Viagem no Tempo: Grandes Civilizações

Desenvolvida por: Ronald… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Civilizações Antigas

A atividade propõe que os alunos do 6º ano, divididos em grupos, pesquisem sobre diferentes civilizações antigas, como Egito, Mesopotâmia e Grécia. Cada grupo deve explorar e apresentar os aspectos culturais, sociais e tecnológicos da civilização escolhida, utilizando cartazes ou apresentações digitais. A intenção é desenvolver a autonomia na pesquisa, promover a colaboração entre colegas e incentivar a habilidade de comunicação oral e visual. Os alunos serão motivados a relacionar os conceitos descobertos com o cotidiano e a perceber a importância dessas civilizações na formação do mundo moderno.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade envolvem o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e comunicação, uma compreensão mais profunda das civilizações antigas e suas contribuições para a sociedade atual, além de promover o trabalho colaborativo entre os alunos. A atividade busca proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar a história dessas civilizações de maneira ativa e participativa. Permitindo que eles não apenas consolidem seus conhecimentos históricos, mas também ampliem sua capacidade de trabalhar em equipe e integrar informações de diferentes fontes para uma apresentação coerente e rica.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa
  • Promover a comunicação oral e visual
  • Entender as contribuições das civilizações antigas para a sociedade atual
  • Incentivar o trabalho colaborativo

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06HI06: Identificar e compreender características das sociedades antigas e suas contribuições para a atualidade

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange o estudo de diversas civilizações antigas, focando no Egito, Mesopotâmia e Grécia. Os alunos irão explorar as características únicas de cada civilização, incluindo seus principais aspectos sociais, culturais e tecnológicos. Este estudo permitirá que os alunos percebam como essas civilizações influenciaram a estrutura social e cultural do mundo contemporâneo, incentivando uma reflexão crítica sobre essa herança.

  • Características sociais das civilizações antigas
  • As inovações tecnológicas de cada civilização
  • A influência cultural das civilizações na atualidade

Metodologia

A metodologia adotada se baseia em uma aprendizagem ativa, onde os alunos são protagonistas do processo educativo. Por meio de pesquisa em grupo, os alunos desenvolverão suas capacidades de comunicação e análise crítica, além de aprenderem a trabalhar colaborativamente. A apresentação final dos grupos, seja por meio de cartazes ou apresentações digitais, permitirá que os alunos desenvolvam e aprimorem suas habilidades de comunicação visual e oral, essenciais para o desenvolvimento completo do estudante.

  • Aprendizagem ativa
  • Trabalho em grupo
  • Comunicação oral e visual

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade contempla uma única aula de 60 minutos, dividida em momentos de pesquisa, desenvolvimento e apresentação. Durante a aula, os grupos deverão organizar suas pesquisas para preparar uma apresentação. Esse formato permite que os alunos se organizem e explorem a colaboração para o sucesso da tarefa. Embora as próximas etapas devam ser desenvolvidas fora de sala, a aula será o catalisador inicial necessário para o desenvolvimento das competências propostas.

  • Aula 1: Introdução ao tema, divisão em grupos e início da pesquisa
  • Momento 1: Introdução ao Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando brevemente o objetivo da atividade. Utilize um mapa ou linhas do tempo para contextualizar as civilizações antigas: Egito, Mesopotâmia e Grécia. Pergunte aos alunos se já ouviram falar dessas civilizações e o que sabem sobre elas. É importante que você desperte a curiosidade deles sobre os povos que ajudaram a moldar a sociedade atual. Observe se há alunos que mostram mais interesse ou compartilham informações adicionais.

    Momento 2: Orientações e Formação dos Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Explique aos alunos que eles serão divididos em grupos e cada grupo ficará responsável por uma civilização. Divida a turma em grupos, organizando de forma a equilibrar habilidades e perfis. É importante que você instrua os alunos a escolherem um líder e um secretário para anotar as informações obtidas. Sugira que distribuam as tarefas de maneira justa entre os membros do grupo.

    Momento 3: Planejamento da Pesquisa (Estimativa: 15 minutos)
    Peça para que cada grupo defina quais aspectos da civilização irão explorar: cultura, aspectos sociais e inovações tecnológicas. Oriente-os a registrar as ideias principais e guiar a pesquisa de acordo com as preferências do grupo. Faça intervenções para apoiar grupos que estão com dificuldade de iniciar ou direcionar a pesquisa. Avalie a organização e clareza do planejamento inicial.

    Momento 4: Início da Pesquisa (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que os alunos utilizem os recursos da sala (computadores, tablets, acesso à biblioteca) para começar a pesquisar as informações sobre suas civilizações. Circule entre os grupos para garantir que todos estão envolvidos e entendem os objetivos das pesquisas. Sugira fontes confiáveis online e incentive a consulta de livros na biblioteca. Verifique se os alunos conseguem relacionar os conceitos pesquisados com o mundo atual. Certifique-se de que todos participem ativamente da pesquisa.

    Momento 5: Encerramento e Retorno das Descobertas (Estimativa: 5 minutos)
    Conduza um breve momento de partilha, onde cada grupo compartilha uma descoberta interessante que fizeram até agora. Isso fomentará o interesse uns nos temas dos outros e criará uma atmosfera de colaboração. Incentive perguntas e comentários dos colegas para aumentar a interatividade. Faça uma breve avaliação oral sobre as atividades, verificando se os objetivos da aula foram entendidos.

Avaliação

A avaliação será formativa, focando no processo de aprendizagem ao longo da atividade. O professor deverá considerar o engajamento dos alunos durante as pesquisas e as apresentações. É importante oferecer feedback formativo, incentivando a reflexão sobre o que foi aprendido e áreas para melhorar. Critérios de avaliação incluirão a qualidade da pesquisa realizada, a criatividade e clareza na apresentação e a capacidade de colaborar em equipe. O feedback deverá ser construtivo, apontando tanto os pontos fortes quanto as áreas de melhoria. Esta abordagem permite adaptar a avaliação às diversas capacidades dos alunos, promovendo um ambiente inclusivo onde todos possam expressar seus pontos de vista e habilidades de maneira equitativa.

  • Qualidade da pesquisa realizada
  • Criatividade na apresentação
  • Engajamento e colaboração em grupo

Materiais e ferramentas:

Dentre os materiais necessários para a atividade, incluem-se recursos tecnológicos como computadores ou tablets para pesquisa, além de ferramentas para apresentação, como impressora para os cartazes e software de apresentação para as versões digitais. O acesso a uma biblioteca ou recursos online também será essencial. Além disso, é importante que os alunos tenham acesso a materiais básicos de apresentação, como papel, canetas coloridas e acesso à internet para pesquisa. A escolha dos recursos deve garantir que os alunos consigam explorar as potencialidades e parâmetros tecnológicos para enriquecer seu processo de apreensão do conhecimento.

  • Computadores ou tablets
  • Biblioteca ou recursos online
  • Materiais de papelaria

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o professor enfrenta grandes desafios em sua rotina, portanto, toda ajuda é válida quando se trata de inclusão e acessibilidade. Para esta atividade, mesmo sem alunos com necessidades especiais, é crucial criar um ambiente inclusivo, onde todos se sintam acolhidos e respeitados. Sugere-se a utilização de recursos visuais e materiais didáticos acessíveis a todos os alunos. Considerar diferentes estilos de aprendizagem também é uma forma de promover inclusão. Incentivar que os alunos compartilhem suas pesquisas de maneira que todos possam entender, lançando mão de abordagens verbais e visuais, pode assegurar que todos compreendam o tema abordado.

  • Uso de materiais acessíveis
  • Consideração de diferentes estilos de aprendizagem
  • Aproximação inclusiva na apresentação dos resultados

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