Esta atividade pedagógica transforma o conteúdo sobre a Sociedade Feudal em uma experiência imersiva e dinâmica, por meio de um jogo de cartas específico. Os alunos, agrupados em duplas, serão encorajados a utilizar estratégias e conhecimentos sobre o feudalismo ao jogar. Cada carta do baralho especial representa diferentes figuras do período feudal, como senhores feudais, cavaleiros, servos, entre outros, contendo informações importantes sobre suas funções e relevância naquela sociedade. À medida que as duplas jogam, elas terão que fazer escolhas e traçar estratégias baseadas nas relações de poder e nas obrigações típicas do sistema feudal, proporcionando uma compreensão prática sobre como essas relações influenciavam a vida diária das pessoas e determinavam a estrutura da sociedade naquela época. Ao final da aula, uma discussão em grupo será realizada para refletir sobre as lições aprendidas durante o jogo e conectar essas experiências com o conteúdo histórico do feudalismo.
Este plano de aula visa fornecer aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental uma compreensão pragmática e dinâmica da sociedade feudal. Através da atividade prática, espera-se que os estudantes consigam identificar e analisar as diferentes camadas e funções sociais da época, como servos, cavaleiros e senhores feudais, e como suas interações formavam a base do sistema feudal. Ademais, almeja-se que os discentes compreendam a importância das relações de poder e obrigações, e como estas afetavam a vida das pessoas, contribuindo para uma visão crítica e aprofundada da estrutura social e política do feudalismo.
O conteúdo programático coberto nesta atividade engloba um estudo detalhado sobre a sociedade feudal, focando na hierarquia e nas relações sociais características do período. Será abordada a estrutura de poder do feudalismo, destacando os diferentes papéis e responsabilidades de senhores feudais, cavaleiros e servos. Além disso, a atividade propicia uma análise crítica sobre como o sistema feudal influenciava a vida cotidiana, economia e a estrutura social da época.
A atividade será realizada seguindo a metodologia ativa 'Mão-na-massa', onde os alunos participam ativamente do processo de aprendizagem. As duplas receberão um baralho de cartas especialmente criado para a atividade, com o qual jogarão um jogo que simula as relações sociais e de poder dentro do sistema feudal. Este método permite que os alunos experimentem e visualizem conceitos abstratos de forma prática, promovendo uma melhor retenção do conhecimento.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita uma introdução teórica ao feudalismo, seguida pela explicação das regras do jogo e início da atividade prática. A segunda aula será dedicada à conclusão do jogo e à realização da discussão em grupo sobre o aprendizado.
A avaliação dos alunos será baseada tanto em sua participação e engajamento durante o jogo quanto na qualidade e profundidade de suas contribuições para a discussão em grupo final. Será considerada a capacidade dos alunos em aplicar estratégias lógicas durante o jogo, assim como a habilidade em fazer conexões entre a experiência prática e os conceitos teóricos do feudalismo. Exemplos de questões a serem discutidas na avaliação incluem a análise crítica das relações de poder no feudalismo e como essas relações influenciavam a vida das pessoas.
Os materiais necessários para a execução desta atividade incluem o baralho de cartas criado especificamente para o jogo, que contém as diversas figuras da sociedade feudal e suas descrições. Serão necessários também espaço adequado para os alunos jogarem em duplas e material para anotações. A discussão coletiva pode ser enriquecida com o uso de um quadro ou projetor para compartilhar ideias.
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