Conexões Culturais do Meu Bairro

Desenvolvida por: Rosana… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Conexões e escalas

Esta atividade consiste em explorar e mapear as conexões culturais presentes na comunidade local dos alunos. O objetivo é que os alunos compreendam como eventos, tradições e influências culturais se interligam no ambiente urbano. A atividade é dividida em duas aulas, a primeira trazendo um panorama sobre a diversidade cultural urbana e a segunda dedicada à apresentação, por parte dos alunos, dos mapas culturais que eles terão elaborado, destacando eventos, pontos de encontro e influências culturais do bairro.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são alavancar a capacidade dos alunos de identificar e entender as variadas conexões culturais de seu próprio ambiente urbano. Eles serão incentivados a desenvolver competências de pesquisa e análise crítica, permitindo-lhes criar mapas culturais de seu bairro que reflitam as influências e interações culturais presentes. Esta atividade também visa aprimorar as habilidades dos alunos em interpretação e expressão geográfica, além de fortalecer sua capacidade de trabalhar de forma colaborativa e responsável.

  • Estimular o reconhecimento das diversas manifestações culturais presentes no bairro.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e observação crítica.
  • Capacitar os alunos a criarem e interpretarem mapas culturais.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Encorajar o pensamento crítico sobre influências culturais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05GE06: Utilizar, de forma colaborativa, mapas e maquetes, observando a localização, a proporção de escala, as formas de ocupação e os traçados urbanos.
  • EF05GE08: Comparar paisagens de diferentes lugares e explicar as mudanças ocorridas a partir das atividades humanas e suas consequências para o ambiente.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade se concentra na interação cultural e na cartografia social. Será explorada a capacidade dos alunos de investigar e mapear as razões que levam à formação de determinados eventos e pontos culturais em suas áreas de convivência. Atividades práticas como caminhadas investigativas e a criação de mapas em sala de aula serão empregadas para consolidar o conhecimento sobre escalas e conexões espaciais urbanas. Este conteúdo visa proporcionar uma compreensão holística do eixo cultural nos espaços urbanos, através de exemplos práticos e estudos de caso coletivos.

  • Interpretação de mapas culturais.
  • Identificação de eventos e tradições locais.
  • O conceito de escala e suas aplicações na geografia.
  • Interações culturais e sociais em espaços urbanos.
  • Criação colaborativa de mapas culturais.

Metodologia

As metodologias para esta atividade envolvem engajamento ativo e a participação direta dos alunos. A primeira aula será expositiva, com um panorama introdutório fornecendo o conhecimento necessário sobre diversidades e conexões culturais. Posteriormente, os alunos, em grupos, colocarão em prática a teoria coletada, realizando pesquisas de campo moderadas e produzindo mapas culturais, o que será o foco da segunda aula. Esta combinação de exposição teórica seguida de atividade prática coletiva permitirá que os alunos apliquem o conhecimento adquirido de forma crítica e criativa.

  • Aula expositiva inicial sobre conexões e diversidades culturais.
  • Trabalho em grupo para pesquisa e coleta de dados de campo.
  • Criação prática de mapas culturais de forma colaborativa.
  • Apresentação e discussão dos resultados em sala de aula.
  • Reflexão crítica sobre a interconexão cultural observada.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de atividades é dividido em duas aulas de 50 minutos, proporcionando um equilíbrio entre teoria e prática. A primeira aula será dedicada à introdução teórica das conexões culturais e sua importância nos ambientes urbanos, seguida de uma organização para as tarefas práticas. Na segunda aula, os grupos terão a oportunidade de apresentar seus mapas culturais finalizados e compartilhar suas descobertas em uma sessão de discussão coletiva. Este esquema visa garantir que os alunos tenham tempo suficiente para absorver as informações teóricas e aplicá-las em uma atividade prática envolvente.

  • Aula 1: Introdução à diversidade cultural e organização das atividades práticas.
  • Momento 1: Introdução e Contextualização (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o tópico da diversidade cultural de maneira envolvente. Explique que os alunos irão explorar como as diferentes culturas são representadas no bairro deles. Utilize cartões informativos sobre diversidade cultural para ilustrar exemplos. É importante que você permita que os alunos compartilhem suas primeiras impressões ou exemplos conhecidos de diversidade cultural.

    Momento 2: Exposição sobre Diversidade Cultural (Estimativa: 15 minutos)
    Conduza uma breve exposição sobre conexões e diversidades culturais. Utilize recursos como imagens impressas de eventos e locais significativos para enriquecer a apresentação. Observe se os alunos estão envolvidos e faça perguntas abertas para fomentar a participação. Destaque como diferentes culturas contribuem para a identidade única de um bairro e como se manifestam em eventos, tradições e interações sociais.

    Momento 3: Discussão Coletiva (Estimativa: 10 minutos)
    Estimule uma discussão coletiva sobre o que foi apresentado. Pergunte aos alunos sobre eventos e tradições culturais que conheçam em seu bairro. Evalua a capacidade dos alunos de articular suas ideias e relatar experiências pessoais. Permita que todos tenham a oportunidade de falar e facilite um ambiente respeitoso para compartilhamento. Anote pontos importantes no quadro como referência.

    Momento 4: Organização das Atividades Práticas (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os alunos sobre como se organizarão para a próxima atividade prática de criação dos mapas culturais. Divida-os em grupos, esclarecendo funções e responsabilidades dentro de cada grupo. Explique as etapas da pesquisa e coleta de dados que farão fora da sala de aula. Utilize mapas impressos da região local para iniciar o planejamento. É importante que você forneça feedback formativo imediato e assegure que todos compreendam seu papel no grupo.

  • Aula 2: Apresentação e discussão dos mapas culturais produzidos pelos alunos.
  • Momento 1: Preparação e organização (Estimativa: 10 minutos)
    Organize a sala para as apresentações dos grupos. Oriente os alunos a montarem seus mapas culturais em um espaço visível, como uma lousa ou parede designada. Explique que cada grupo terá um tempo estabelecido para apresentar, e que todos devem prestar atenção nas apresentações dos colegas e anotar perguntas ou observações.

    Momento 2: Apresentações dos grupos (Estimativa: 25 minutos)
    Cada grupo terá aproximadamente 5 minutos para apresentar seu mapa cultural. Permita que os alunos expliquem os elementos selecionados, como eventos e influências culturais do bairro. Oriente-os a comentar por que escolheram determinados aspectos culturais e como esses se conectam com a diversidade observada na primeira aula. Durante as apresentações, faça anotações e intervenha brevemente para estimular questões relevantes ou quando um grupo precisar de orientação. Avalie o engajamento dos alunos, a clareza na comunicação e a criatividade no envolvimento com o material.

    Momento 3: Discussão e reflexão coletiva (Estimativa: 10 minutos)
    Após as apresentações, conduza uma discussão coletiva sobre o que foi aprendido. Incentive os alunos a compartilharem suas percepções sobre as apresentações dos colegas, destacando semelhanças e diferenças entre os mapas culturais. Aproveite este momento para discutir a importância das manifestações culturais locais e como elas se conectam com a identidade do bairro. Avalie a capacidade dos alunos de articular suas ideias e conhecimentos adquiridos.

    Momento 4: Fechamento e feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula fornecendo feedback construtivo para cada grupo, destacando pontos fortes e áreas de melhoria. É importante que você encoraje a continuidade da observação crítica sobre a riqueza cultural da comunidade. Reitere a relevância de valorizar e respeitar as diversas culturas que compõem o ambiente local.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada através de métodos diversificados, focados em habilidades e competências individuais e coletivas dos alunos. O processo avaliativo será adaptativo e contemplará: a) Critérios de observação do envolvimento e participação dos alunos nas etapas de pesquisa e criação dos mapas culturais, apoiando-se em feedback contínuo e formativo ao longo das atividades. b) Avaliação somativa através de apresentação grupal dos mapas culturais, destacando a precisão, criatividade e habilidades de comunicação. Serão considerados também o nível de entendimento conceitual e a faculdade de conectar conhecimentos à realidade local. A comunicação será central, considerando-se a clareza e coesão na defesa dos mapas, com feedback construtivo direcionando para o aprendizado contínuo.

  • Participação ativa e engajamento nas atividades práticas.
  • Qualidade e criatividade dos mapas culturais produzidos.
  • Clareza e coerência nas apresentações orais dos grupos.
  • Capacidade de articular conhecimentos teóricos com a realidade local.
  • Feedback formativo direcionado ao progresso contínuo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem materiais impressos, como mapas da região, cartolinas, canetas coloridas e folhas de papel vegetal para a produção artesanal de mapas culturais. Materiais de apoio, como cartões informativos sobre diversidade cultural e imagens de eventos locais, também serão utilizados para enriquecer a compreensão dos alunos. Estes recursos foram cuidadosamente selecionados para incentivar a criatividade e o pensamento crítico dos alunos sem a utilização de tecnologia digital, respeitando as diretrizes estabelecidas.

  • Mapas impressos da região local.
  • Cartolinas e papéis vegetais para mapas colaborativos.
  • Canetas coloridas para destaque de elementos culturais.
  • Cartões informativos sobre diversidade cultural.
  • Imagens impressas de eventos e locais significativos.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos das inúmeras responsabilidades que o professor enfrenta diariamente. No entanto, garantir um ambiente inclusivo e acessível é essencial para o desenvolvimento pleno dos alunos. Para esta atividade, recomenda-se a utilização de mapas táteis, quando necessário, para melhor compreensão de alunos com desafios visuais, além de promover o uso de linguagem clara e suporte de gestos para garantir que todos acompanhem as explicações e discussões. Incentivar a participação de alunos com diferentes estilos de aprendizagem, providenciando apoio adicional em atividades práticas quando necessário, permite a construção de um espaço de aprendizagem verdadeiramente inclusivo.

  • Uso de mapas táteis e materiais acessíveis para alunos com necessidades diferenciadas.
  • Estratégias de linguagem corporal e suporte gestual durante as apresentações.
  • Engajamento de diversas formas de aprendizagem para adaptação de conteúdos.
  • Proposta de apoio em atividades práticas para alunos que demandam auxílio.

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