Filmes que Contam Histórias Geográficas

Desenvolvida por: João V… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Geografia Humana

Esta atividade foi desenvolvida para explorar temas em geografia humana através de conceitos apresentados em filmes. Os alunos assistem a trechos de filmes que retratam temas como migração, urbanização e conflitos territoriais. Posteriormente, dividem-se em grupos para uma discussão focada nas questões sociais emergentes, enquanto fazem a análise geográfica dos cenários exibidos. Para finalizar, os grupos participam de uma roda de debate para compartilhar suas análises e insights, promovendo uma reflexão coletiva e crítica sobre os temas abordados.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta aula visam promover uma compreensão profunda e crítica sobre temas da geografia humana, incentivando os alunos a identificarem e analisarem questões sociais conectadas com contextos geográficos específicos. Além disso, a atividade busca desenvolver habilidades de argumentação, colaboração em grupo e pensamento crítico, fundamentais para o 1º ano do Ensino Médio.

  • Promover a compreensão de temas atuais em geografia humana através de filmes.
  • Incentivar a análise crítica das questões sociais e geográficas retratadas.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e discussão em grupo.
  • Fomentar a reflexão e o insight crítico dos alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
  • EM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
  • EM13CHS105: Identificar, contextualizar e criticar tipologias evolutivas (populações nômades e sedentárias, entre outras) e oposições dicotômicas (cidade/campo, cultura/natureza, civilizados/bárbaros, razão/emoção, material/virtual etc.), explicitando suas ambiguidades.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda a geografia humana, focando em temas como migração, urbanização e conflitos territoriais. A escolha de filmes como recurso didático visa conectar contextos geográficos complexos a situações sociais e políticas contemporâneas, promovendo uma reflexão crítica e culturalmente consciente nos alunos.

  • Migração e suas causas e consequências.
  • Urbanização e seus efeitos sobre o meio ambiente e a sociedade.
  • Conflitos territoriais e suas dimensões geográficas.
  • Análise crítica de narrativas de filmes em contextos geográficos.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade tem como base o uso de filmes como recurso didático, complementada por discussões em grupo e roda de debate. Esta abordagem busca promover uma aprendizagem ativa e colaborativa, onde os alunos são incentivados a explorar e argumentar sobre os temas discutidos, desenvolvendo habilidades críticas e sociais.

  • Uso de filmes como recurso didático.
  • Discussões em grupo para análise de contextos geográficos.
  • Roda de debate para compartilhamento de insights.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma prevê uma aula de 60 minutos, estruturada em diferentes momentos para assistir aos trechos de filmes, discutir em grupos, e finalizar com uma roda de debate. Esta distribuição permite uma exploração dinâmica dos temas e promove o envolvimento dos alunos desde a percepção inicial até a reflexão final.

  • Aula 1: Os alunos assistirão trechos de filmes, seguirão para discussões em grupo sobre geografia humana e finalizarão com uma roda de debate para apresentação de suas análises críticas e insights sobre o tema.
  • Momento 1: Exibição de Trechos de Filmes (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando aos alunos trechos selecionados de filmes que abordam temas de geografia humana. Explique brevemente o contexto de cada trecho antes de sua exibição. É importante que você observe o envolvimento dos alunos durante os vídeos e esteja preparado para responder perguntas imediatas que possam surgir.

    Momento 2: Discussão em Grupos Pequenos (Estimativa: 20 minutos)
    Após a exibição dos filmes, divida a turma em pequenos grupos, garantindo que cada grupo tenha entre 4 a 5 alunos. Oriente os alunos a discutir as cenas assistidas, focando em identificar e analisar os conceitos de migração, urbanização e conflitos territoriais. Permita que cada grupo escolha um líder para conduzir as discussões e certifique-se de que todos estejam participando ativamente. Circule pela sala, proporcionando apoio ou esclarecimentos sempre que necessário. Avalie o engajamento dos grupos pela qualidade das discussões e a colaboração entre os participantes.

    Momento 3: Roda de Debate (Estimativa: 25 minutos)
    Organize a classe em um semicírculo e convide cada grupo a compartilhar suas análises e insights com o restante da turma. Incentive os alunos a formular perguntas e comentários construtivos sobre as apresentações dos colegas. É importante que você ajude a mediar o debate, garantindo um ambiente respeitoso e produtivo. Use questionamentos estratégicos para aprofundar as discussões e manter todos engajados. A avaliação se dará pela observação das habilidades argumentativas dos alunos e sua capacidade de refletir criticamente sobre os temas discutidos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Não há alunos com condições específicas mencionadas, mas, de maneira geral, garanta que todos tenham uma boa visualização e audição dos trechos de filme, especialmente se houver alunos com dificuldades de visão ou audição. Posicione-os adequadamente na sala e ajuste o volume conforme necessário. Para as discussões em grupo, certifique-se de que todos sejam ouvidos, incentivando um ambiente inclusivo e intervindo se perceber que algum aluno está sendo deixado de lado.”

Avaliação

A avaliação será centrada em dois principais métodos: observação contínua e autoavaliação. A observação contínua permitirá avaliar como os alunos participam das discussões em grupo, sua habilidade de análise crítica e contribuição no debate final. Critérios incluem: compreensão do tema, capacidade de argumentação e a habilidade de articular suas análises. Durante o debate final, o professor prestará atenção em como os alunos apresentam suas ideias e interagem com os colegas. Na autoavaliação, os alunos deverão refletir sobre sua própria participação e aprendizado, permitindo ao professor adaptar práticas futuras para melhor atender as necessidades dos alunos. Exemplos práticos incluem o uso de checklists e diário de reflexões.

  • Observação contínua durante atividades de grupo e debates para avaliar engajamento e habilidades de análise.
  • Autoavaliação dos alunos sobre sua participação e compreensão do tema.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos necessários incluem acesso a trechos dos filmes selecionados que retratam temas relevantes de geografia humana, além de um espaço adequado para realizar as atividades de grupo e roda de debate. Recursos digitais para pesquisa e apresentação também podem ser úteis para enriquecer a experiência de aprendizagem.

  • Trechos de filmes que abordam temas de geografia humana.
  • Equipamento audiovisual para exibição dos filmes.
  • Espaço para atividades em grupo e roda de debate.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos o árduo trabalho dos professores e, embora não haja alunos com necessidades específicas nesta turma, é crucial garantir que todos os alunos tenham acesso equitativo à educação de qualidade. A inclusão e acessibilidade podem ser reforçadas através da promoção de um ambiente inclusivo, onde a diversidade de opiniões é valorizada e todos os alunos são encorajados a participar ativamente. Para garantir a equidade, podem ser usadas estratégias como variede de recursos, ajustando a metodologia para os diferentes estilos de aprendizagem, e fomentando um espaço seguro para o diálogo aberto.

  • Criação de um ambiente acolhedor e aberto para todos os alunos.
  • Adaptação de metodologias para diferentes estilos de aprendizagem.
  • Promoção de um espaço seguro e encorajamento à participação de todos.

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