A Coroa do Meu Crespo

Desenvolvida por: Miriam… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

A atividade 'A Coroa do Meu Crespo' tem como propósito valorizar e reconhecer a identidade e estética negra através da leitura do livro 'Meu Crespo é de Rainha'. A atividade inicia-se com a leitura compartilhada do livro, em que os alunos são incentivados a explorar e discutir as características e a beleza dos cabelos crespos. Após essa etapa, os alunos participam de uma reflexão em grupo sobre a valorização da diversidade e da autoaceitação, promovendo o respeito às diferenças. Por fim, realizarão um autorretrato destacando seus cabelos, permitindo que expressem sua identidade e desenvolvam uma atitude positiva em relação a si mesmos e aos outros. Essa atividade tem como objetivo principal promover a aceitação e a valorização da diversidade étnico-racial desde a infância, fomentando um ambiente de respeito e inclusão.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centraram-se em fomentar a aceitação e valorização da própria identidade, em especial à identidade étnico-racial. Além disso, busca-se desenvolver habilidades de reflexão crítica sobre questões de diversidade e promover interações sociais positivas entre os alunos. A metodologia empregada enfatiza a importância da autoexpressão e da empatia, elementos fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária. Ao estimular o autorretrato, a atividade incentiva o reconhecimento das próprias características físicas, como valorização da sua singularidade. Com isso, espera-se uma mudança de perspectiva sobre padrões estéticos e a promoção de um ambiente inclusivo na sala de aula.

  • Promover a valorização e o respeito pela diversidade étnico-racial.
  • Estimular a autoaceitação e a valorização da própria identidade.
  • Desenvolver habilidades de reflexão crítica e empatia.
  • Incentivar a expressão pessoal através do autorretrato.
  • Fomentar interações sociais baseadas no respeito e na inclusão.

Habilidades Específicas BNCC

  • EI01ET01: Valorizar a própria cultura e respeitar a cultura do outro.
  • EF01HI02: Identificar e valorizar acontecimentos de sua vida, de sua família e da comunidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'A Coroa do Meu Crespo' foca no reconhecimento e valorização da identidade racial, autoexpressão através da arte e da escrita, e discussões sobre diversidade cultural. A leitura do livro 'Meu Crespo é de Rainha' é a base para introduzir conceitos e padrões de beleza que muitas vezes são ignorados ou subestimados. Dessa forma, busca-se ampliar a consciência cultural dos alunos e sensibilizá-los para a importância do respeito às diferenças desde a infância, promovendo maior compreensão e aceitação entre os colegas. A realização do autorretrato trabalha a habilidade de se expressar, utilizando elementos do cotidiano, permitindo que os alunos explorem suas identidades sob uma nova luz.

  • Leitura e interpretação de textos literários.
  • Discussão sobre diversidade étnico-racial.
  • Prática de autorretratos artísticos.
  • Expressão de identidade pessoal.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade intercala técnicas de ensino tradicionais, como a leitura compartilhada, com práticas que estimulam tanto a imaginação quanto a reflexão pessoal. Ao iniciar com a leitura do livro 'Meu Crespo é de Rainha', os alunos são expostos a novas ideias e discussões, promovendo um ambiente de troca e aprendizagem colaborativa. Em seguida, a reflexão e discussão em grupo sobre os temas abordados incentivam o desenvolvimento do pensamento crítico e a empatia entre os colegas. A atividade pratica de autorretrato atua como uma ferramenta criativa para que os estudantes expressem suas identidades e características únicas, consolidando a compreensão dos temas abordados e fomentando a aceitação individual e coletiva.

  • Leitura compartilhada do livro.
  • Discussão e reflexão em grupo.
  • Criação artística de autorretratos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma para a realização desta atividade é pensado de forma a aproveitar ao máximo o tempo disponível em aula e garantir que os objetivos sejam alcançados eficazmente. A atividade será desenvolvida em uma única aula de 60 minutos, dividida em etapas distintas para assegurar uma condução fluida e participativa. Inicialmente, será feita a leitura do livro e explorado o tema da diversidade racial e estética. Seguido de uma breve discussão em grupo, haverá espaço para opiniões e reflexões dos alunos. Na última parte, incentivamos os alunos a realizarem seus autorretratos, ressaltando suas características singulares e compartilhando suas experiências e perspectivas sobre o autorretrato.

  • Aula 1: Introdução, leitura do livro 'Meu Crespo é de Rainha', reflexão sobre a diversidade e expressões artísticas através do autorretrato.
  • Momento 1: Boas-vindas e Introdução ao Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula dando as boas-vindas aos alunos e fazendo uma breve introdução sobre o tema da identidade e diversidade étnico-racial. Explique que hoje vocês irão explorar um livro muito especial que celebra a beleza dos cabelos crespos. Permita que as crianças compartilhem rapidamente o que sabem sobre o tema. Observe se todos estão engajados e incentive as crianças mais tímidas a participarem.

    Momento 2: Leitura Compartilhada de Meu Crespo é de Rainha (Estimativa: 20 minutos)
    Leia o livro Meu Crespo é de Rainha em voz alta para a turma, mostrando as ilustrações e fazendo pausas para perguntas e interações. Peça às crianças que observem as características dos personagens e comentem sobre suas impressões. É importante que o professor remarque a beleza e diversidade apresentadas no livro, incentivando o respeito e a aceitação. Sugira que façam perguntas abertas para envolver todos na discussão.

    Momento 3: Reflexão em Grupo sobre Diversidade (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna os alunos em um círculo para uma discussão em grupo. Pergunte o que eles acharam da leitura e como ela os fez sentir. Incentive as crianças a compartilhar suas próprias experiências e reflexões sobre diversidade e aceitação. Este é um momento para que eles praticarem a escuta atenta e o respeito às opiniões dos colegas. Antes de encerrar o momento, peça a cada criança que diga uma coisa que acha bonita em si mesma.

    Momento 4: Oficina de Autorretrato (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua papéis, lápis de cor e outros materiais de arte para que os alunos façam autorretratos, destacando seus cabelos. Explique que eles devem se expressar livremente e que cada autorretrato é uma celebração de quem são. Circule pela sala oferecendo apoio e elogiando o esforço e a criatividade dos alunos. Avalie a capacidade de expressão pessoal e encoraje-os a compartilhar seus trabalhos com a turma.

Avaliação

A avaliação desta atividade será contínua e formativa, concentrando-se em observar tanto o envolvimento dos alunos quanto o desenvolvimento de suas habilidades de reflexão crítica e expressão pessoal. O objetivo é verificar como os alunos compreendem a importância da diversidade e se conseguem expressar suas identidades de forma assertiva. Critérios de avaliação incluem a participação ativa nas discussões, a capacidade de realizar reflexões críticas sobre os próprios preconceitos e a abertura para a diversidade e conclusão dos autorretratos com destaque para características individuais. Exemplo prático seria examinar autorretratos e comentários dos alunos, oferecendo feedback construtivo e encorajando a autoexpressão, respeitando o ritmo e estilo de cada aluno.

  • Envolvimento nas discussões em grupo.
  • Capacidade de reflexão crítica sobre diversidade.
  • Expressão de identidade nos autorretratos.
  • Abertura para a diversidade ao interagir.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade 'A Coroa do Meu Crespo' são selecionados para garantir um ambiente inclusivo e acolhedor, onde cada aluno possa expressar sua originalidade. A leitura do livro 'Meu Crespo é de Rainha' é o centro do recurso literário, enquanto materiais de arte proporcionam a liberdade para que os alunos explorem visualmente suas identidades. A sala de aula deverá ter espaço suficiente para permitir discussões em grupo e a realização dos autorretratos sem interferências. Isso facilita um ambiente onde todos se sintam à vontade e valorizados. A combinação de literatura e arte construída neste formato visa estimular a imaginação e a reflexão crítica em uníssono.

  • Livro 'Meu Crespo é de Rainha'
  • Materiais de arte (papéis, lápis de cor, tintas)
  • Espaço para discussões em grupo

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos a carga de trabalho dos professores, mas a inclusão é essencial e pode ser facilitada por pequenas mudanças. Para garantir que todos os alunos participem efetivamente e se sintam acolhidos na atividade 'A Coroa do Meu Crespo', estratégias específicas de inclusão e acessibilidade são incorporadas. Para alunos que possam precisar de suporte adicional, as atividades são flexíveis, permitindo que voluntariem como preferem participar, seja na discussão ou na expressão artística. Como exemplo prático, pode-se oferecer alternativas visuais ou táteis para alunos que se sintam mais confortáveis com esses formatos, assegurando que todos tenham oportunidades iguais de participação e sucesso.

  • Adaptar materiais para formatos visuais e táteis.
  • Atividades flexíveis e personalizáveis.
  • Ambiente de sala de aula inclusivo e acolhedor.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo