Minha Casa, Minha Escola

Desenvolvida por: Manuel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História e Sociedade
Temática: Ambientes: Doméstico e Escolar

Na atividade ‘Minha Casa, Minha Escola’, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar as diferenças e similaridades entre os ambientes doméstico e escolar, promovendo o reconhecimento e o respeito pelas diversas estruturas sociais e as regras que regem esses espaços. Através da formação de pequenos grupos e o uso da metodologia ativa da Roda de Debate, cada criança será encorajada a compartilhar um objeto ou história que represente sua casa e, posteriormente, algo que caracterize a escola. Esta abordagem interativa visa facilitar o desenvolvimento de habilidades sociais, promover a troca de experiências entre os alunos e proporcionar um ambiente de aprendizado colaborativo. Os objetivos incluem a identificação das regras, hábitos e especificidades de cada ambiente, estimulando a percepção e valorização das diferenças e semelhanças entre os espaços em que convivem diariamente.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade objetiva conduzir os alunos a desenvolverem habilidades cruciais em comparação e contraste entre ambientes distintos, especificamente o doméstico e o escolar. Pretende-se que, ao final, os alunos sejam capazes de identificar, através de discussão e compartilhamento de experiências pessoais, as regras, hábitos e características que definem esses espaços, fomentando o respeito e apreciação pelas diferenças individuais e coletivas. A atividade é desenhada para estimular a comunicação, a escuta ativa e a empatia, elementos essenciais para a formação sociocultural dos estudantes.

  • Desenvolver a capacidade de identificar as diferenças e semelhanças entre os ambientes doméstico e escolar.
  • Estimular a habilidade de comunicação e a expressão de ideias e sentimentos de forma respeitosa.
  • Promover a compreensão e o respeito pelas regras e hábitos que regem diferentes espaços sociais.
  • Fomentar a capacidade de escuta ativa e empatia entre os alunos.

Conteúdo Programático

A concepção deste plano de aula está orientada para a exploração prática e reflexiva das dinâmicas sociais e culturais que caracterizam os ambientes doméstico e escolar. Os alunos serão introduzidos à importância do reconhecimento das estruturas e regras sociais, assim como à valorização das experiências individuais dentro de contextos coletivos. Utilizando uma metodologia ativa, espera-se promover um ambiente de aprendizado dinâmico e inclusivo, onde os alunos possam compartilhar e refletir acerca de suas vivências pessoais, contribuindo para o desenvolvimento de uma compreensão multidimensional sobre os espaços que habitam.

  • Diferenças e Semelhanças entre os ambientes doméstico e escolar.
  • Regras e hábitos que regem o ambiente doméstico e escolar.
  • Importância do respeito e da valorização das diversas estruturas sociais.

Metodologia

Esta atividade será conduzida por meio da metodologia da Roda de Debate, favorecendo um ambiente de diálogo aberto e participativo. Os alunos serão organizados em pequenos grupos, onde cada um terá a chance de compartilhar, em turnos, um objeto ou história que represente seu ambiente doméstico seguido por algo que represente o ambiente escolar. Esta estrutura promove a escuta ativa e a empatia, essenciais para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e socialização. Será enfatizado o respeito pelas contribuições de cada um, incentivando uma atmosfera de aprendizado colaborativo e inclusivo.

  • Formação de pequenos grupos para a Roda de Debate.
  • Compartilhamento de histórias ou objetos representativos dos ambientes doméstico e escolar.
  • Discussão guiada pelo professor para explorar as diferenças, semelhanças, regras e hábitos dos ambientes apresentados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única sessão de 60 minutos. Iniciará com uma breve introdução pelo professor sobre o tema e a importância do respeito e compreensão das regras que regem nossos espaços de convívio. Segue-se com a formação dos grupos e o início da Roda de Debate, permitindo tempo suficiente para que todos os alunos compartilhem suas histórias ou objetos. A atividade será concluída com um fechamento reflexivo sobre o aprendizado do dia.

  • Aula 1: Realização da Roda de Debate 'Minha Casa, Minha Escola'.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação, engajamento e respeito demonstrado pelos alunos durante a Roda de Debate. Será avaliada a capacidade de cada aluno de compartilhar suas próprias experiências e objetos, bem como de escutar e respeitar as contribuições dos colegas. A observação atenta do professor aos diálogos permitirá identificar o desenvolvimento de habilidades de comunicação e o entendimento dos alunos sobre as diferenças e semelhanças entre os ambientes doméstico e escolar. A avaliação também considerará a reflexão coletiva final, onde os insights e aprendizados compartilhados serão discutidos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários materiais para a organização da sala em pequenos grupos, incluindo cadeiras dispostas em círculos para facilitar a Roda de Debate. Os alunos deverão trazer de casa um objeto ou preparar uma história breve que represente seu ambiente doméstico e, da mesma forma, escolher algo significativo que represente o ambiente escolar. Serão utilizados recursos como quadro branco e marcadores para anotações durante a discussão e fechamento da atividade.

  • Cadeiras dispostas em círculo para a Roda de Debate.
  • Quadro branco e marcadores.
  • Instruções claras para os alunos sobre a seleção de objetos ou histórias.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo