Viagem no Tempo: As Paisagens Que Contam Histórias

Desenvolvida por: Anders… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: O sujeito e seu lugar no mundo

A atividade propõe que os alunos do 6º ano explorem as transformações nas paisagens do bairro onde residem ao longo do tempo. Utilizando fotografias antigas e atuais, os alunos farão uma análise comparativa das mudanças ocorridas em termos de uso do solo, urbanização e aspectos naturais. Este processo permite que os alunos desenvolvam habilidades de observação, comparação e interpretação das imagens, além de aprofundar seus conhecimentos geográficos ao aplicar conceitos ao seu cotidiano. Durante as discussões em grupo, eles terão a oportunidade de debater como essas alterações impactam as vivências atuais na comunidade, promovendo o respeito e a empatia ao considerarem diferentes perspetivas e realidades dos colegas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada das transformações urbanas e naturais em seu entorno, promovendo a conexão entre o conteúdo escolar e suas vivências cotidianas. Ao estimular a comparação de imagens de diferentes épocas, o aluno desenvolve habilidades de análise visual e crítica, fundamentais para a leitura de mundo na disciplina de Geografia. Além disso, a atividade visa promover competências socioemocionais, como empatia e colaboração, fundamentais para o desenvolvimento integral do aluno, considerando também os aspectos inclusivos ao integrar alunos com diferentes condições em atividades de cooperação e partilha.

  • Desenvolver habilidades de interpretação e comparação de imagens históricas e atuais.
  • Promover a empatia e o respeito nas discussões em grupo.
  • Relacionar conceitos geográficos com a vivência cotidiana.
  • Estímulo à observação crítica das mudanças de paisagem no bairro.
  • Fomentar habilidades socioemocionais e de colaboração entre alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

Conteúdo Programático

No conteúdo programático, estão incluídos temas como a leitura e interpretação de imagens históricas e atuais, o uso e transformação do espaço urbano e natural, e as implicações sociais dessas mudanças. A atividade aborda também a construção de argumentos a partir de observações visuais e promove debates saudáveis entre alunos, permitindo que os mesmos expressem suas percepções e compreensões do espaço onde vivem. A atividade se alinha com a BNCC ao abordar a habilidade EF06GE01, enfocando a análise das transformações das paisagens e sua reflexão na relação do sujeito com o ambiente.

  • Análise histórica de imagens.
  • Transformação e uso do espaço urbano e natural.
  • Implica��es sociais das mudanças de paisagem.
  • Construção de argumentos baseados em observações visuais.
  • Promoção de debates e discussão em grupo.

Metodologia

A metodologia da atividade exige alta interação entre os alunos ao analisar e discutir materiais fotográficos, fomentando o aprendizado colaborativo e a construção coletiva do conhecimento. Utilizando um método guiado por perguntas, os alunos são incentivados a questionar e explorar as transformações espaciais e sociais evidenciadas nas fotografias. A barreira da tecnologia, pela ausência de recursos digitais, é superada através da valorização da comunicação direta, o que ajuda na inclusão e no desenvolvimento de diálogos complexos. Tal metodologia promove uma educação geográfica significativa e contextualizada nas vivências dos alunos.

  • Análise colaborativa de imagens fotográficas.
  • Discussão orientada com perguntas provocativas.
  • Interação direta e comunicação em grupo.
  • Valorização das contribuições individuais nas discussões.
  • Construção coletiva do entendimento do espaço.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é planejado para ser realizado em uma aula de 50 minutos, permitindo uma boa introdução, exploração e síntese do conteúdo. Esta estrutura faz uso eficaz do tempo, garantindo que os alunos tenham oportunidade de interpretar, discutir e refletir sobre o material apresentado. A não inclusão de recursos digitais busca focar na interação interpessoal e na comunicação verbal, componentes essenciais para alunos do 6º ano. Dessa forma, consegue-se uma cobertura robusta dos objetivos de aprendizagem, promovendo a autonomia e o protagonismo juvenil dentro do período letivo disponível.

  • Aula 1: Introdução à temática, análise comparativa de imagens, discussão em grupo e síntese das ideias principais abordadas.
  • Momento 1: Introdução à temática (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o tema Viagem no Tempo: As Paisagens Que Contam Histórias. Explique o propósito de estudar as transformações nas paisagens e como isso nos ajuda a entender o nosso bairro e sociedade. Utilize perguntas estimulantes, como Vocês já imaginaram como era o nosso bairro há 50 anos?. Incentive os alunos a compartilhar qualquer conhecimento pré-existente ou experiências que possam ter sobre o bairro.

    Momento 2: Análise comparativa de imagens (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua as fotografias antigas e atuais do bairro para os grupos. Peça aos alunos que observem atentamente as imagens e façam anotações sobre as mudanças que percebem. Oriente-os a focar em aspectos como urbanização, mudanças nos espaços naturais e no uso do solo. Ensine-os a identificar elementos semelhantes e divergentes nas fotos antigas e atuais. Passeie pela sala para oferecer suporte e orientações conforme necessário.

    Momento 3: Discussão em grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que os alunos se reúnam em pequenos grupos para discutir suas observações. Ofereça algumas perguntas orientadoras, como Quais mudanças você considera mais significativas?\

Avaliação

A avaliação da atividade poderá ser realizada de forma diversificada, permitindo a adaptação ao contexto e às necessidades específicas de cada aluno. A primeira opção é a avaliação formativa, onde o professor observa e fornece feedback oportuno durante a execução da atividade, considerando aspectos como participação, habilidade de análise e cooperação nos grupos. Outra possibilidade é a autoavaliação, incentivando o aluno a refletir sobre seu próprio desempenho e aprendizado. Por fim, pode-se realizar uma avaliação somativa por meio de um pequeno relatório ou apresentação em que os alunos apresentem suas descobertas e análise das paisagens. Os critérios incluirão clareza, organização das ideias e relevância das observações feitas. Essas metodologias permitirão flexibilidade e suporte diferenciado, especialmente para alunos com necessidades específicas, como aqueles com transtorno do espectro autista, garantindo que todos atinjam os objetivos da atividade.

  • Observação e feedback durante a atividade.
  • Autoavaliação individual refletindo o aprendizado.
  • Relatório ou apresentação final das descobertas.

Materiais e ferramentas:

Apesar da limitação em relação ao uso de tecnologia, a atividade faz uso de recursos palpáveis e visuais relevantes, assegurando que o ensino se mantenha interativo e estimulante. Fotografias antigas e atuais dos bairros dos alunos constituem o cerne dos materiais utilizados, acompanhados de mapas simplificados e guias de discussão que facilitam a interpretação. Esses recursos são pautados na praticidade e no baixo custo, promovendo o aprendizado construtivo e abrangente. Os materiais de apoio são cuidadosamente escolhidos para estimular o engajamento e o pensamento crítico dos alunos, além de permitir adaptações que acolham a diversidade e a inclusão.

  • Fotografias antigas e atuais do bairro.
  • Mapas simplificados do entorno escolar.
  • Guias de discussão e reflexão ilustrados.
  • Materiais de papelaria básicos: folhas, canetas, etc.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos a carga de trabalho dos professores e a importância de um plano inclusivo, que não sobrecarregue nem represente um custo elevado. Para garantir a acessibilidade e a participação de todos, sugerimos adaptações simples que promovem a inclusão de alunos com transtorno do espectro autista. Pode-se introduzir rotinas claras e previsíveis na sala, com apoio visual através de sinais ou imagens que descrevam tarefas e etapas. Integração em grupos heterogêneos respeitando o ritmo de cada um melhora a interação social, ao mesmo tempo que o professor observa sinais de sobrecarga ou desconforto e intervém, se necessário. Comunicação aberta com os responsáveis dos alunos e equipe multidisciplinar escolar é essencial para apoiar o progresso e garantir que as estratégias de ensino sejam continuamente revisitadas e ajustadas conforme necessário, respeitando o desenvolvimento de cada aluno.

  • Introdução de rotinas previsíveis e claras.
  • Sinais ou imagens de apoio visual para acompanhar tarefas.
  • Integração em grupos heterogêneos respeitando ritmos individuais.
  • Comunicação constante com os responsáveis e equipe multidisciplinar.
  • Observação atenta e intervenção quando necessário.

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