Nesta atividade, denominada 'Cápsula do Tempo: De ontem para hoje', pretende-se engajar os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental em uma investigação ativa sobre as diferenças e semelhanças entre os modos de vida, trabalho e lazer no passado e no presente, bem como entre as vivências na cidade e no campo. Para realizar essa investigação, os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo terá como missão pesquisar sobre um tema específico - modo de vida na cidade e no campo, diferenças no trabalho e tecnologia no campo e na cidade, ou lazer e trabalho comparados ao passado. Como preparação, os alunos deverão assistir vídeos curtos e ler artigos fornecidos como lição de casa que discutam as mudanças e permanências nesses aspectos da sociedade. Posteriormente, na sala de aula, cada grupo apresentará suas descobertas para a turma. Após as apresentações, será promovida uma Roda de Debate, incentivando os alunos a expressar opiniões, dúvidas e aprendizados, promovendo um ambiente rico em construção do conhecimento. Esse mergulho no passado e na comparação de diferentes estilos de vida visa desenvolver nos alunos um senso crítico e uma compreensão mais aprofundada das transformações sociais e tecnológicas.
O objetivo desta atividade é promover, através da análise e discussão sobre os modos de vida, trabalho e lazer no passado e no presente, e entre as vivências na cidade e no campo, a capacidade dos alunos de identificar mudanças e permanências sociais ao longo do tempo. Pretende-se que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, síntese e apresentação de informações, além de fomentar o pensamento crítico e a argumentação. Essa abordagem orientada por projetos visa também reforçar a compreensão dos alunos sobre as relações entre tecnologia, sociedade e trabalho, além de estimular o reconhecimento da importância do contexto histórico na formação da realidade atual.
O programa da atividade está fundamentado na compreensão e análise das estruturas sociais, culturais e tecnológicas que caracterizam os modos de vida na cidade e no campo, abrangendo tanto o presente como o passado. Visa abordar as mudanças no tecido social e na dinâmica de trabalho e lazer, contemplando o papel das inovações tecnológicas nesses processos. Através de uma metodologia ativa, os alunos serão incentivados a explorar as intersecções entre história, sociedade e tecnologia, desenvolvendo uma perspectiva crítica sobre a evolução das práticas sociais e laborais.
A metodologia proposta para 'Cápsula do Tempo: De ontem para hoje' baseia-se na Sala de Aula Invertida e na Roda de Debate. Inicialmente, será proposta aos alunos uma imersão nos temas através de vídeos e leituras como 'lição de casa'. Em sala de aula, equipes apresentarão suas pesquisas, seguido de uma Roda de Debate visando o compartilhamento de insights e discussões críticas. Essa estratégia busca não só o engajamento ativo dos alunos na construção do conhecimento, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais, críticas e argumentativas.
Esta atividade será dividida em três aulas de aproximadamente 220 minutos cada, totalizando 9 horas. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos temas e receberão as instruções para a pesquisa. Na segunda aula, serão realizadas as apresentações dos grupos. A terceira aula será dedicada à Roda de Debate e à síntese dos aprendizados.
A avaliação da atividade 'Cápsula do Tempo: De ontem para hoje' se dará por meio da observação do desempenho dos alunos nas diversas fases do projeto. Serão avaliadas as habilidades de pesquisa, coletânea e assimilação da informação, competências de apresentação em público, e participação ativa no debate. Uma rubrica detalhada será utilizada para avaliar cada um desses aspectos, considerando a clareza, fundamentação e originalidade nas apresentações, bem como a capacidade de argumentação e reflexão crítica durante o debate. Serão considerados tanto o trabalho em grupo quanto as contribuições individuais para o processo de aprendizagem colaborativa.
Para a realização desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet, projetor para as apresentações, e artigos ou vídeos selecionados como material de estudo prévio. Adicionalmente, será preparado um guia com perguntas orientadoras para a Roda de Debate, visando estimular a discussão e reflexão crítica dos alunos sobre os temas explorados.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula