O Julgamento dos Fatos Históricos

Desenvolvida por: Anisio… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Eventos Históricos Controversos

Nesta atividade denominada 'O Julgamento dos Fatos Históricos', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos a um modelo de aprendizagem ativa, combinando a Sala de Aula Invertida com a metodologia da Roda de Debate. Antes da aula, os estudantes receberão a tarefa de pesquisar sobre um evento histórico controverso ou personagem, como o julgamento de Sócrates ou a tomada da Bastilha, e suas implicações sociais, políticas e culturais. Durante a aula, eles serão divididos em dois grupos, cada um defendendo um ponto de vista diferente sobre o evento ou personagem estudado. Utilizando as informações adquiridas na preparação pré-aula, os alunos deverão argumentar seus pontos de vista de maneira convincente. Após as apresentações, o restante da classe, agindo como 'jurados', terá a oportunidade de questionar os argumentos apresentados, promovendo uma Roda de Debate rica e dinâmica. Este processo não apenas aprimorará suas habilidades de pesquisa e argumentação, mas também promoverá a empatia e a compreensão das complexidades dos eventos históricos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade crítica para analisar e debater sobre eventos históricos controversos, fomentando a compreensão de diferentes perspectivas e a tolerância a opiniões divergentes. Pretende-se também aprimorar habilidades de pesquisa, argumentação e oratória, além de promover a capacidade de síntese e resumo das informações coletadas. O uso da metodologia de Sala de Aula Invertida visa estimular o estudo autônomo e a proatividade dos alunos, enquanto a Roda de Debate possibilita a prática de argumentação embasada, promovendo uma aprendizagem mais significativa e engajada.

  • Analisar criticamente eventos históricos controversos
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação
  • Promover a empatia e compreensão de perspectivas divergentes
  • Aprimorar a capacidade de oratória e debate
  • Estimular a proatividade e o estudo autônomo

Conteúdo Programático

Este plano de aula cobrirá um estudo aprofundado sobre um evento histórico controverso escolhido como tema. Através do modelo de Sala de Aula Invertida, os alunos serão incentivados a pesquisar de maneira independente antes da aula, coletando informações relevantes e preparando argumentos. Seguido por uma Roda de Debate em aula, os alunos terão a oportunidade de apresentar seus argumentos, desafiando e sendo desafiados pelo ponto de vista oposto. O papel dos 'jurados' acrescenta uma camada de interatividade e análise crítica ao debate, permitindo uma reflexão coletiva sobre os argumentos apresentados.

  • Modelo de Sala de Aula Invertida
  • Pesquisa sobre evento histórico controverso
  • Preparação de argumentos
  • Roda de Debate
  • Análise crítica e reflexão sobre o debate

Metodologia

Esta atividade baseia-se na metodologia ativa de aprendizagem, usando a Sala de Aula Invertida para preparação pré-aula e a Roda de Debate para aplicação em sala de aula. Os alunos serão orientados a pesquisar sobre o tema proposto antecipadamente e, durante a aula, serão divididos em grupos para defender seus pontos de vista sobre o tema. A discussão será mediada pelo professor, garantindo um ambiente respeitoso e construtivo. A dinâmica de jurados ajuda a manter todos os alunos engajados e promove uma compreensão aprofundada sobre o tema discutido.

  • Preparação e pesquisa independente pré-aula
  • Formação de dois grupos com perspectivas opostas
  • Apresentação de argumentos pelo grupo
  • Roda de Debate com interação do 'júri'
  • Mediação pelo professor para garantir discussão construtiva

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, após uma breve introdução pelo professor, os grupos apresentarão seus argumentos. Na segunda aula, a Roda de Debate terá lugar, seguida de uma sessão de reflexão e discussão coletiva para consolidar o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução e apresentação dos argumentos dos grupos
  • Aula 2: Roda de Debate e reflexão coletiva

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na qualidade da pesquisa pré-aula, clareza dos argumentos apresentados, habilidade em responder às perguntas durante a Roda de Debate e contribuição para a discussão coletiva. Será dada especial atenção à originalidade dos argumentos e à capacidade dos alunos de analisar criticamente as diferentes perspectivas apresentadas. Exemplos de critérios includem: coerência e relevância das informações pesquisadas, eficácia na comunicação de ideias, e respeito pelas opiniões alheias.

Materiais e ferramentas:

Para o sucesso desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa pré-aula, material didático sobre o evento histórico selecionado, espaço adequado para a realização da Roda de Debate e materiais de apoio para anotação e apresentação. O professor pode enriquecer a atividade com vídeos, documentários e artigos sobre o tema para estimular o interesse e o debate.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Material didático sobre o evento histórico
  • Espaço adequado para a Roda de Debate
  • Materiais de apoio: quadro branco, marcadores, papel

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo