Nos Passos dos Migrantes: Diário de Viagem

Desenvolvida por: Alex B… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: O sujeito e seu lugar no mundo, Fluxos Migratórios na América Latina

A atividade Nos Passos dos Migrantes: Diário de Viagem convida os alunos a explorarem as dinâmicas dos fluxos migratórios através de uma lente pessoal e criativa. Durante a primeira aula, será feita uma apresentação inicial que tratará das causas e efeitos dos fluxos migratórios, apoiada na leitura de trechos de diários fictícios de migrantes. Essa abordagem busca introduzir os alunos ao tema de forma envolvente e empática, facilitando a compreensão das motivações e desafios enfrentados pelos migrantes. Na sequência, na segunda aula, os alunos terão a oportunidade de criar seus próprios diários de viagem. Este exercício utilizarará narrativas fictícias, permitindo que os alunos integrem experiências pessoais e elementos ficcionais para delinear rotas possíveis e superações no contexto migratório estudado. A atividade visa não apenas a aquisição de conhecimento sobre geografia e história, mas também o desenvolvimento de habilidades como escrita criativa, análise crítica, empatia e comunicação.

Objetivos de Aprendizagem


  • Compreender as causas e efeitos dos fluxos migratórios.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e analítica.
  • Integrar dados geográficos e elementos fictícios em narrativas pessoais.
  • Fomentar a empatia e o pensamento crítico sobre experiências migratórias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08GE12: Analisar as características dos fluxos migratórios internos e externos no Brasil e suas consequências sociais, econômicas e culturais.
  • EF08GE14: Compreender os fundamentos das correntes migratórias e suas influências nos processos geográficos e históricos.

Conteúdo Programático


  • Causas e efeitos dos fluxos migratórios.
  • Migrações na América Latina: um panorama histórico e geográfico.
  • Desafios e transformações culturais advindas dos movimentos migratórios.
  • Nacionalismo e Xenofobia 

Metodologia


  • Aula expositiva, com utilização do storytelling para introdução teórica dos fluxos migratórios.
  • Metodologia mão-na-massa para escrita de diários de viagem.
  • Integração de pesquisa com narrativa criativa.

Aulas e Sequências Didáticas


  • Aula 1: Introdução aos fluxos migratórios e leitura interpretativa de diários fictícios.
  • Momento 1: Abertura e Apresentação do Tema (Estimativa: 10 minutos)

    Momento 2: Aula Expositiva sobre Causas e Efeitos dos Fluxos Migratórios, com contação de história fictícia (Estimativa: 15 minutos)

    Momento 3: Leitura Interpretativa de Diários Fictícios de Migrantes (Estimativa: 15 minutos)

    Momento 4: Fechamento e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)

  • Aula 2: Criação de diários de viagem integrando pesquisa histórica e narrativa fictícia.
  • Momento 1: Introdução e Objetivos da Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e estabelecendo conexão com o conteúdo da aula anterior. Explique que eles terão a oportunidade de criar seus próprios diários de viagem, integrando pesquisas históricas e narrativas fictícias. Reforce a importância de misturar fatos e ficção para compreender melhor as experiências dos migrantes. Destaque os objetivos principais e os critérios de avaliação baseada na criatividade, coesão narrativa e integração de elementos históricos.

    Momento 2: Pesquisa Histórica e Brainstorming (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua aos alunos materiais impressos como mapas da América Latina e recortes de jornais históricos ou textos sobre migrações. Peça que, em duplas, escolham uma rota migratória ou um período histórico específico para trabalhar, incentivando o uso desses materiais para fazer anotações. Circule pela sala para orientar as duplas, respondendo dúvidas e estimulando a pesquisa crítica. Avalie a participação ativa e a capacidade de extrair dados relevantes das fontes.

    Momento 3: Desenvolvimento da Narrativa e Escrita Criativa (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente os alunos a começarem a redigir suas narrativas, mesclando dados históricos com elementos ficcionais em seus diários. Incentive que descrevam as emoções e desafios enfrentados por seus personagens fictícios. Permita que compartilhem ideias rapidamente na turma, promovendo um ambiente colaborativo. Continue a fornecer suporte e feedback individual conforme necessário, observando como os alunos conseguem integrar fatos e ficção.

    Momento 4: Compartilhamento de Experiências e Fechamento (Estimativa: 5 minutos)
    Reserve os minutos finais para que alguns alunos compartilhem trechos de suas narrativas com a turma. Conduza um breve debate sobre como cada grupo integrou as informações históricas em suas histórias. Conclua a aula reforçando a importância da empatia e do entendimento histórico nas narrativas criativas, e destaque um ou dois exemplos positivos de integração histórica e narrativa.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Promova um ambiente acolhedor formando pares de trabalho mistos, assegurando que alunos com dificuldades socioeconômicas sejam incentivados a participarem. Ofereça diferentes tipos de materiais para pesquisa, incluindo diagramas visuais e textos escritos, possibilitando assim múltiplas formas de assimilação de conteúdo. Permita que a apresentação final da narrativa seja feita de diferentes maneiras: oralmente, por meio de desenhos ou de um texto. Seja sensível a diferentes níveis de expressão e comunicação, proporcionando as condições para que todos compartilhem suas ideias de forma segura e sem julgamentos. Mantenha-se atento a possíveis sinais de desconforto ou dificuldades de expressão, oferecendo suporte adicional se necessário.

Avaliação

A avaliação da atividade será realizada através de métodos diversificados para contemplar as diferentes dimensões do aprendizado envolvido. Uma opção é a avaliação formativa, que ocorrerá ao longo das duas aulas, através de observações e anotações informais sobre o engajamento e participação dos alunos na discussão sobre os fluxos migratórios e nas produções criativas. O objetivo é fornecer feedback contínuo e direcionado, incentivando o aprimoramento do entendimento e expressão dos alunos. Os critérios incluem compreensão do tema, criatividade na elaboração dos diários e capacidade de articulação entre dados históricos e narrativas. Além disso, poderá ser utilizada uma avaliação somativa, por meio da análise dos diários produzidos, que deverá considerar a originalidade, coerência, e a riqueza das reflexões apresentadas nos textos. Exemplos práticos incluem texto-resposta, onde os alunos detalham o que aprenderam, e rodas de discussão para validação coletiva das percepções de cada um sobre o tema.

  • Avaliação formativa através de feedback contínuo e observações ao longo das aulas.
  • Avaliação somativa através da análise final dos diários de viagem.
  • Discussões em grupo para validar e refletir sobre os conhecimentos adquiridos.
  • Avaliação somativa através de quiz de avaliação rápida.

Materiais e ferramentas:


  • Textos impressos e trechos de diários fictícios.
  • Cartazes e mapas da América Latina.
  • Materiais de escrita: cadernos, folhas, canetas e lápis.

Inclusão e acessibilidade


  • Diversificação de métodos de ensino adaptados ao contexto dos alunos.
  • Parcerias de pares para suporte mútuo e inclusivo.
  • Discussões sobre migrações culturais e pessoais.

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