se encontra. Reinforce a importância deste bioma para a biodiversidade e a história do Brasil.

    Momento 2: Exposição dialogada sobre a geografia da Mata Atlântica (Estimativa: 15 minutos)
    Realize uma exposição dialogada utilizando imagens e vídeos curtos sobre a Mata Atlântica. Permita que os alunos façam perguntas e incentive a participação deles através de respostas e comentários. Utilize mapas para explicar a distribuição geográfica e histórias locais para criar conexão com o ambiente dos alunos. Procure integrar informações históricas relacionadas ao desenvolvimento das cidades brasileiras nessas regiões.

    Momento 3: Atividade prática em grupos - Mapear a Mata Atlântica (Estimativa: 25 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e distribua a cada grupo um mapa em branco do Brasil. Forneça materiais como lápis de cor, papéis, cola e recortes de imagens de animais e plantas encontrados na Mata Atlântica. Instrua os alunos a mapear as áreas da Mata Atlântica, destacando a biodiversidade encontrada ali. Circule pela sala para verificar o progresso dos grupos, orientando e provocando reflexões sempre que necessário. Avalie a participação e colaboração dos alunos durante a atividade.

    Momento 4: Fechamento e compartilhamento de aprendizado (Estimativa: 10 minutos)
    Convide alguns grupos a apresentar seus mapas ao restante da turma, compartilhando o que aprenderam sobre a Mata Atlântica e sua distribuição. Estimule uma breve discussão sobre a importância da preservação desse bioma para o futuro do Brasil. Finalize a aula destacando os principais aprendizados e antecipando que a próxima aula será ainda mais prática e interativa.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, assegure que as atividades sejam bem estruturadas e que o aluno saiba o que é esperado em cada etapa. Proporcione-lhes instruções curtas e claras e avalie a possibilidade de proporcionar intervalos durante a atividade prática. Para alunos com transtorno do espectro autista (Nível 3), ofereça suporte visual para acompanhar as instruções e permita que sejam parceiros de colegas que possam auxiliá-los. Considere o uso de fones com áudio de fundo calmante para manter a concentração e criar um ambiente de trabalho confortável.

  • Aula 2: Atividade prática de simulação do crescimento da Mata Atlântica com materiais recicláveis.
  • Momento 1: Preparação e introdução à atividade prática (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula recapitulando o que os alunos aprenderam sobre a Mata Atlântica na aula anterior. Explique que hoje eles farão uma atividade prática para simular o crescimento deste bioma utilizando materiais recicláveis. Garanta que os alunos entendam a atividade e o objetivo final. Divida a turma em grupos e distribua os materiais recicláveis, como papelão, garrafas plásticas e papéis coloridos.

    Momento 2: Desenvolvimento da simulação (Estimativa: 30 minutos)
    Oriente cada grupo a criar uma maquete que represente a Mata Atlântica, incluindo a biodiversidade, utilizando os materiais disponíveis. Circule pela sala, respondendo perguntas, dando sugestões e motivando os alunos a explorar diferentes ideias e soluções criativas. Observe a dinâmica dos grupos e incentive a colaboração e o debate de ideias entre os alunos. Avalie a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento do trabalho em equipe.

    Momento 3: Apresentação dos trabalhos e discussão (Estimativa: 15 minutos)
    Peça que cada grupo apresente sua maquete para a turma, explicando as escolhas e como a atividade ajudou a compreender a formação e a importância da Mata Atlântica. Promova uma discussão sobre as semelhanças e diferenças entre as representações dos grupos e como a urbanização pode impactar essas áreas. Avalie a capacidade dos alunos de relacionar o conteúdo teórico ao que foi praticado na atividade.

    Momento 4: Fechamento e reflexões finais (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula destacando as principais conclusões sobre a importância de preservar e restaurar a Mata Atlântica. Reforce que o aprendizado adquirido pode ser adotado em ações cotidianas de preservação ambiental e convoque uma breve reflexão sobre as lições aprendidas e o que pode ser feito para minimizar o impacto humano nesse bioma.

Avaliação

Para avaliar os objetivos de aprendizagem, será utilizada uma combinação de métodos de avaliação formativa e somativa. Primeiramente, a observação direta durante as atividades práticas permitirá avaliar a participação ativa dos alunos, seu entendimento sobre a Mata Atlântica e a capacidade de colaboração em grupo. O professor poderá realizar questionamentos durante o processo para promover a reflexão crítica e identificar quaisquer dificuldades. Além disso, será aplicado um feedback formativo, onde os alunos poderão autoavaliar sua contribuição e reconhecer áreas de melhoria. Ao final da segunda aula, os alunos deverão apresentar ao grupo suas simulações da Mata Atlântica e refletir sobre o impacto da urbanização, permitindo também uma avaliação somativa focada na capacidade de síntese e comunicação. Para os alunos com dificuldades específicas, serão oferecidas adaptações nos critérios de avaliação, considerando suas maneiras individuais de expressão e contribuição, garantindo uma abordagem inclusiva e equitativa.

  • Observação direta do trabalho dos alunos em grupo.
  • Questionamento formativo durante as atividades.
  • Apresentação das simulações e reflexões sobre o impacto da urbanização.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade incluem materiais recicláveis, como papelão, garrafas plásticas e papéis coloridos, que serão reutilizados para a construção das simulações em grupo. Estes materiais incentivam a criatividade e sustentabilidade, promovendo a consciência ambiental entre os alunos. Adicionalmente, mapas e imagens da Mata Atlântica serão disponibilizados para auxiliar na compreensão espacial e visual deste bioma. Recursos multimídia, como vídeos curtos, também serão usados para introduzir o tema e contextualizar o bioma em um cenário mais amplo, proporcionando uma experiência de aprendizagem visual e auditiva enriquecida. Estes recursos foram escolhidos para promover o engajamento dos alunos através da diversidade de meios e interatividade.

  • Materiais recicláveis (papelão, garrafas plásticas, papéis coloridos).
  • Mapas e imagens da Mata Atlântica.
  • Vídeos curtos sobre a Mata Atlântica.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos as diversas responsabilidades do professor e, portanto, buscamos sugerir estratégias viáveis que não sobrecarreguem seu trabalho diário. Para incluir alunos com TDAH, recomenda-se o uso de materiais visuais e mapas que ajudem na organização da informação e no foco das atividades, além de permitir pausas para ajudar a manter a atenção. Para alunos com TEA Nível 3, uma comunicação clara e direta é essencial, assim como o uso de tecnologia assistiva simples, como aplicativos de imagens que ajudam na compreensão e expressão. Ajustes no ambiente físico podem incluir estações de atividade específicas com poucos estímulos sensoriais para apoiar a concentração. Adaptar as atividades para serem mais focadas e com instruções passo a passo ajuda na compreensão e envolvimento. O professor deve observar sinais de desconforto ou frustração, ajustando o suporte individual conforme necessário e mantendo a comunicação com a família para um suporte abrangente. É importante criar um clima de acolhimento e respeito à diversidade, promovendo a interação cooperativa entre todos os alunos, assegurando que todos possam participar plenamente e de forma significativa.

  • Uso de materiais visuais e técnicas de organização para alunos com TDAH.
  • Comunicação clara e uso de tecnologia simples para alunos com TEA Nível 3.
  • Adaptação do ambiente físico com estações sensoriais reduzidas.
  • Monitorar a interação social e emocional, fornecendo suporte conforme necessário.

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