Nesta atividade pedagógica prática, utilizando o laboratório de informática, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar as diferenças entre o trabalho no campo e na cidade ao longo da história por meio da criação de um 'Diário de Bordo' digital. Ao navegar por sites educativos, artigos e arquivos digitais recomendados, os estudantes coletarão informações relevantes, imagens e fatos interessantes. Cada página do diário enfocará uma época ou inovação tecnológica em particular, analisando como estas mudanças influenciaram as formas de trabalho. Ao término do projeto, os alunos compartilharão seus diários com a turma, promovendo um debate enriquecedor sobre como o passado configura o presente no contexto de trabalho e tecnologia, e refletindo sobre a evolução do emprego e das ferramentas utilizadas ao longo do tempo.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda das transformações nas formas de trabalho no campo e na cidade ao longo da história, destacando o papel das inovações tecnológicas nesses processos. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes tenham desenvolvido habilidades críticas para reconhecer as diferenças entre os trabalhos realizados nas áreas urbanas e rurais e como a tecnologia influenciou essas atividades no decorrer do tempo.
A atividade abordará elementos históricos fundamentais, tais como a Revolução Industrial, a introdução da agricultura mecanizada, o desenvolvimento de centros urbanos e o papel crescente da tecnologia no ambiente de trabalho. Os alunos também explorarão a transição do trabalho manual para o digital, refletindo sobre os efeitos dessa mudança para os trabalhadores tanto no campo quanto na cidade.
Utilizando a metodologia ativa de 'Saída de Campo', alimentada pelo ambiente digital, esta atividade permitirá aos alunos realizar uma exploração virtual pelo tempo, retendo informações com o auxílio de tecnologias da informação. Este método ensina os alunos a coletar dados de forma crítica, analisar fontes e construir conhecimento de maneira colaborativa.
A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos no laboratório de informática, onde os alunos terão tempo para pesquisa, criação do diário e preparação para a apresentação final.
Os alunos serão avaliados com base em seu engajamento na atividade de pesquisa, a qualidade e profundidade das informações coletadas, a criatividade e organização do diário digital, bem como a eficácia de sua apresentação e participação no debate. Será dado enfoque à capacidade de argumentação, uso adequado das fontes de informação e a habilidade de conectar fatos históricos com o presente.
Para a execução desta atividade, será necessário acesso ao laboratório de informática com computadores conectados à internet, editores de texto e imagem, e acesso a uma lista curada de sites educativos, artigos e arquivos digitais que serão utilizados como base para pesquisa.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula