Galeria de Heroínas: Um Passeio pelas Épocas

Desenvolvida por: Ana Pa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Mulheres no Mundo Antigo e Sociedades Medievais

A atividade 'Galeria de Heroínas: Um Passeio pelas Épocas' envolve os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na criação de uma galeria na sala de aula, dedicada a exibir e homenagear mulheres significantes dos períodos antigo e medieval. Os estudantes se dividirão em grupos, onde cada um será responsável por pesquisar sobre uma mulher notável destas épocas, criando painéis informativos que destacam suas contribuições para a sociedade, bem como os obstáculos enfrentados devido ao gênero. O projeto terminará com uma Roda de Debate, permitindo que cada grupo apresente sua personagem histórica, abrindo um espaço para a discussão dos diferentes papéis sociais destinados às mulheres nesses períodos históricos e como essas figuras femininas puderam se destacar ou alterar esses papéis. Esta atividade não apenas ilumina aspectos negligenciados da história, mas também promove habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e argumentação crítica entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da atividade 'Galeria de Heroínas: Um Passeio pelas Épocas' é capacitar os alunos a reconhecer e valorizar as contribuições das mulheres para a história e sociedade, especialmente em períodos onde seu papel era frequentemente marginalizado. Pretende-se fomentar a habilidade de pesquisa, análise crítica e a competência para trabalhar colaborativamente. Os estudantes desenvolverão uma compreensão mais profunda dos desafios enfrentados por mulheres em diferenciados contextos históricos e como, apesar destes obstáculos, contribuíram significativamente para a sociedade em que viviam.

  • Reconhecer a importância das contribuições femininas na história
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica
  • Promover o trabalho colaborativo e a discussão em grupo
  • Compreender os desafios históricos enfrentados pelas mulheres devido ao gênero

Conteúdo Programático

A estrutura do conteúdo gira em torno das biografias de mulheres influentes das eras antigas e medievais, abordando não apenas suas realizações, mas também as barreiras sociais e culturais que enfrentaram. Esta escolha de conteúdo visa aprofundar a compreensão dos alunos sobre a intersecção entre gênero e poder ao longo da história, oferecendo um olhar diferenciado sobre a participação feminina em momentos-chave da humanidade.

  • Biografias de mulheres importantes do mundo antigo
  • Desafios sociais e culturais enfrentados por mulheres na época medieval
  • Contribuições femininas na política, ciência, arte e literatura no contexto histórico

Metodologia

A metodologia proposta para esta atividade envolve uma aprendizagem baseada em projetos, promovendo a pesquisa ativa, a criatividade no design dos painéis e habilidades de apresentação durante a Roda de Debate. Grupos de alunos trabalharão juntos na pesquisa e elaboração dos painéis informativos sobre as figuras femininas selecionadas, seguidos pela participação ativa na Roda de Debate, onde defenderão e discutirão suas descobertas com a turma.

  • Pesquisa em grupo sobre figuras femininas históricas
  • Criação de painéis informativos
  • Apresentação na Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Galeria de Heroínas: Um Passeio pelas Épocas' será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os grupos realizarão as pesquisas e iniciarão a criação dos painéis. A segunda aula será dedicada à montagem final da galeria e à realização da Roda de Debate.

  • Aula 1: Pesquisa e início da criação dos painéis
  • Aula 2: Finalização dos painéis e Roda de Debate

Avaliação

A avaliação dessa atividade será baseada na qualidade da pesquisa realizada, na criatividade e informações contidas nos painéis, e na capacidade de apresentação e argumentação durante a Roda de Debate. Será dado um peso especial à habilidade dos alunos em trabalhar em equipe, assim como na profundidade da análise crítica demonstrada durante as discussões. Exemplos de critérios podem incluir: clareza e precisão das informações, habilidades de comunicação durante a apresentação, originalidade no design do painel, e engajamento construtivo na Roda de Debate.

Materiais e ferramentas:

Para a execução dessa atividade, serão necessários materiais básicos para a confecção dos painéis (papel cartão, canetas coloridas, cola, tesouras), acesso a recursos de pesquisa (livros, artigos online, acesso à internet) e um espaço adequado na sala de aula para a montagem da galeria e realização da Roda de Debate.

  • Papel cartão e canetas coloridas
  • Cola e tesouras
  • Acesso à internet e recursos de pesquisa
  • Espaço para exposição dos painéis e realização da Roda de Debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo