Trama Histórica: Tecendo histórias de Yorubás e Gana

Desenvolvida por: Julian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Sociedades Africanas

Esta aula prática, denominada 'Trama Histórica: Tecendo histórias de Yorubás e Gana', se propõe a mergulhar os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental na rica história e cultura das sociedades Yorubás e de Gana, explorando como o passado dessas civilizações influencia o presente. A técnica Mão-na-massa será a metodologia central, complementada pela Sala de Aula Invertida, proporcionando uma experiência de aprendizado ativa e engajante. Iniciaremos com uma exposição breve por parte do professor sobre o contexto histórico e cultural dessas sociedades. Subsequentemente, os alunos serão divididos em grupos e receberão um conjunto de materiais que inclui textos, imagens e trechos de documentários, que os auxiliarão a entender melhor a vida, cultura, tecnologia e organização social das sociedades Yorubás e Gana. Cada grupo deverá compilar essas informações em uma colcha de retalhos histórica, representada num painel, onde cada retalho ilustra diferentes facetas dessas sociedades e sua relação com o mundo contemporâneo. A atividade culmina com apresentações desses painéis, permitindo a troca de conhecimento entre os grupos e a reflexão sobre as conexões entre passado e presente.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é duplo: Por um lado, procura-se aprimorar a compreensão dos estudantes sobre as sociedades africanas pré-europeias, com foco nas sociedades Yorubás e de Gana, uma área muitas vezes sub-representada nos currículos tradicionais. Por outro, visa-se desenvolver habilidades críticas nos alunos, encorajando-os a conectar informações históricas à realidade presente, promovendo uma compreensão mais profunda de como o passado molda o presente. Através do trabalho em equipe, espera-se também fomentar habilidades sociais e de pesquisa, preparando os alunos para desafios futuros.

  • Ampliar a compreensão dos alunos sobre as sociedades Yorubás e de Gana
  • Estimular a capacidade crítica para conectar o passado ao presente
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará a organização social, crenças, arte, tecnologia e influências históricas das sociedades Yorubás e de Gana. Explorará também a interação dessas sociedades com o mundo exterior antes e após o contato com os europeus, e como tais interações moldaram o desenvolvimento tanto interno quanto no cenário mundial. A diversidade cultural, a importância da oralidade, e as contribuições dessas sociedades para a ciência e tecnologia serão pontos destacados, fomentando nos alunos o apreço pela riqueza e complexidade das civilizações africanas.

  • Organização social e política das sociedades Yorubás e de Gana
  • A arte e crenças nas sociedades Yorubás e de Gana
  • Contribuições tecnológicas e científicas
  • Influência histórica e interações globais

Metodologia

A metodologia ativa Mão-na-massa, combinada à Sala de Aula Invertida, constituirá a base pedagógica desta atividade. Os alunos inicialmente receberão informações contextualizadas pelo professor, seguidas pela pesquisa e análise de materiais didáticos em grupos. Esta abordagem promove um aprendizado mais ativo, onde os alunos são protagonistas do processo, colaborando na construção de um painel histórico-cultura. Através desta experiência, aprenderão a selecionar, organizar e sintetizar informações, além de melhorar suas habilidades de apresentação e trabalho em equipe.

  • Exposição introdutória pelo professor
  • Trabalho em grupo na análise de textos, imagens e documentários
  • Criação colaborativa de uma colcha de retalhos histórica em painel
  • Apresentações e discussões em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em três aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, o professor fará a introdução do tema e distribuirá os materiais. As duas aulas seguintes serão dedicadas ao trabalho em grupo para a criação dos painéis e, posteriormente, à apresentação e discussão dos mesmos entre os grupos.

  • Aula 1: Introdução ao tema e distribuição de materiais
  • Aula 2: Trabalho em grupo para criação dos painéis
  • Aula 3: Apresentações dos painéis e discussão

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação, colaboração, pesquisa, criatividade, e capacidade de análise crítica demonstrada pelos students ao longo do projeto. Consideraremos a capacidade de cada grupo em sintetizar e apresentar as informações de forma coerente e criativa no painel, bem como a habilidade em discutir e conectar o passado ao presente durante as apresentações. A autoavaliação e avaliação pelos pares também serão incentivadas, criando um ambiente de aprendizagem reflexivo e colaborativo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem textos, imagens e trechos de documentários sobre as sociedades Yorubás e de Gana, materiais para criação dos painéis (papel kraft, tesouras, cola, marcadores, etc.), acesso à internet para pesquisa adicional, e possivelmente um projetor para facilitar as apresentações dos grupos. Estes recursos enriquecerão a experiência de aprendizado, permitindo uma abordagem mais dinâmica e interativa da história e cultura dessas sociedades.

  • Textos e imagens sobre as sociedades Yorubás e Gana
  • Trechos de documentários
  • Materiais para os painéis
  • Acesso à internet
  • Projetor para as apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo