Calendário das Festas: Criando Nosso Calendário Festivo

Desenvolvida por: Katiel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

A atividade 'Calendário das Festas: Criando Nosso Calendário Festivo' tem como objetivo engajar os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental na criação de um calendário festivo da sala de aula. Nesta atividade, os alunos são incentivados a explorar e identificar diversas datas comemorativas, tanto no âmbito escolar quanto familiar. A proposta envolve a diferenciação entre celebrações escolares, como festas juninas, e comemorações familiares, como aniversários e festividades religiosas, promovendo reflexão sobre a diversidade cultural presente na comunidade escolar. Ao desenvolverem suas páginas personalizadas do calendário, os alunos praticarão a escrita criativa, a contagem de datas e o reconhecimento dos meses do ano. Essas práticas buscam fortalecer o senso de pertencimento e de comunidade, além de promover habilidades socioemocionais e o respeito pela diversidade cultural. Com a culminação da atividade em uma apresentação e discussão coletiva, os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas experiências e aprender sobre as tradições uns dos outros, fortalecendo laços de amizade e empatia.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade se concentram em desenvolver a compreensão dos alunos sobre a importância das celebrações culturais e familiares, além de incentivar habilidades de reconhecimento temporal e socialização. Através da diferenciação de datas comemorativas, os alunos exercitam o discernimento entre eventos de diferentes contextos, fortalecendo sua identidade cultural e social. Além disso, há um foco em promover o uso da linguagem escrita de forma criativa, através da atividade de registro no calendário, ao mesmo tempo em que se correlaciona com conceitos de tempo, como a contagem de dias e meses. Essa abordagem holística visa engajar os alunos cognitivamente e emocionalmente, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e respeitoso.

  • Reconhecer e distinguir entre diferentes tipos de comemorações (escolar e familiar).
  • Desenvolver habilidades de escrita e criatividade através da elaboração de páginas de calendário.
  • Promover o respeito pela diversidade cultural e individual dentro da sala de aula.
  • Fortalecer habilidades de socialização e empatia através da troca de histórias pessoais e tradições familiares.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.
  • EF01HI08: Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade está centrado na exploração de datas comemorativas e sua significância cultural e pessoal, enfocando a aprendizagem histórica e social. Inclui identificação e diferenciação de eventos comemorativos escolares e familiares, bem como o desenvolvimento de habilidades criativas relacionadas à elaboração de um calendário. Além disso, promove a inclusão e interdisciplinaridade ao correlacionar conceitos de tempo e pertencimento, que são vitais para a formação de uma consciência cultural e social nos alunos. Essa integração de múltiplos aspectos enriquece o entendimento dos alunos sobre a passagem de tempo e a importância das várias celebrações ao longo do ano.

  • Exploração de diversas datas comemorativas e seu significado.
  • Diferenciação entre celebrações escolares e familiares.
  • Conceitos de contagem de tempo: dias, meses, ano.
  • Desenvolvimento de projetos escritos e criativos.
  • Discussão e valorização das diversidades culturais.

Metodologia

A metodologia aplicada foca em estratégias lúdicas e participativas, essenciais para o engajamento de alunos do 1º ano, respeitando suas necessidades cognitivas e sociais. A atividade é projetada para ser dinâmica, combinando discussão em grupo, que promove a troca de experiências culturais, com a elaboração individual de páginas do calendário, incentivando a autoexpressão e criatividade dos alunos. Ao integrar a socialização e o trabalho manual, esta metodologia busca atender aos objetivos de aprendizagem relacionados ao desenvolvimento pessoal e social, ao mesmo tempo que estimula a consciência temporal. As abordagens utilizadas promovem um ambiente de sala de aula inclusivo e interativo, apoiando o crescimento integral dos alunos.

  • Discussão em grupo sobre a importância das datas comemorativas.
  • Elaboração individual de páginas do calendário.
  • Atividade prática de colorir e decorar.
  • Apresentação e partilha de resultados e experiências.
  • Reflexão e feedback em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de uma única aula de 60 minutos. Embora essa unidade de tempo deva ser utilizada eficientemente, o cronograma estabelece etapas claras para garantir que todos os componentes da atividade sejam cumpridos dentro do período determinado. A aula começa com uma introdução e discussão introdutória sobre o calendário e as datas comemorativas, seguida de uma atividade manual onde cada aluno criará sua página festiva. Após concluírem suas criações, os alunos terão tempo para partilhar e refletir suas experiências, encerrando a aula com feedback coletivo. Esse cronograma pretende assegurar que cada fase da atividade seja completada de maneira coesa, respeitando o tempo de atenção e capacidades dos alunos dessa faixa etária.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de calendário, discussão sobre datas comemorativas (15 minutos).
  • Momento 1: Apresentação do Conceito de Calendário (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando brevemente o conceito de calendário e sua importância no nosso dia a dia. Use exemplos visuais, como mostrar um calendário físico ou imagens projetadas na lousa, para captar a atenção dos alunos. Permita que os alunos manuseiem diferentes versões de calendários, se disponíveis. É importante que você destaque como os calendários nos ajudam a organizar os dias e as comemorações que acontecem ao longo do ano. Observe se os alunos estão acompanhando e incentive perguntas sobre o tema.

    Momento 2: Discussão Sobre Datas Comemorativas (Estimativa: 15 minutos)
    Organize os alunos em um círculo e promova uma conversa sobre as datas comemorativas que conhecem. Pergunte sobre celebrações que eles já participaram na escola ou em casa, como aniversários, festas juninas ou Natal. Incentive cada aluno a compartilhar uma lembrança pessoal sobre uma data comemorativa significativa. Utilize um quadro branco para anotar as datas mencionadas para que todos possam ver e relacionar. Sugira intervenções ao chamar atenção para a variedade cultural das comemorações e fortaleça a ideia de respeito entre os colegas. Avalie o engajamento dos alunos pela participação ativa e a troca de experiências.

    Momento 3: Atividade Coletiva: Identificando Datas no Calendário (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua folhas impressas de exemplo de calendário e lápis de cor aos alunos. Instrua-os a identificar e colorir as datas comemorativas discutidas anteriormente. Oriente-os a escrever uma palavra ou desenhar um símbolo que represente a comemoração ao lado do dia marcado. Enquanto circula pela sala, observe se as crianças estão participando e se precisam de ajuda. Use pausas para elogiar esforços criativos e ajude a esclarecer dúvidas. Essa atividade promove a autonomia e a criatividade na identificação de datas e manifestações culturais.

    Momento 4: Compartilhamento de Descobertas e Feedback (Estimativa: 15 minutos)
    Conclua a aula reunindo novamente todos em círculo para compartilharem suas folhas de calendário decoradas. Permita que voluntariamente cada aluno mostre seu trabalho e explique para a turma o que coloriu e por quê. Estimule os colegas a fazerem perguntas e comentarem sobre as semelhanças e diferenças encontradas nos calendários dos amigos. Conduza uma breve reflexão sobre o aprendizado do dia, reforçando a importância de respeitar e valorizar as diversidades culturais. Finalize com feedback positivo para motiva-los a continuar participando ativamente.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Ainda que não existam alunos com condições específicas nesta turma, é importante se preparar para atender eventuais variações nas necessidades de aprendizado. Disponha de calendários com fontes grandes e bem visíveis para aqueles que possam ter dificuldade de visão. Considere usar calendários de cores vivas e contrastantes para auxiliar na diferenciação de informações e facilite o manuseio oferecendo pranchetas para quem tiver dificuldades motoras. Lembre os alunos de que suas experiências individuais são valiosas, encorajando-os a escutar e respeitar as diversas tradições apresentadas na sala, o que enriquece profundamente o aprendizado coletivo.

  • Aula 1: Criação individual de páginas do calendário (30 minutos).
  • Momento 1: Introdução à Criação do Calendário (Estimativa: 5 minutos)
    Explique aos alunos que eles irão criar suas próprias páginas de um calendário festivo. Mostre exemplos de calendários previamente preparados para inspirá-los e ajude-os a conectar a atividade com a discussão anterior sobre datas comemorativas. Relembre o significado de algumas datas importantes que foram mencionadas.

    Momento 2: Planejamento da Página do Calendário (Estimativa: 10 minutos)
    Incentive os alunos a escolherem uma data comemorativa sobre a qual gostariam de trabalhar. Oriente-os a pensar nos elementos que gostariam de incluir em sua página, como imagens, palavras ou símbolos relacionados à data escolhida. Permita que compartilhem suas ideias em voz alta. Circule pela sala para auxiliar aqueles que ainda não escolheram uma data ou que estão com dificuldade de planejamento. Avalie o envolvimento dos alunos através de suas expressões criativas e da pertinência dos temas escolhidos.

    Momento 3: Desenvolvimento da Página do Calendário (Estimativa: 10 minutos)
    Forneça os materiais de arte, como folhas de papel de calendário, lápis de cor e adesivos. Instrua os alunos a começarem a desenhar, escrever e decorar suas páginas. Incentive-os a usar sua criatividade e a explorar diferentes formas de expressão. Observe o progresso individual, oferecendo sugestões onde necessário, e mantendo um ambiente de apoio e encorajamento. Avalie a criatividade e a originalidade dos trabalhos.

    Momento 4: Revisão e Aperfeiçoamento (Estimativa: 5 minutos)
    Peça aos alunos para revisarem suas páginas, certificando-se de que incluíram todos os elementos que desejavam. Ofereça feedback positivo e construtivo. Permita que façam ajustes finais e complementem o que acharem necessário. Use essa oportunidade para ajudar os alunos a desenvolverem um olhar crítico e atencioso sobre suas próprias criações.

    Momento 5: Organização e Preparação para Compartilhamento (Estimativa: 5 minutos)
    Ajude os alunos a organizarem suas páginas finalizadas em uma área designada da sala de aula para a apresentação posterior. Explique o processo de compartilhamento que ocorrerá na próxima etapa. Motive as crianças a estarem orgulhosas de suas criações e a se prepararem para apresentar seu trabalho.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Disponibilize materiais de arte em formatos que possam ser facilmente manipulados por todas as crianças, considerando pranchetas ou suportes para aqueles que necessitam de auxílio motor. Utilizar papel e adesivos em cores contrastantes ajudará na distinção visual. Encoraje os alunos a considerarem suas experiências e tradições únicas como algo valioso e digno de ser compartilhado, promovendo um ambiente de apreciação e respeito mútuo, independentemente das diferenças culturais. Lembre-se de que o apoio emocional é crucial, então ofereça sempre encorajamento e reconhecimento das contribuições individuais de cada aluno.

  • Aula 1: Apresentação e compartilhamento das criações (15 minutos).
  • Momento 1: Preparação para Apresentação das Criações (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie este momento orientando os alunos a se organizarem em formato de círculo, de modo que todos consigam ver as criações dos colegas. Reforce a importância do respeito e do apoio durante as apresentações. Distribua as páginas de calendário finalizadas aos alunos e explique que cada um terá um breve tempo para compartilhar seu trabalho e falar sobre sua data comemorativa escolhida. Incentive-os a falar sobre o motivo da escolha e o que cada elemento presente na página representa.

    Momento 2: Apresentação Individual das Criações (Estimativa: 8 minutos)
    Permita que cada aluno, de forma voluntária, levante-se para apresentar sua página de calendário ao grupo. É importante que você mantenha um ambiente acolhedor, encorajando os alunos a aplaudirem após cada apresentação. Aproxime-se das crianças mais tímidas e ofereça apoio, caso necessário. Durante as apresentações, observe atentamente para avaliar o engajamento dos alunos e sua habilidade em expressar ideias de forma clara. Incentive os colegas a prestarem atenção e a respeitarem aquele que está apresentando.

    Momento 3: Feedback Coletivo e Encerramento (Estimativa: 2 minutos)
    Conclua a atividade promovendo uma breve discussão sobre o que mais chamou a atenção de cada um durante as apresentações. Incentive os alunos a darem feedback positivo e a elogiar os aspectos criativos dos colegas. Pergunte sobre novos aprendizados ou reflexões que surgiram a partir da atividade. Finalize agradecendo pela participação ativa de todos e reafirmando a importância de valorizar e respeitar a diversidade cultural.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para reforçar a inclusão, é importante que o professor esteja atento às necessidades emocionais dos alunos durante as apresentações, encorajando aqueles que se sentem inseguros e respeitando o tempo e o espaço de cada um. Utilize recursos visuais, como desenhos ou imagens, para apoiar aqueles que possam ter dificuldade em expressar suas ideias verbalmente. Prepare exemplos de perguntas ou elogios que podem ser usados, promovendo a participação de todos e garantindo que ninguém se sinta excluído ou menosprezado durante a atividade de compartilhamento.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Calendário das Festas: Criando Nosso Calendário Festivo' será feita através de métodos diversificados e adaptáveis, alinhados aos objetivos de aprendizagem. A primeira metodologia avaliativa é a observação contínua durante a execução da atividade, onde o professor observará o engajamento dos alunos, sua capacidade de compartilhar e o respeito pelas diferentes tradições. O objetivo aqui é avaliar as habilidades sociais e a empatia demonstrada. Os critérios incluem a participação ativa e o comportamento colaborativo. Outra metodologia é a avaliação do produto final - as páginas do calendário. Neste caso, os critérios são a criatividade, a adequação do conteúdo ao tema e a capacidade de diferenciar entre as celebrações escolares e familiares. Como exemplo prático, o professor poderá dar feedback individual em relação à criatividade e o significado cultural aplicado nas páginas elaboradas. A avaliação também incluirá um feedback formativo, com sugestões de melhorias e elogios sobre o aprendizado demonstrado. Essa abordagem busca equilibrar a avaliação qualitativa e formativa, possibilitando melhorias contínuas e reconhecendo os esforços dos alunos, além de considerar as necessidades e potenciais únicos de cada aluno.

  • Observação contínua durante a atividade para avaliar engajamento e habilidades sociais.
  • Avaliação do produto final quanto à criatividade e diferenciação cultural.
  • Feedback formativo para suporte ao aprendizado contínuo e reconhecimento de esforços.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a implementação da atividade foram cuidadosamente selecionados para garantir que sejam acessíveis e eficazes na facilitação do aprendizado. Materiais de arte, como lápis de cor, papel de diferentes tamanhos e adesivos, são utilizados para permitir que as crianças expressem sua criatividade. Folhas de exemplo de calendário instrutivas servirão como recurso de referência para os alunos conhecerem formatos de calendário. O uso de quadros brancos ou lousas durante a discussão coletiva permite a interação dinâmica e auxilia no desenvolvimento do raciocínio coletivo e habilidades de contagem. Essas ferramentas visam não só a realização da atividade proposta, mas também o envolvimento ativo dos alunos e o suporte ao desenvolvimento de suas competências sociais e cognitivas.

  • Materiais de arte (lápis de cor, papel de diferentes tamanhos, adesivos).
  • Folhas de exemplo de calendário.
  • Quadro branco ou lousa para discussão em grupo.
  • Recursos adicionais conforme necessário para demonstrações.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a inclusão e acessibilidade são desafios diários enfrentados pelos educadores e que podem demandar tempo e recursos. No entanto, algumas estratégias práticas, de baixo custo e eficientes podem ser adotadas para garantir que todos os alunos participem ativamente da atividade planejada. Adaptar o ritmo da aula para atender diferentes velocidades de aprendizado garante que todos os alunos se sintam confortáveis e integrados. Oferecer assistência livre de julgamentos durante a atividade ajuda a criar um ambiente inclusivo. Promover a interação entre alunos através de práticas guiadas pode ajudar a desenvolver habilidades sociais e a empatia entre colegas. Embora a turma atual não apresente condições específicas, é essencial que o professor fique atento a sinais de dificuldade, intervindo com suporte necessário e comunicando-se com os responsáveis se necessário.

  • Adaptação do ritmo didático para diferentes velocidades de aprendizado.
  • Assistência livre de julgamentos durante toda a atividade.
  • Promoção de interação guiada entre alunos.
  • Observação dos sinais de dificuldades e intervenção apropriada.
  • Comunicação proativa com as famílias sobre o progresso do aluno.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo