Círculo da Justiça

Desenvolvida por: Paulo … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História e Cidadania
Temática: Direitos Humanos, Justiça e Cidadania

A atividade 'Círculo da Justiça' é desenhada para engajar alunos do 3º ano do Ensino Fundamental numa jornada de exploração, compreensão e debate sobre os direitos humanos, justiça e cidadania. Utilizando as metodologias ativas Saída de Campo, Roda de Debate e Sala de Aula Invertida, os alunos serão incentivados a posicionar-se em um círculo para discutir temas pertinentes, enraizados em eventos históricos discutidos anteriormente em sala. Antes do debate, os estudantes serão encarregados de realizar uma pesquisa acerca dos principais marcos na história dos direitos humanos. Esta pesquisa focará em como tais direitos têm sido estabelecidos e reconhecidos ao longo do tempo. A atividade irá promover um ambiente onde o respeito pelas diversas opiniões é prioritário, permitindo a apreciação das várias perspectivas históricas e suas consequências nos dias atuais. Através desta exploração ativa, os alunos desenvolverão uma compreensão mais profunda sobre a importância dos direitos humanos e o conceito de justiça na sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é sensibilizar os alunos para os temas de direitos humanos, justiça e cidadania, facilitando uma compreensão mais ampla e crítica sobre a construção desses direitos ao longo da história e sua importância na sociedade contemporânea. Pretende-se também promover habilidades de pesquisa, análise crítica e debate respeitoso entre os participantes, incentivando-os a reconhecer diferentes perspectivas e a desenvolver argumentações sólidas baseadas em fatos históricos. Este exercício busca ainda estimular a empatia e o respeito mútuo, valores fundamentais para o exercício da cidadania.

  • Sensibilizar sobre a importância dos direitos humanos e justiça social.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e discussão crítica.
  • Promover o respeito pelas opiniões alheias e compreender diversas perspectivas.
  • Estimular a construção de argumentações sólidas e embasadas.
  • Reforçar valores de empatia e cidadania ativa.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático incluirá o estudo dos principais marcos históricos relacionados aos direitos humanos, abordando temas como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, movimentos históricos pela justiça e igualdade, e exemplos de como diferentes sociedades abordaram a questão dos direitos civis ao longo do tempo. Isso envolverá tanto a pesquisa pré-debate quanto as discussões em si, onde os alunos terão a chance de explorar estas temáticas em profundidade.

  • Introdução aos direitos humanos e sua história.
  • Estudo da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
  • Análise de movimentos históricos relevantes para a justiça social.
  • Exemplos de reconhecimento de direitos em diferentes sociedades.

Metodologia

A atividade será desenvolvida empregando metodologias ativas, tais como Saída de Campo, para observar em loco monumentos ou instituições relacionadas aos direitos humanos; Sala de Aula Invertida, onde os alunos farão pesquisa em casa sobre os marcos dos direitos humanos para discussão em sala; e Roda de Debate, facilitando a troca de ideias e opiniões de forma respeitosa. Essas técnicas visam a uma maior imersão dos alunos no tema e a uma aprendizagem mais significativa.

  • Saída de Campo para lugares históricos ou instituições de direitos humanos.
  • Pesquisa individual sobre os direitos humanos como preparação para os debates.
  • Roda de Debate para discussão dos temas pesquisados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 20 horas, divididas em 24 aulas de 50 minutos cada. Iniciará com a organização das saídas de campo e seguirá com períodos dedicados à pesquisa em casa e preparação para os debates, que serão realizados em várias sessões para permitir uma discussão abrangente dos temas.

  • Aula 1-3: Introdução aos direitos humanos e preparação para a saída de campo.
  • Aula 4-6: Saída de Campo.
  • Aula 7-9: Pesquisa individual sobre direitos humanos.
  • Aula 10-24: Roda de Debate, com a apresentação das pesquisas e discussão.

Avaliação

Os alunos serão avaliados através de uma combinação de sua participação nos debates, qualidade e profundidade de suas pesquisas e capacidade de apresentar e defender suas ideias de forma respeitosa e fundamentada. Uma rubrica detalhada será fornecida, avaliando aspectos como pesquisa prévia, envolvimento no debate, habilidade de argumentação, respeito pelas opiniões dos outros e contribuição para o aprendizado coletivo. Exemplos práticos serão usados para ilustrar como cada aspecto será avaliado, ajudando a tornar os critérios de avaliação transparentes para os alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, será essencial a utilização de recursos variados como literatura sobre direitos humanos, acesso à internet para pesquisa, locais de interesse para saídas de campo e materiais para registro das discussões. Estes recursos serão cuidadosamente selecionados para enriquecer a experiência de aprendizado e apoiar os alunos na sua pesquisa e preparação para os debates.

  • Materiais didáticos sobre direitos humanos.
  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Locais selecionados para saída de campo.
  • Materiais para registro das discussões (papel, canetas, gravador de voz).

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