Indústria em Jogo: A Revolução Industrial no Tabuleiro

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Revolução Industrial

Nesta atividade prática, os alunos terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a Revolução Industrial de uma maneira inovadora e interativa, criando um jogo de tabuleiro que represente esse período histórico. O jogo deve ilustrar aspectos cruciais da Revolução, incluindo os impactos sobre a produção, a circulação de pessoas, produtos e culturas, além da migração do campo para a cidade, o surgimento de novas classes sociais e a internacionalização do comércio. As equipes serão responsáveis por desenhar o tabuleiro, criar as regras e definir os objetivos do jogo. Após a construção, cada grupo apresentará seu jogo à turma, explicando o processo de criação e como os elementos do jogo conectam-se com os impactos da Revolução Industrial. Esta atividade não só facilita o entendimento dos alunos sobre um período crucial da história mundial mas também fomenta habilidades como trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade prática incluem não apenas o aprofundamento do conhecimento histórico sobre a Revolução Industrial e seus impactos mas também o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais, tais como trabalho em equipe, criatividade, habilidades analíticas e comunicação eficaz.

  • Aprofundar o conhecimento sobre a Revolução Industrial, incluindo seus impactos sociais, econômicos e culturais.
  • Desenvolver competências como trabalho em equipe e comunicação.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico por meio da criação de um jogo de tabuleiro.
  • Compreender a importância da migração do campo para a cidade e o surgimento de novas classes sociais na era industrial.
  • Entender a internacionalização do comércio como consequência da Revolução Industrial.

Conteúdo Programático

A atividade aborda conceitos fundamentais relacionados à Revolução Industrial, tais como o iluminismo, liberalismo, as condições político-sociais da Inglaterra do século XVII, e as consequências dessa revolução na produção, circulação de pessoas e produtos, e nas mudanças culturais. Destaca a relevância da história econômica e social no desenvolvimento do mundo contemporâneo.

  • Iluminismo e liberalismo
  • Condições político-sociais da Inglaterra do século XVII
  • Impactos da Revolução Industrial
  • Migração do campo para a cidade e surgimento de novas classes sociais
  • Internacionalização do comércio

Metodologia

A atividade será desenvolvida com base na metodologia ativa 'Mão-na-massa', incentivando os alunos a participarem ativamente do processo de aprendizagem através da criação de um jogo de tabuleiro. As equipes trabalharão de maneira colaborativa para pesquisar, planejar e executar suas ideias, aplicando seus conhecimentos históricos de maneira criativa.

  • Pesquisa e planejamento do jogo
  • Desenvolvimento do tabuleiro e das regras do jogo
  • Criação de objetivos que representem a temática da Revolução Industrial
  • Apresentação e explicação do jogo criado para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade tem uma carga horária total de 2 horas, divididas em duas aulas consecutivas de 60 minutos cada.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação dos grupos e início da pesquisa e planejamento.
  • Aula 2: Finalização dos jogos de tabuleiro e apresentações para a turma.

Avaliação

A avaliação será baseada na criatividade, originalidade, coesão com o tema da Revolução Industrial, além da qualidade da apresentação oral. Será considerada a capacidade dos alunos em trabalhar em equipe, a aplicação do conhecimento histórico na criação do jogo e a clareza na explicação de como cada elemento do jogo representa aspectos da Revolução Industrial. Será utilizada uma rubrica de avaliação para garantir uma análise justa e abrangente de cada aspecto relevante do projeto.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários incluem cartolina ou papelão para a base do tabuleiro, marcadores, tesouras, cola e materiais de decoração, como adesivos ou recortes. Recursos adicionais podem incluir acesso à internet para pesquisa e possivelmente softwares de design gráfico, caso desejem digitalizar seu jogo.

  • Cartolina ou papelão
  • Marcadores coloridos
  • Tesouras e cola
  • Materiais de decoração
  • Acesso à Internet e softwares de design gráfico (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo