A História da Minha Família

Desenvolvida por: Elizan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Nesta atividade, os alunos são incentivados a entrevistar um membro da família sobre suas histórias e experiências passadas. Em sala de aula, eles compartilharão relatos ou objetos que representem essas histórias, reconhecendo a relação entre suas próprias histórias e as de suas famílias e comunidades. 

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.
  • EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.
  • EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui uma exploração das histórias familiares como a principal fonte de aprendizado histórico e social. Ao compreender as histórias e experiências dos membros da família, os alunos constroem uma noção de continuidade histórica e identidade cultural. A atividade incentiva a aplicabilidade prática do conteúdo ao permitir que os alunos tragam objetos ou relatos de membros da família, conectando o presente com o passado. Através deste processo, a atividade visa incorporar uma abordagem interdisciplinar, ligando aspectos da história ao desenvolvimento das habilidades de comunicação e expressão, bem como a promoção da inteligência emocional por meio do reconhecimento e validação das experiências emocionais e culturais individuais.

  • Exploração das histórias familiares e sua relação com a comunidade.
  • Compreensão das contribuições históricas e culturais de diferentes gerações.
  • Valorização da diversidade e identidade cultural individual e coletiva.

Metodologia

Para essa atividade, utilizaremos uma metodologia que promove o envolvimento ativo dos alunos por meio de entrevistas e apresentações, para fomentar a investigação pessoal e a expressão verbal. Este método encoraja a curiosidade natural e permite que os alunos atuem como pequenos pesquisadores de suas próprias histórias, além de facilitadores de um fórum em que escutam e compartilham com os outros. Cada etapa do processo—desde a condução de entrevistas até o relato das histórias—é desenhada para cultivar a autoexpressão e habilidades de escuta ativa, promovendo ao mesmo tempo um ambiente colaborativo de aprendizado. Adicionalmente, o uso de objetos trazidos de casa como representações físicas das histórias narradas permite o desenvolvimento de habilidades associativas entre ideias abstratas e concretas.

  • Entrevistas com membros da família.
  • Apresentação e compartilhamento das histórias e objetos em sala.
  • Discussão e reflexão em grupo sobre as experiências compartilhadas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi planejado para ser realizado em uma única aula de 60 minutos. Inicialmente, será dada uma introdução sobre a importância das histórias familiares e como conduzir uma entrevista. Em seguida, os alunos compartilharão seus relatos e objetos trazidos de casa. Ao final da sessão, haverá uma discussão em grupo sobre as diferentes histórias e suas trajetórias. 

  • Aula 1: Introdução sobre histórias familiares, compartilhamento de experiências e discussão em grupo.
  • Momento 1: Apresentação da Atividade e Introdução ao Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando o objetivo da atividade: conhecer as histórias das famílias dos alunos e a importância de entender suas origens. Utilizar uma linguagem simples e acessível. Pergunta aos alunos se já ouviram histórias sobre suas famílias e permiti que compartilhem brevemente. Isso ajuda a contextualizar o tema.

    Momento 2: Entrevistas Familiares - Preparação e Orientação (Estimativa: 15 minutos)
    Instruir os alunos a pensarem em um membro da família que gostariam de entrevistar. Oferecer exemplos de perguntas simples que poderiam fazer, como 'Como era quando você era criança?' ou 'Qual é sua memória favorita da nossa família?'. Permita que os alunos registrem suas perguntas no papel. Caminhar pela sala para garantir que todos estejam entendendo.

    Momento 3: Compartilhamento de Objetos e Histórias (Estimativa: 20 minutos)
    Convidar os alunos a mostrar objetos ou fotos que trouxeram de casa e a compartilhar brevemente a história associada a eles. É importante que todos tenham a oportunidade de falar. Fazer perguntas abertas para encorajar a participação, como 'Como você se sentiu ao ouvir essa história?'. Avaliar a clareza e coerência dos relatos e o respeito demonstrado ao ouvir os colegas.

    Momento 4: Discussão e Reflexão em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Organizar os alunos em um círculo para facilitar a discussão. Promover uma conversa sobre as diferentes histórias ouvidas e o que aprenderam sobre as culturas e origens de suas famílias. Incentivar respeitosamente os alunos a fazer perguntas uns aos outros. Avaliar a participação ativa, empatia e a capacidade dos alunos de relacionar as histórias pessoais às histórias dos colegas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a inclusão de todos os alunos, observe se algum estudante está hesitante em participar e oferecer apoio extra individualmente. Usar linguagem clara e, se necessário, ajudar a formular e anotar as perguntas para suas entrevistas. Permiti que os alunos se expressem de diferentes formas, seja escrevendo ou desenhando suas histórias. Considerar a utilização de recursos visuais para apoiar aqueles com dificuldades em seguir instruções verbais. Lembrar de que cada aluno tem seu próprio ritmo de aprendizagem, e criar um ambiente acolhedor onde todos se sintam confortáveis para participar.

Avaliação

Inicialmente, o foco principal será o processo de compartilhamento, avaliando a qualidade e clareza da comunicação dos alunos ao relatar suas histórias. Serão estabelecidos critérios mensuráveis como clareza, coesão e relevância da narrativa. Em seguida, a apreciação da diversidade cultural e da reflexão crítica será considerada por meio de observações indiretas durante as discussões em grupo. Também serão valorizadas a participação ativa e a escuta cuidadosa dos relatos dos colegas, evidenciando a empatia e respeito. As avaliações poderão ser adaptadas para incluir feedback construtivo e objetivo, visando apoiar o desenvolvimento contínuo das habilidades dos alunos e promover a autorreflexão.

  • Habilidade de comunicação e clareza no relato das histórias.
  • Participação ativa e empatia durante as discussões.
  • Reflexão crítica sobre a diversidade cultural e histórica.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais simples como papel e lápis para anotações das entrevistas, mas também a utilização de objetos e fotografias trazidos de casa pelos alunos, que servirão como âncoras visuais para os seus relatos. O ambiente de sala de aula será organizado para facilitar as interações em grupo, utilizando um formato circular para promover a igualdade nas discussões. Esses recursos são suficientes para proporcionar um ambiente de aprendizagem rico que não onere financeiramente e que potencialize a vivência prática dos conteúdos abordados.

  • Papel e lápis para anotações.
  • Objetos ou fotografias trazidos de casa.
  • Organização da sala em formato circular para facilitar discussões.

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