As Rodas do Tempo

Desenvolvida por: Deusim… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História, Ciências Sociais, Tecnologia
Temática: História e evolução dos meios de transporte

As Rodas do Tempo é uma atividade interativa que visa proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de explorar e compreender a evolução dos meios de transporte ao longo da história, desde a invenção da roda até os automóveis modernos. Divididos em grupos, os estudantes recebem imagens de vários meios de transporte utilizados em diferentes períodos históricos. Eles são encorajados a montar uma linha do tempo coletiva na sala, posicionando as imagens de acordo com a ordem cronológica. Durante o processo, é promovida uma roda de debate, incentivando-os a discutir como cada invenção impactou a sociedade e a mobilidade das pessoas. O objetivo é que os alunos reflitam sobre a importância das inovações tecnológicas na melhoria dos meios de transporte e, consequentemente, na qualidade de vida das populações. Ao final da atividade, cada grupo apresentará suas conclusões, destacando qual meio de transporte consideraram mais inovador e o impacto social que ele trouxe.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade foi desenhada para não só introduzir os alunos ao conceito de evolução tecnológica, mas também para desenvolver habilidades críticas de análise, trabalho em equipe e comunicação. Ao se engajarem na tarefa de organizar a linha do tempo e participar de debates, espera-se que os alunos aprimorem sua capacidade de argumentação, compreensão histórica e contribuam para a construção coletiva do conhecimento. A reflexão sobre como as inovações em meios de transporte transformaram a sociedade estimula uma consciência sobre a relação entre tecnologia, sociedade e meio ambiente.

  • Compreender a evolução histórica dos meios de transporte
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração
  • Fomentar a capacidade crítica e de análise sobre impactos sociais e tecnológicos
  • Estimular a comunicação eficaz e a argumentação durante os debates
  • Contribuir para a construção do conhecimento sobre a relação entre tecnologia, sociedade e mobilidade

Habilidades Específicas BNCC

  • (EF03HI08) Identificar e comparar os diferentes meios e modos de transporte ao longo do tempo
  • (EF03HI09) Descrever transformações nas cidades relacionadas a processos de urbanização e aos deslocamentos de pessoas e produtos

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda desde a invenção da roda, considerada uma das primeiras formas de transporte, até a complexidade dos veículos automotores modernos. Serão contemplados temas como inovações tecnológicas, impactos sociais e ambientais dos meios de transporte, além do papel destes na transformação das cidades e sociedades. Os alunos serão incentivados a explorar diferentes perspectivas históricas e sociais, promovendo uma compreensão abrangente sobre o desenvolvimento humano e tecnológico.

  • Invenção da roda e os primeiros meios de transporte
  • Evolução dos meios de transporte terrestre, marítimo e aéreo
  • Impacto dos meios de transporte na urbanização e na sociedade
  • Inovações tecnológicas e futuro dos meios de transporte

Metodologia

A metodologia ativa utilizada nesta atividade inclui a Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Jogos, proporcionando uma experiência imersiva e participativa. Os alunos, organizados em grupos, receberão imagens de diferentes meios de transporte ao longo da história e trabalharão juntos para montar a linha do tempo. Discussões em grupo serão estimuladas, com orientação do professor, para promover o debate crítico e a reflexão coletiva sobre o conteúdo. Cada grupo utilizará este espaço para apresentar suas conclusões, permitindo o compartilhamento de ideias e aprendizado colaborativo.

  • Roda de Debate
  • Trabalho em grupo para montagem da linha do tempo
  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Apresentação de conclusões pelo grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída em três aulas de 40 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução do tema e à formação dos grupos. Na segunda aula, os alunos trabalharão na montagem da linha do tempo e iniciarão os debates em grupo. Na terceira e última aula, os debates serão finalizados e cada grupo apresentará suas conclusões à turma.

  • Aula 1: Introdução ao tema e formação dos grupos
  • Aula 2: Montagem da linha do tempo e início dos debates
  • Aula 3: Conclusão dos debates e apresentação dos grupos

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade dos argumentos apresentados durante os debates, na colaboração com os membros do grupo e na compreensão e análise crítica das informações. Além disso, será avaliado o esforço coletivo para a construção da linha do tempo e a clareza e relevância das conclusões apresentadas pelo grupo. Exemplos de critérios incluem: engajamento nas discussões, respeito e consideração pelas ideias dos outros, contribuição para o trabalho em grupo, e compreensão dos impactos tecnológicos e sociais dos meios de transporte.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessárias imagens impressas de diversos meios de transporte ao longo da história, fita adesiva ou alfinetes para fixar as imagens na linha do tempo, papel grande ou cartolina para a montagem da linha do tempo na sala de aula, e recursos adicionais para a realização dos debates, como microfone (se necessário) e acesso à Internet para pesquisas adicionais. O uso de recursos tecnológicos, como tablets ou computadores, pode enriquecer a pesquisa e a apresentação dos grupos.

  • Imagens de meios de transporte
  • Fita adesiva ou alfinetes
  • Papel grande ou cartolina
  • Microfone e acesso à Internet
  • Tablets ou computadores (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo