Jornada pelo Território: Do Passado ao Presente

Desenvolvida por: Antôni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: O sujeito e seu lugar no mundo, Conexões e escalas, Formas de representação e pensamento espacial

A atividade 'Jornada pelo Território: Do Passado ao Presente' visa proporcionar aos alunos uma experiência interativa onde poderão explorar a evolução do território brasileiro ao longo dos séculos. Divididos em grupos, cada equipe representará diferentes períodos históricos, desde o período colonial, passando pela expansão territorial e chegada de imigrantes, até a contemporaneidade. Os alunos deverão discutir os principais conflitos e tensões socioeconômicas de cada época, compreendendo a influência dos fluxos populacionais e econômicos na formação do Brasil atual. Ao final, cada grupo apresentará suas reflexões, utilizando mapas temáticos e recursos visuais, permitindo uma melhor compreensão da formação socioeconômica e territorial do Brasil. Esta atividade promove a análise crítica de eventos históricos e suas implicações geográficas, alinhando-se aos objetivos educacionais propostos pela BNCC.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são projetados para fomentar uma compreensão profunda, crítica e integrada do processo histórico-geográfico da formação territorial brasileira. Os alunos serão instigados a conectar eventos históricos a mudanças territoriais e a discutir as implicações socioeconômicas desses eventos no presente. Através da simulação histórica e atividades colaborativas, busca-se desenvolver habilidades de análise crítica e criativa, incentivando os alunos a observar o Brasil de uma perspectiva multifacetada. Esta dinâmica não só favorece a compreensão cognitiva, mas também social, aprimorando habilidades de liderança, negociação, e inclusão em atividades de grupo, sendo todas necessárias para o desenvolvimento integral dos alunos.

  • Compreender a evolução histórica do território brasileiro.
  • Analisar a influência dos fluxos populacionais e econômicos.
  • Produzir reflexões críticas sobre tensões históricas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07GE01: Avaliar, por meio de exemplos extraídos dos meios de comunicação, ideias e estereótipos acerca das paisagens e da formação territorial do Brasil.
  • EF07GE02: Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
  • EF07GE09: Interpretar e elaborar mapas temáticos e históricos, inclusive utilizando tecnologias digitais, com informações demográficas e econômicas do Brasil (cartogramas), identificando padrões espaciais, regionalizações e analogias espaciais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático dessa atividade abrange temas essenciais para compreender a formação do território brasileiro e seus impactos atuais. Ao explorar diferentes períodos históricos e suas dinâmicas territoriais, os alunos serão guiados a entender a evolução das paisagens culturais e naturais do Brasil, bem como as influências externas e internas que moldaram o país. A atividade promove a leitura e interpretação de mapas históricos e contemporâneos, permitindo que os alunos tracem correlações entre dados geográficos e eventos históricos. Além disso, o programa incentiva a análise crítica dos conteúdos históricos, levando em consideração os fatores sociais, econômicos e políticos que influenciaram a dinâmica territorial.

  • Formação histórica do território brasileiro.
  • Conflitos e tensões socioeconômicas no Brasil.
  • Mapas temáticos e históricos.
  • Análise dos fluxos populacionais e econômicos.

Metodologia

Na elaboração da atividade, faz-se uso de metodologias ativas para promover um aprendizado significativo e engajador. A simulação histórica permite que os alunos assumam papéis distintos ao longo dos períodos do Brasil, incentivando o protagonismo estudantil. Através de debates formais, apresentações e a elaboração colaborativa de mapas e cartogramas, os alunos desenvolvem competências tecnológicas e habilidades socioemocionais, como empatia e autorregulação. Essa abordagem também integra o uso de tecnologias educacionais e recursos inovadores para enriquecer a aprendizagem, estimulando a capacidade de análise crítica dos estudantes sobre contextos históricos e geográficos.

  • Uso de tecnologias educacionais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma fornece estrutura para uma imersão produtiva na atividade, com uma aula planejada para durar 30 minutos, garantindo foco e engajamento dos alunos durante o processo de aprendizagem. Na aula expositiva programada, inicia-se com apresentação dos temas e distribuição de grupos, seguido por uma breve contextualização histórica acompanhada por discussões orientadas. Isso prepara os alunos para uma exploração aprofundada dos tópicos, lançando base para as atividades de simulação. Ao final, os alunos devem apresentar reflexões críticas sobre suas experiências, reafirmando suas aprendizagens e desenvolvendo habilidades de apresentação e argumentação.

  • Aula 1: Introdução ao tema e distribuição de grupos. Apresentação sobre a evolução histórica do território brasileiro.
  • Momento 1: Abertura da Aula e Formação dos Grupos (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula apresentando o tema 'Jornada pelo Território: Do Passado ao Presente'. Explique brevemente os objetivos da atividade e como os alunos irão explorar a evolução do território brasileiro ao longo dos séculos. Divida a turma em grupos de forma rápida e objetiva, garantindo que cada equipe represente um período histórico diferente. É importante que os grupos sejam heterogêneos, promovendo a inclusão de alunos com diferentes habilidades e perfis.

    Momento 2: Exposição Inicial sobre a História Territorial (Estimativa: 10 minutos)
    Realize uma introdução expositiva sobre a evolução histórica do território brasileiro, destacando os principais períodos e eventos marcantes como a colonização, a expansão territorial, a chegada de imigrantes e a contemporaneidade. Utilize recursos visuais, como mapas digitais ou projetor, para enriquecer a apresentação. Permita que os alunos façam perguntas ao longo da exposição para assegurar que todos estão entendendo o conteúdo. Observe se a participação está sendo equilibrada entre os grupos e incentive questionamentos.

    Momento 3: Discussão Inicial e Distribuição de Tarefas (Estimativa: 10 minutos)
    Após a exposição, peça para que cada grupo discuta internamente sobre o período histórico que representam. Oriente que discutam sobre os principais conflitos e tensões socioeconômicas de sua época. Incentive que os grupos façam anotações sobre os pontos discutidos para posterior apresentação. Passe pelos grupos durante a atividade para oferecer apoio, intervir caso haja dificuldade e estimular a liderança e a participação ativa de todos os integrantes.

    Momento 4: Fechamento e Preparação para Próxima Aula (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula pedindo para que cada grupo faça um pequeno resumo das decisões tomadas e expectativas para as suas pesquisas. Reforce a importância de continuar o estudo fora da sala de aula e a preparação de mapas temáticos. Explique brevemente as etapas seguintes da atividade ao longo das aulas posteriores. Avalie informalmente o engajamento dos alunos e sua compreensão inicial, conferindo as anotações feitas pelos grupos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Permita que os alunos escolham seus papéis nos grupos com base em suas afinidades e habilidades, o que pode melhorar a autoconfiança, especialmente para aqueles mais tímidos ou inseguros. Incentive a colaboração e interação entre alunos de diferentes perfis para enriquecê-los com múltiplas perspectivas. É desejável que o professor promova um ambiente acolhedor, incentivando cada aluno a contribuir com suas ideias e respeitar as contribuições dos demais, promovendo assim a socialização e o aprendizado inclusivo para todos.

Avaliação

A avaliação é baseada na observação contínua e na análise das apresentações de grupo, assegurando que os alunos compreendam os conteúdos e desenvolvam as habilidades propostas. Uma das metodologias é a avaliação formativa, observando o progresso individual e em grupo através de feedbacks construtivos que incentivam o autodesenvolvimento. Os critérios incluem a capacidade de análise, o uso correto dos mapas e a eficácia nos debates. Exemplos de aplicação incluem uma rubrica detalhada que abrange a contribuição individual em debates e a coerência durante apresentações. Em contextos mais formais, pode-se aplicar uma prova escrita, focando em questões reflexivas que testem a habilidade dos alunos em relacionar teoria e prática. As adaptações podem incluir a modificação dos critérios para alunos com alguma dificuldade em realizar avaliações escritas.

  • Avaliação formativa através da observação contínua.
  • Feedback construtivo para incentivo ao autodesenvolvimento.

Materiais e ferramentas:


  • Projetor e tablets para mapas digitais.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a prática docente muitas vezes é desafiadora, com múltiplas demandas sobre os professores. Contudo, é essencial integrar estratégias de inclusão e acessibilidade para garantir que cada aluno tenha uma experiência de aprendizado valiosa. Para esta atividade, recomenda-se a utilização de recursos textuais em diferentes formatos, como áudio e vídeo, para atender diferentes estilos de aprendizagem. Ambientes de sala de aula configurados para facilitar o acesso e a interação são fundamentais. A metodologia pode ser adaptada para incluir alunos que precisem de instruções mais visuais ou auditivas, e o professor pode incentivar o uso de tecnologia assistiva, como leitores de tela, se necessário. Monitoramento contínuo e ajustes no percurso também são importantes para responder às necessidades individuais dos alunos.

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