Tecnologia e Poder: Quem Manda no Mundo?

Desenvolvida por: Simone… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geopolítica mundial e relações internacionais
Temática: A influência das tecnologias nas dinâmicas de poder mundial

A atividade proposta envolve uma profunda investigação e discussão sobre o impacto das tecnologias modernas nas dinâmicas de poder global. Os alunos participarão de uma roda de debate, onde analisarão criticamente casos reais, como a influência das redes sociais em eleições e o uso de drones em conflitos internacionais. Após essa discussão, conduzirão uma atividade prática dedicada à criação de um infográfico digital. Este infográfico destacará tecnologias que modificaram ou que estão redefinindo as relações internacionais, como a inteligência artificial e a análise de big data. Além de mapear essas tecnologias, os alunos serão incentivados a propor soluções criativas para problemas complexos apresentados pelos mesmos, promovendo uma reflexão crítica e aprofundada sobre os temas discutidos. O uso de infográficos digitais reforça a habilidade de representar visualmente dados complexos, promovendo o desenvolvimento de competências tecnológicas e comunicativas.

Objetivos de Aprendizagem

O intuito principal da atividade é fomentar uma compreensão crítica dos alunos acerca do papel das tecnologias na configuração das dinâmicas de poder mundial. Ao debaterem e investigarem autonomamente os impactos das tecnologias, desenvolvem habilidades essenciais para o mundo atual, como pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação. Adicionalmente, ao criar infográficos, os alunos não só consolidam o conhecimento adquirido durante a discussão, mas também demonstram capacidade de traduzir conceitos complexos em representações visuais, reforçando competências digitais.

  • Analisar criticamente o impacto das tecnologias modernas no cenário geopolítico.
  • Desenvolver pensamento crítico e habilidades de argumentação em debates.
  • Capacitar-se na criação de infográficos digitais para a comunicação de ideias.
  • Propor soluções criativas e bem fundamentadas para problemas globais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS301: Analisar o impacto das tecnologias na sociedade, relacionando às transformações culturais, políticas e econômicas.
  • EM13CHS302: Avaliar a influência da mídia e redes sociais na formação da opinião pública e processos políticos.
  • EM13CHS303: Compreender as dinâmicas de poder e as influências externas nas relações internacionais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático focará no entendimento das interseções entre tecnologia e poder global, enfatizando como várias inovações tecnológicas impactaram e continuam a influenciar a política, a economia e a sociedade como um todo. Serão exploradas as influências das redes sociais nas eleições, o uso de drones e cibersegurança em conflitos e sua relação com a soberania nacional. Com essa abordagem, espera-se que os alunos desenvolvam uma visão crítica sobre o uso e o impacto de diferentes tecnologias em contextos globais.

  • Interseções entre tecnologia e poder global.
  • Influência das redes sociais em eventos políticos.
  • Impactos do uso de drones em conflitos internacionais.
  • Cibersegurança e soberania nacional.

Metodologia

Para engajar os alunos de maneira ativa e crítica, serão utilizadas metodologias que incentivam a participação e a colaboração. A roda de debate permitirá que os alunos expressem suas opiniões, escutem diferentes perspectivas e desenvolvam habilidades de argumentação fundamentada. Já a atividade mão-na-massa, com a criação de infográficos, promoverá a aplicação prática do conhecimento discutido, capacitando os alunos a traduzirem ideias abstratas em representações visuais claras. Essas metodologias não apenas ativam o engajamento, mas também promovem o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem.

  • Roda de debate sobre tecnologias e poder global.
  • Criação de infográficos digitais em atividade prática.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será conduzida ao longo de duas aulas de 80 minutos cada. A primeira aula será dedicada à roda de debate, que servirá para contextualizar os alunos sobre as temáticas e incentivar o pensamento crítico. Os alunos serão incentivados a pesquisar previamente sobre os temas. A segunda aula envolverá a atividade prática de criação de infográficos, onde os alunos em grupos aplicarão os conceitos discutidos na aula anterior, com o objetivo de consolidar o aprendizado através de práticas visuais.

  • Aula 1: Discussão em roda de debate sobre tecnologias e suas influências.
  • Momento 1: Introdução ao Tema (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando o tema 'Tecnologia e Poder: Quem Manda no Mundo?' aos alunos. Utilize vídeos curtos para despertar o interesse e fornecer um pano de fundo sobre como as tecnologias estão moldando as relações internacionais e o poder global. Explique aos alunos o objetivo da roda de debate e como eles deverão se envolver de forma crítica e ativa. Oriente-os sobre a importância de ouvir os outros e expressar suas ideias de forma clara.

    Momento 2: Formação de Grupos para o Debate (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos menores, considerando diversidade de opinião e capacidade de expressão. Explique que cada grupo receberá um tópico específico para discutir, como 'Impacto das Redes Sociais nas Eleições' ou 'Uso de Drones em Conflitos'. Incentive que cada grupo escolha um representante para iniciar o debate principal mais adiante.

    Momento 3: Discussão em Grupos (Estimativa: 20 minutos)
    Dê a cada grupo textos de apoio e, se necessário, guie suas discussões iniciais com perguntas orientadoras. Visite os grupos para oferecer insights, fazer perguntas provocadoras e garantir que todos estão participando. É importante que as discussões considerem as diferentes perspectivas e abordem tanto aspectos positivos quanto negativos das tecnologias. Avalie o envolvimento de cada aluno nas discussões.

    Momento 4: Roda de Debate Geral (Estimativa: 25 minutos)
    Reúna toda a turma novamente e comece a roda de debate. Peça para que cada representante apresente os principais pontos discutidos no grupo e abra espaço para que outros alunos façam perguntas ou discutam as colocações. Garanta um ambiente respeitoso e inclusivo. Observe se todos os grupos estão contribuindo e se as discussões estão avançando para níveis mais profundos de compreensão.

    Momento 5: Fechamento e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a aula com uma reflexão sobre o que foi discutido. Peça aos alunos que compartilhem uma coisa nova que aprenderam ou algo que acham desafiador. Reforce a importância do pensamento crítico e como podem aplicar isso em situações futuras. Agradeça a participação de todos e ressalte como esse debate é um passo importante para compreender o papel das tecnologias no cenário global.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere adaptar o espaço da sala para permitir que alunos com transtorno do espectro autista sintam-se mais confortáveis. Permita que esses alunos escolham como desejam participar, seja em pequenos grupos ou individualmente. Ofereça a opção de apresentar suas opiniões por escrito ou digitalmente, se preferirem, e esteja disponível para prestar apoio individualizado ao longo do debate. Demonstre paciência e incentive todos os alunos a praticarem a empatia e respeito mútuo.

  • Aula 2: Atividade prática de criação de infográficos digitais temática sobre relações internacionais.
  • Momento 1: Introdução à Criação de Infográficos (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando aos alunos o conceito de infográficos e sua utilidade na comunicação de dados complexos. Utilize exemplos visuais de infográficos para ilustrar sua eficácia. Explique que a tarefa será criar um infográfico relacionado ao impacto das tecnologias nas relações internacionais. Oriente os alunos sobre como devem estruturar suas ideias para o infográfico e o que se espera em termos de clareza e criatividade.

    Momento 2: Planejamento do Infográfico (Estimativa: 15 minutos)
    Divida os alunos em grupos e permita que discutam o tema central que cada infográfico abordará. Incentive-os a fazerem uma breve pesquisa, usando dispositivos digitais, para coletar dados relevantes e interessantes. Oriente-os a esboçar um rascunho do infográfico, decidindo o layout e o tipo de informação a ser destacada. Sugira que façam uso de elementos visuais como gráficos e imagens para aumentar a compreensão.

    Momento 3: Desenvolvimento do Infográfico Digital (Estimativa: 30 minutos)
    Com o planejamento em mãos, oriente os alunos a utilizar ferramentas digitais, como Canva ou Infogram, para criar seus infográficos. Esteja disponível para auxiliar em dificuldades técnicas e oferecer sugestões sobre design e conteúdo. É importante que os alunos experimentem diferentes maneiras de apresentar suas informações. Avalie o progresso de acordo com a originalidade, organização e precisão dos dados apresentados nos infográficos.

    Momento 4: Apresentação dos Infográficos (Estimativa: 15 minutos)
    Convide cada grupo a apresentar seu infográfico para a turma, destacando as escolhas feitas em termos de design e conteúdo. Incentive perguntas e feedback construtivo dos colegas após cada apresentação. Este momento é uma oportunidade para os alunos praticarem suas habilidades de comunicação e argumentação.

    Momento 5: Reflexão e Fechamento (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula incentivando os alunos a refletirem sobre o que aprenderam ao criar e apresentar os infográficos. Pergunte o que poderiam ter feito de diferente e como essa atividade ajudou a entender melhor o papel das tecnologias nas relações internacionais. Finalize agradecendo a participação e dedicação de todos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Dê atenção especial aos alunos com transtorno do espectro autista, assegurando que têm um papel claro no grupo e que o ambiente de trabalho é confortável e organizado. Permita que esses alunos participem da forma que preferirem, seja colaborando na pesquisa ou no design do infográfico. Ofereça a possibilidade de apresentarem suas partes do infográfico por escrito ou digitalmente, se isso for mais confortável. Esteja disponível para prestar apoio individualizado sempre que necessário, utilizando linguagem clara e objetiva, e demonstrando paciência e compreensão.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será tanto formativa quanto somativa, possibilitando uma visão abrangente do progresso dos alunos. A avaliação formativa ocorrerá durante a roda de debate, onde os alunos serão avaliados pela participação, coerência e fundamentação de seus argumentos. O objetivo é estimular o pensamento crítico e a habilidade de argumentação. O critério de avaliação incluirá clareza na comunicação e relevância dos argumentos apresentados. Exemplo prático inclui o aluno apresentando uma análise coerente sobre a influência de uma tecnologia específica, como redes sociais, nas eleições. A somativa será feita através do infográfico digital, com foco na criatividade, clareza e fundamentação das informações apresentadas. Critérios usados incluem a capacidade de sintetizar informações de forma visual, conexão com o tema e originalidade. Exemplos de aplicação envolvem avaliação dos infográficos produzidos, verificando a apresentação clara das tecnologias e problemas e a proposição de soluções inovadoras. Para garantir a inclusão, adaptações nos critérios serão realizadas conforme necessário, e o uso de feedback construtivo é essencial para apoiar o progresso.

  • Participação e argumentação na roda de debate.
  • Criatividade e clareza no infográfico digital.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nessa atividade serão variados para maximizar o engajamento dos alunos e suporte ao ensino. Durante o debate, serão usados recursos como vídeos curtos e textos de apoio que contextualizam o tema. Já para a parte prática, ferramentas digitais gratuitas e de fácil acesso como Canva ou Infogram serão recomendadas para a criação dos infográficos, permitindo que todos os alunos, independentemente de sua habilidade técnica, possam participar efetivamente.

  • Textos de apoio sobre tecnologias e política.
  • Vídeos curtos para introduzir o tema.
  • Ferramentas digitais como Canva e Infogram para criação de infográficos.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos o quanto pode ser desafiador para o professor equilibrar todas as demandas acadêmicas, mas a inclusão e acessibilidade são fundamentais para assegurar que todos os alunos tenham oportunidades iguais de participação. Para apoiar alunos com transtorno do espectro autista (Nível 1), recomenda-se prestar atenção na organização e previsibilidade das atividades. Durante o debate, é útil dar espaço para que esses alunos se expressem conforme se sintam confortáveis, talvez permitindo que contribuam de forma escrita se preferirem. Na atividade prática, a divisão de tarefas claras dentro dos grupos pode ajudar na socialização e melhor adaptação à dinâmica grupal. O uso de tecnologia assistiva pode ser explorado, caso necessário, e adaptações ambientais, como iluminação suave e menos barulho ambiente, podem ajudar a reduzir estímulos sensoriais. A comunicação com a família pode fornecer insights valiosos para ajustar o suporte necessário, e feedback constante ajudará a monitorar o progresso e ajuste das estratégias conforme necessário.

  • Adaptações no ambiente físico para reduzir estímulos excessivos.
  • Divisão clara de tarefas na atividade prática.
  • Flexibilidade na comunicação durante o debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo