Meu Papel no Mundo: A Identidade no Globo

Desenvolvida por: Guilhe… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Nesta atividade, os alunos receberão a tarefa de ilustrar um globo de papel, representando suas responsabilidades dentro de suas famílias e na escola. Cada aluno será incentivado a personalizar o globo com imagens ou símbolos que representem ações como organizar o quarto, ser um amigo solidário, ajudar nos deveres domésticos ou escolares, entre outras. Após a conclusão, haverá um momento de compartilhamento, onde cada aluno apresentará seu globo à turma, discutindo as responsabilidades representadas e a relevância de cada papel desempenhado no contexto social. A atividade visa enriquecer o entendimento das várias responsabilidades sociais, destacando-se como cada função individual é crucial para a colaboração e harmonia em diferentes grupos sociais.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo pedagógico principal desta atividade é incentivar os alunos a reconhecerem e representarem suas funções e responsabilidades sociais em seu cotidiano familiar e escolar. Através da representação visual em um globo, os alunos poderão articular e refletir sobre as diversas contribuições que cada indivíduo pode fazer para seu grupo social. Esta atividade promove o autoconhecimento e a empatia, elementos essenciais para a construção de habilidades socioemocionais fundamentais na infância, incentivando a criança a perceber sua importância na comunidade e a colaborar de maneira proativa. Além disso, ao compartilhar suas criações, os alunos desenvolvem habilidades de comunicação e praticam o respeito mútuo.

  • Reconhecer as responsabilidades sociais no ambiente familiar e escolar.
  • Promover o autoconhecimento e a reflexão sobre o papel social de cada aluno.
  • Desenvolver habilidades de comunicação eficaz ao compartilhar suas ideias.
  • Estimular a empatia e o respeito mútuo entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01HI01: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.
  • EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.
  • EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está direcionado para o desenvolvimento da consciência de identidade e a percepção de papéis sociais dentro do contexto familiar e escolar. Através da ilustração dos globos de papel, os alunos serão introduzidos aos conceitos de responsabilidade social e cooperação, refletindo sobre suas contribuições únicas na família e na escola. A atividade abrangerá discussões sobre como tarefas simples, como organizar o quarto ou ajudar um amigo, são formas de exercer responsabilidades que impactam positivamente o ambiente em que vivem. Ao apresentar suas representações aos colegas, os alunos também explorarão o respeito às diversidades de habilidades e percepções.

  • Identidade e papéis sociais.
  • Comunicação e expressão.
  • Responsabilidade e cooperação.
  • Respeito à diversidade nas relações familiares e escolares.

Metodologia

A metodologia desta atividade envolve a utilização de práticas pedagógicas que estimulam a participação ativa, comunicação e reflexão. Ao solicitar que os alunos representem suas responsabilidades através do artesanato, promovemos um aprendizado baseado na experiência prática e visual. A atividade será realizada de forma colaborativa, incentivando os alunos a discutirem suas ideias e expectativas antes de começarem suas ilustrações. O uso de um globo como base para a representação enfoca a dimensão global e conectada dos papéis sociais, permitindo uma compreensão mais ampla e integrada entre responsabilidades individuais e coletivas. Ao final, o momento de compartilhamento promove um espaço seguro para a troca de experiências e desenvolvimento de habilidades oratórias.

  • Aprendizagem baseada na experiência prática.
  • Estimulação da reflexão individual e coletiva.
  • Atividades colaborativas para troca de ideias e experiências.
  • Desenvolvimento de habilidades comunicativas através de apresentações.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade foi estruturada para ser desenvolvida em uma única aula de 60 minutos, permitindo que os alunos recebam orientações, tenham tempo para criar seus globos e compartilhem suas representações com a turma. Durante os primeiros 15 minutos, serão introduzidos os objetivos da atividade e a explicação sobre a importância das responsabilidades sociais. Nos 25 minutos seguintes, cada aluno trabalhará individualmente na decoração do globo de papel, contando com o apoio do professor para possíveis dúvidas ou incentivos criativos. Nos últimos 20 minutos, haverá o momento de apresentação, onde cada aluno expressará suas ideias, promovendo um ambiente de respeito e troca de experiências entre os colegas.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de responsabilidade, criação e compartilhamento dos globos de papel.
  • Momento 1: Introdução ao Conceito de Responsabilidades (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula convidando os alunos a se sentarem no círculo e explique o conceito de responsabilidades de uma forma simples e acessível. Pergunte se eles têm responsabilidades em casa ou na escola. Permita que alguns alunos compartilhem suas experiências em breves frases. É importante que estimule a escuta ativa, incentivando-os a ouvir atentamente seus colegas. Avalie por meio da observação como cada aluno reage e participa dessa introdução.

    Momento 2: Instruções para Criação do Globo de Papel (Estimativa: 10 minutos)
    Explique que a próxima atividade será a criação de um globo de papel onde eles representarão suas responsabilidades. Forneça exemplos claros e adapte as explicações para as condições dos alunos. Distribua os materiais e demonstre o uso dos mesmos. Observe se todos os alunos compreenderam a tarefa, oferecendo apoio adicional, se necessário, especialmente para aqueles que precisem de mais instruções visuais.

    Momento 3: Criação dos Globos de Papel (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente os alunos a começarem a desenhar ou colar símbolos que representem suas responsabilidades no globo. Circule pela sala fornecendo apoio individual quando solicitado. Sugira aos alunos que conversem com seus pares sobre o que estão representando. É importante que incentive a criatividade e a ligação entre imagem e conceito de responsabilidade. Avalie a participação e a criatividade observando como os alunos comunicam suas ideias através do desenho.

    Momento 4: Compartilhamento e Discussão (Estimativa: 20 minutos)
    Convide cada aluno a mostrar o seu globo para a turma e explicar rapidamente o que representaram e o porquê. Incentive perguntas e comentários construtivos, promovendo um ambiente de respeito. É importante que estimule uma comunicação clara e motive os alunos a falar sobre suas responsabilidades. Avalie por meio da observação como cada aluno se apresenta e interage durante a discussão coletiva.

Avaliação

A avaliação desta atividade será diagnóstica, formativa e contínua, utilizando métodos variados para capturar o desenvolvimento dos alunos.
1. Objetivo: Avaliar a capacidade dos alunos de reconhecer e representar suas responsabilidades sociais, incorporando a consciência de suas contribuições e refletindo criticamente sobre isso.
2. Critérios de Avaliação: Clareza e criatividade nas representações visuais, envolvimento e colaboração durante a atividade, habilidade de comunicação ao compartilhar ideias, e empatia/cooperação demonstrada em discussões.
3. Exemplo Prático: O professor observa e faz anotações sobre as interações dos alunos, fornecendo feedback construtivo durante e após as apresentações.
O uso de feedback formativo é essencial, proporcionando apoio em tempo real para os alunos aprimorarem suas habilidades enquanto compartilham perspectivas com os colegas, respeitando suas capacidades e conhecimentos pré-existentes.

  • Observação direta e anotações do professor durante a atividade.
  • Feedback formativo e contínuo individualizado.
  • Autoavaliação por parte dos alunos quanto à sua contribuição e aprendizado.
  • Valorização da criatividade e do envolvimento no processo de criação e apresentação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade foram selecionados para promover o engajamento criativo e a colaboração entre os alunos, ao mesmo tempo em que são acessíveis e práticos para o professor. Os materiais, como globos de papel, lápis de cor, canetas e adesivos diversos, facilitarão a expressão pessoal dos alunos. O uso de um espaço propício para a interação e apresentação, como um círculo de discussões dentro da sala de aula, fomentará um ambiente seguro para compartilhamento. É fundamental que os materiais inclusivos, como braille ou ferramentas visuais aumentadas, estejam disponíveis conforme necessário, garantindo que todos os alunos possam participar plenamente da atividade.

  • Globos de papel ou similar para atividades de artesanato.
  • Lápis de cor, canetas, adesivos e materiais de colagem.
  • Ferramentas adaptadas para alunos com necessidades especiais (ex: braille, audiodescrição).
  • Espaço na sala de aula para discussões e apresentações (disposição em círculo).

Inclusão e acessibilidade

Querido professor, reconhecemos o desafio de personalizar cada aula para garantir que todos os alunos sejam atendidos da melhor maneira possível. No entanto, é essencial adotar estratégias de inclusão e acessibilidade para oferecer uma educação equitativa e proveitosa para todos. Para alunos com deficiência visual, é recomendada a utilização de globos com texturas diferenciadas ou a presença de um recurso tátil que facilite o reconhecimento das ilustrações. Materiais em braille também são sugeridos. Para alunos com deficiência auditiva, a presença de um intérprete de LIBRAS poderá ser fundamental, além do uso de recursos visuais significativos para fortalecer a comunicação. Quanto aos alunos com TDAH, estratégias como oferecer pausas curtas e alternativas de foco poderão ajudar no engajamento contínuo. Dispor de um ambiente organizado e de fichas de acompanhamento para ajudar na organização das atividades pode ser uma estratégia valiosa. Este plano de aula foi feito considerando a necessidade de um ambiente inclusivo que respeite e aplauda a interação e a contribuição individual de cada aluno, ajudando a desenvolvê-los tanto individual quanto coletivamente.

  • Adaptações de materiais táteis e em braille para alunos com deficiência visual.
  • Recurso a um intérprete de LIBRAS e uso de recursos visuais adicionais para alunos com deficiência auditiva.
  • Implementação de estratégias de organização e pausas para alunos com TDAH.
  • Ambiente acolhedor e organizado para facilitar interações seguras e produtivas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo