Expedição ao Mundo Antigo

Desenvolvida por: Amaril… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Circulação de pessoas, produtos e culturas no mundo antigo

A atividade 'Expedição ao Mundo Antigo' tem como objetivo explorar as trocas culturais e comerciais entre antigas civilizações como romanos, egípcios e chineses. Os alunos serão divididos em grupos, cada um representando uma dessas civilizações, e realizarão pesquisas para criar apresentações sobre os produtos e influências culturais trocados durante aquele período. Encerrando a atividade, será organizada uma feira onde os alunos simularão a troca de 'mercadorias', simbolizadas por cartões, para compreender o impacto histórico e cultural dessas trocas. Esta abordagem prática visa promover o entendimento dos alunos sobre a influência intercultural e a importância das trocas ao longo da história, incentivando a pesquisa, o trabalho em grupo e a apresentação oral, fundamentais para o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para a atividade 'Expedição ao Mundo Antigo' estão centrados em aprofundar o entendimento dos alunos quanto às dinâmicas das trocas culturais e comerciais entre civilizações antigas. A atividade foi desenhada para promover o pensamento crítico ao analisar como essas trocas influenciaram e moldaram culturas, promovendo também habilidades de pesquisa e síntese de informação na elaboração das apresentações. Além disso, objetiva-se desenvolver habilidades de comunicação por meio da apresentação dos trabalhos, incentivando os estudantes a articularem suas descobertas de maneira clara e coerente. Essa atividade busca, ainda, estimular o trabalho colaborativo em grupo, convidando os alunos a compartilharem responsabilidades e a respeitar diferentes pontos de vista durante suas discussões internas.

  • Identificar as trocas culturais e comerciais entre civilizações antigas.
  • Compreender o impacto dessas trocas na formação de culturas.
  • Desenvolver habilidades de apresentação e comunicação clara.
  • Promover o trabalho colaborativo e a divisão de responsabilidades entre pares.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04HI02: Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade (nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está estruturado para incluir temas fundamentais sobre trocas culturais e comerciais nas civilizações antigas. Neste contexto, os alunos deverão pesquisar sobre civilizações específicas - romanas, egípcias e chinesas - com enfoque nas dinâmicas de troca de produtos e influências culturais que marcaram seus intercâmbios. Adicionalmente, a atividade prevê a condução de feiras simuladas para vivenciar o processo de trocas, ajudando a consolidar os conceitos aprendidos na prática. O programa de ensino prioriza a compreensão dos processos históricos de maneira crítica, visando relacionar os eventos do passado com impactos culturais contemporâneos, incentivando os alunos a reconhecerem a importância das trocas culturais na construção das culturas atuais e o contexto de interdependência entre povos ao longo da história.

  • Trocas culturais e comerciais entre civilizações antigas.
  • Influências culturais mútuas entre romanos, egípcios e chineses.
  • Impacto histórico das trocas comerciais e culturais.
  • Feira simulada de trocas mercantes.

Metodologia

A metodologia da atividade 'Expedição ao Mundo Antigo' caracteriza-se por um enfoque ativo por meio da aprendizagem baseada em projetos. Inicialmente, os estudantes são divididos em grupos para pesquisa e elaboração de apresentações sobre as trocas culturais entre civilizações antigas. Este formato promove a co-construção do conhecimento e estimula a colaboração e o diálogo entre os estudantes. Em seguida, a simulação da feira de trocas atua como uma experiência prática que reforça o entendimento teórico obtido nas etapas anteriores, permitindo que os estudantes vivenciem os processos de intercâmbio de maneira simbólica. Este tipo de metodologia promove uma aprendizagem significativa e engajante, proporcionando contexto real aos estudos históricos e destacando suas conexões com o presente.

  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Divisão de grupos para pesquisa e apresentações.
  • Simulação prática de feira de trocas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade 'Expedição ao Mundo Antigo' está planejado para ocorrer em uma aula de 50 minutos, maximizando a efetividade da experiência de aprendizagem durante o período disponível. Durante esta aula, os alunos terão tempo para dividir suas tarefas de pesquisa, discutir descobertas e iniciar a elaboração de suas apresentações em grupo. A sessão culminará na feira simulada de troca de mercadorias, proporcionando uma finalização prática ao conteúdo explorado. Esta estrutura permite que os alunos apliquem imediatamente os conceitos teóricos à prática, consolidando o intangível. Optou-se por encaixar todas as atividades em uma única aula para garantir foco e continuidade no aprendizado.

  • Aula 1: Introdução à atividade, divisão em grupos, pesquisa, preparação de apresentações e feira de trocas simulada.
  • Momento 1: Introdução à atividade e divisão em grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando brevemente aos alunos o objetivo da atividade 'Expedição ao Mundo Antigo'. Destaque a importância das trocas culturais e comerciais entre as civilizações escolhidas: romanos, egípcios e chineses. Divida a turma em três grupos, garantindo que cada grupo fique responsável por uma das civilizações. É importante que você oriente os alunos sobre como devem trabalhar juntos e organizar suas tarefas.

    Momento 2: Pesquisa em grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os alunos a iniciarem uma breve pesquisa sobre os produtos e influências culturais de suas civilizações. Forneça materiais impressos e visuais sobre as civilizações. Observe se estão dividindo responsabilidades adequadamente e insira-se como mediador, se necessário, para ajudar na discussão. Avalie a colaboração e o engajamento dos alunos durante a atividade.

    Momento 3: Preparação das apresentações (Estimativa: 15 minutos)
    Incentive os grupos a usarem o restante do tempo para organizar as informações coletadas em apresentações claras e objetivas. Sugira que eles preparem cartazes ou resumos para facilitar a explicação. Permita que os alunos pratiquem suas falas em grupos antes da apresentação final. Durante esse tempo, caminhe pela sala, fornecendo feedback construtivo e dicas de comunicação. Avalie a clareza das informações e a habilidade de comunicação oral dos alunos.

    Momento 4: Feira de trocas simulada (Estimativa: 10 minutos)
    Organize a sala de aula para simular uma feira de trocas, onde cada grupo apresentará e 'trocará' mercadorias representadas por cartões. Explique como as trocas serão feitas e incentive a negociação entre grupos. Observe se os alunos estão aplicando o conhecimento adquirido sobre trocas culturais e comerciais. Faça anotações sobre o papel de cada aluno na atividade para futura avaliação.

Avaliação

A avaliação na atividade 'Expedição ao Mundo Antigo' será desenvolvida por meio de uma abordagem diversificada, garantindo que todos os objetivos de aprendizagem sejam contemplados e avaliada a capacidade dos alunos em aplicar os conhecimentos adquiridos. A avaliação formativa será uma ferramenta primordial ao longo do processo, sendo realizada através da observação do trabalho em grupo, verificação das pesquisas e durante a elaboração das apresentações. Feedbacks regulares e construtivos serão fornecidos, permitindo ajustes e melhorias contínuas. Para avaliação somativa, os alunos apresentarão seus trabalhos para a turma, e serão avaliados quanto à clareza e precisão das informações apresentadas, e a efetividade na representação do tema proposto. As apresentações serão pontuadas com base em critérios previamente definidos, incluindo a capacidade de cooperação dos alunos em grupo e a qualidade do conteúdo interativo e oral. A avaliação é projetada para ser inclusiva e adaptativa, com flexibilização de critérios para atender às necessidades individuais dos alunos, caso necessário.

  • Avaliação formativa contínua durante o projeto.
  • Feedbacks construtivos para o engajamento e evolução dos estudantes.
  • Avaliação somativa durante a apresentação de grupo com critérios claros e inclusivos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade 'Expedição ao Mundo Antigo' foram planejados para apoiar uma experiência de aprendizagem completa, ao mesmo tempo que permanece acessível e prática. Materiais impressos como mapas históricos, imagens e textos sobre as civilizações serão disponibilizados para pesquisa e suporte visual. Cartões representativos simbolizarão as mercadorias para a feira de trocas, facilitando a dinâmica prática. O enfoque é não sobrecarregar o professor financeiramente, utilizando itens que podem ser reciclados ou já existentes nas escolas. Abordagens inovadoras como simulações práticas e uso de ferramentas visuais contribuem para o aprofundamento do entendimento histórico sem depender de tecnologia digital, respeitando a diretriz de não utilização de recursos eletrônicos durante a atividade.

  • Materiais impressos e visuais sobre civilizações antigas.
  • Cartões representativos de mercadorias.
  • Recursos de papelaria acessíveis e facilmente recicláveis.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o papel docente está constantemente diante de desafios de inclusão e acessibilidade, pois exigem estratégias específicas e adaptativas. Para a atividade proposta, ainda que nenhum aluno tenha necessidades especiais identificadas, é essencial continuar promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo, que possa se ajustar se necessário. Esse compromisso pode ser alcançado através de práticas como a adaptação de materiais didáticos em formatos mais claros e visuais, além de criar oportunidades para todos expressarem suas ideias de maneira equitativa. A divisão em grupos heterogêneos pode garantir diversas perspectivas e fortalecer a compreensão coletiva. Atenção especial será dada à promoção de uma comunicação clara e ao oferecimento de suporte personalizado caso algum aluno demonstre dificuldades. Estratégias de intervenção empáticas e feedback construtivo ajudam a criar um ambiente acolhedor onde cada aluno se sente parte do grupo.

  • Adaptação de materiais para melhor compreensão visual.
  • Grupos heterogêneos para estimulação de diversas perspectivas.
  • Intervenção empática e suporte personalizado quando necessário.

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