Jogo da Centralização Monárquica

Desenvolvida por: Gelson… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo

A atividade 'Jogo da Centralização Monárquica' é uma simulação interativa destinada a alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Nessa atividade, cada estudante assumirá o papel de uma figura histórica ou evento chave relevante no contexto da formação e consolidação das monarquias europeias. O principal objetivo é compreender como essas monarquias se centralizaram e estabilizaram o poder durante o período abrangido pelos Humanismos e Renascimentos. A dinâmica será conduzida em um formato de jogo de tabuleiro, onde os alunos devem trabalhar juntos e formular estratégias para superar desafios históricos específicos, promovendo um aprendizado ativo e colaborativo. A atividade foi elaborada considerando as habilidades cognitivas e sociais características da faixa etária dos estudantes, garantindo que, por meio do jogo, eles possam aprimorar suas capacidades de argumentação, raciocínio crítico e interação social, enquanto se familiarizam com conceitos históricos importantes.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade focam no desenvolvimento de uma compreensão crítica sobre os processos históricos relacionados à centralização das monarquias europeias, combinando conteúdos de história com habilidades analíticas e sociais. Através do jogo, os alunos irão explorar as características dos Humanismos e dos Renascimentos, identificando suas influências na sociedade. Além disso, os estudantes serão incentivados a refletir sobre a ideia de modernidade e sua aplicabilidade no contexto europeu, tudo isso promovendo uma aprendizagem significativa que integra aspectos históricos com a prática de habilidades socioemocionais, como liderança colaborativa e respeito à diversidade de ideias.

  • Compreender o processo de centralização política das monarquias europeias.
  • Identificar características dos Humanismos e Renascimentos.
  • Refletir sobre a noção de modernidade em um contexto histórico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07HI01: Explicar o significado de “modernidade” e suas lógicas de inclusão e exclusão, com base em uma concepção europeia.
  • EF07HI04: Identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados.
  • EF07HI07: Descrever os processos de formação e consolidação das monarquias e suas principais características com vistas à compreensão das razões da centralização política.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange tópicos pertinentes ao estudo das monarquias europeias entre os séculos XV e XVII, destacando como os Humanismos e Renascimentos influenciaram politicamente o continente. A atividade propicia um mergulho nos fatores que contribuíram para a centralização dos governos monárquicos, incluindo reformas administrativas e influências culturais da época. Estas informações são apresentadas de forma integrada para reforçar a associação entre eventos históricos e mudanças culturais significativas, favorecendo uma abordagem interdisciplinar que inclui noções básicas de política, cultura e sociedade.

  • Formação das monarquias europeias no período moderno.
  • Impactos dos Humanismos e Renascimentos.
  • Centralização política como resposta a desafios internos e externos.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade baseia-se no uso de jogos interativos como ferramentas educacionais, permitindo que os alunos aprendam história de maneira dinâmica e envolvente. A simulação oferece uma plataforma para que os estudantes assumam papéis ativos em seu processo de aprendizagem, fomentando o desenvolvimento de competências como pensamento crítico, trabalho em equipe e habilidades de argumentação. A abordagem pedagógica é sustentada por princípios de métodos ativos de aprendizagem, incentivando o protagonismo dos alunos na resolução de problemas e na tomada de decisões práticas, conectando o conteúdo histórico a habilidades amplas necessárias para a cidadania ativa.

  • Uso de simulação e role-playing em contextos históricos.
  • Aprendizagem baseada em problemas para resolução de cenários.
  • Promoção de habilidades colaborativas e argumentativas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em um único encontro de 60 minutos onde as etapas do jogo serão executadas. No início da aula, haverá uma breve introdução sobre o contexto histórico do período em foco. Em seguida, os alunos serão apresentados às regras do jogo e ao papel que desempenharão durante a atividade. O tempo será majoritariamente dedicado à execução do jogo, onde os alunos deverão resolver os desafios propostos e formular estratégias de acordo com os eventos históricos. Na conclusão, haverá um momento de reflexão e discussão sobre as lições aprendidas e suas conexões com o mundo contemporâneo.

  • Aula 1: Introdução ao contexto histórico, explicação do papel de cada aluno no jogo e execução da simulação, seguida de uma discussão sobre as aprendizagens.
  • Momento 1: Introdução ao Contexto Histórico (Estimativa: 15 minutos)
    Comece a aula com uma breve apresentação multimídia sobre o contexto histórico das monarquias na Europa e o impacto dos Humanismos e Renascimentos. Explique a importância deste período para a formação do que conhecemos hoje como Estados Nacionais. Permita que os alunos façam perguntas para esclarecer dúvidas. É importante que o professor observe se os alunos estão acompanhando as informações e se estão conectando com o conteúdo apresentado.

    Momento 2: Explicação dos Papéis e Regras do Jogo (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua os cartões de personagens e eventos históricos aos alunos, explicando detalhadamente o papel de cada um no jogo. Leia em voz alta as regras do jogo de tabuleiro e certifique-se de que todos entenderam suas funções e os objetivos da atividade. Incentive os alunos a discutirem entre si como pensam em atuar durante o jogo, promovendo o engajamento e o trabalho em equipe. Observe se há dificuldades de compreensão, intervindo para esclarecer e apoiar os alunos sempre que necessário.

    Momento 3: Execução da Simulação (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente os alunos a começarem a simulação. Durante a atividade, movimente-se pela sala para observar as interações e estratégias que os alunos estão desenvolvendo. Forneça feedback imediato a pequenos grupos ou individualmente para incentivar o raciocínio crítico e a colaboração. Permita que os alunos explorem seu papel e o contexto histórico na prática, promovendo habilidades argumentativas e colaborativas.

    Momento 4: Discussão e Reflexão sobre as Aprendizagens (Estimativa: 5 minutos)
    Conduza uma breve discussão em grupo sobre as principais aprendizagens da atividade. Pergunte aos alunos como foi a experiência de se colocarem no papel das figuras históricas e o que descobriram sobre a centralização política das monarquias europeias. Incentive-os a compartilhar suas percepções e reflexões, promovendo uma avaliação colaborativa e reflexiva. Conclua reforçando a conexão entre o que foi estudado e sua importância para a compreensão da modernidade.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada em diferentes metodologias que permitam ao professor observar e medir a compreensão e engajamento dos alunos. Primeiramente, será feita uma avaliação formativa continua durante o jogo, através da observação dos alunos em suas interações e tomadas de decisão para identificar sua compreensão dos temas discutidos. Além disso, os alunos serão incentivados a realizar uma autoavaliação reflexiva sobre sua participação e aprendizado no jogo, permitindo-lhes considerar suas decisões e como estas se relacionam com os objetivos históricos. Também será possível aplicar uma breve avaliação escrita no final da aula, onde os alunos poderão expressar suas compreensões sobre os temas abordados, garantindo que o processo de ensino-aprendizagem alcance os resultados desejados. Esses métodos de avaliação contemplam diferentes dimensões do aprendizado, incluindo a reflexão crítica, a interação social e a aplicação prática de conhecimentos históricos.

  • Observação contínua e feedback do desempenho no jogo.
  • Autoavaliação reflexiva sobre participação e aprendizado.
  • Avaliação escrita com questões sobre o conteúdo histórico.

Materiais e ferramentas:

Os recursos e ferramentas destinados a esta atividade foram selecionados para apoiar a realização de um jogo de simulação histórico que mantenha o interesse e engajamento dos estudantes. Serão necessários elementos que auxiliem na ambientação e no cenário histórico, como marcador de tempo, cartões de personagens e eventos, além de tabuleiros ilustrativos que coloquem os estudantes dentro do contexto das monarquias europeias. Tecnologias educacionais, como apresentações multimídia, também podem ser utilizadas para introduzir o tema ao início da aula. Todos os materiais propostos são de fácil acesso e utilização, contribuindo para um aprendizado enriquecedor sem sobrecarregar o docente com recursos sofisticados e custosos.

  • Cartões de personagens e eventos históricos.
  • Tabuleiros ilustrativos do cenário das monarquias.
  • Apresentações multimídia para introdução ao tema.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos que gerenciar uma sala de aula diversa pode ser desafiador, mas é fundamental garantir que todos os alunos, independentemente de suas condições, possam participar efetivamente da atividade. Para os alunos com transtorno do espectro autista (Nível 2), recomenda-se adaptar a comunicação com instruções claras e visuais, utilizando cartões de tarefas e sinais visuais para facilitar a compreensão dos papéis no jogo. O ambiente de aprendizagem deve ser ajustado para fomentar uma participação tranquila, evitando sobrecarga sensorial. O uso de tecnologia assistiva, como aplicativos de comunicação aumentativa, pode ser integrado de forma discretamente adequada. Estrategicamente, incentivar a colaboração em pares ou grupos pequenos pode promover uma interação mais confortável e menos estressante. Caso algum aluno demonstre sinais de sobrecarga ou dificuldade, é importante intervir de maneira cuidadosa, ajustando tarefas ou oferecendo momentos de pausa. Manter uma comunicação constante com a família desses alunos também é crucial para o sucesso da inclusão. Monitorar e ajustar essas estratégias, observando dados sobre a participação dos alunos, permitirá a adaptação contínua para garantir a eficácia das medidas de inclusão.

  • Instruções visuais e cartões de tarefa para compreensão clara.
  • Ajustes no ambiente para minimizar sobrecarga sensorial.
  • Uso de tecnologia assistiva integrada para apoio comunicacional.

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