Esta atividade pedagógica busca engajar os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental na reflexão crítica sobre os impactos duradouros da escravidão nas estruturas sociais do Brasil contemporâneo e a relevância das ações afirmativas como mecanismos de combate às desigualdades. Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os estudantes serão incentivados a explorar, em casa, vídeos e artigos que delineiam como a escravidão moldou diversos aspectos da sociedade brasileira. Em sala de aula, serão promovidos debates estimulados por questões norteadoras, como a persistência dos legados da escravidão na sociedade atual e o papel das ações afirmativas. Posteriormente, os alunos serão divididos em grupos para desenvolver e apresentar trabalhos que conectem as discussões travadas com a importância das ações afirmativas no contexto atual, incentivando uma análise crítica e reflexiva sobre o tema.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos estudantes uma compreensão profunda sobre como a escravidão contribuiu para a configuração das estruturas sociais brasileiras atuais, identificando seus reflexos na sociedade contemporânea. Além disso, busca-se estimular uma reflexão crítica sobre o papel e a importância das ações afirmativas na promoção da igualdade social. Os alunos serão encorajados a desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica, argumentação e trabalho em equipe, enquanto exploram conexões entre o passado e o presente, entendendo a importância de medidas que visam combater os legados da escravidão no Brasil.
O programa desta atividade inclui o exame de materiais que discorrem sobre a história da escravidão no Brasil e seu papel na formação das estruturas sociais brasileiras, além de um estudo sobre políticas oficiais em relação aos povos indígenas e o impacto das culturas letradas e não letradas e das artes no século XIX. O conteúdo está desenhado para facilitar uma compreensão abrangente dos legados da escravidão e promover uma discussão informada sobre as ações afirmativas no Brasil.
A metodologia adotada será a Sala de Aula Invertida, onde os estudantes primeiro entrarão em contato com o conteúdo em casa através de vídeos e textos selecionados. Em sala de aula, participarão ativamente de debates guiados por perguntas chave e, em seguida, trabalharão em grupos para elaborar apresentações que conectem as discussões realizadas com a relevância das ações afirmativas na atualidade. Este método busca incentivar a autonomia do aluno, o pensamento crítico e a colaboração.
A atividade terá uma duração total de 3 horas, dividida em três aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada a introdução ao tema e orientações gerais. Na segunda aula, acontecerão os debates com base nas perguntas norteadoras. Na terceira aula, os grupos apresentarão seus trabalhos, seguidos de uma discussão final sobre os principais aprendizados.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos nos debates, na qualidade do trabalho em equipe e na apresentação final dos grupos. Critérios como a capacidade de análise crítica, a clareza na argumentação, a habilidade de conectar o passado com o presente e a criatividade nas apresentações serão considerados. Observações construtivas serão fornecidas para estimular a reflexão e o crescimento contínuo dos alunos. Exemplos de boas práticas e pontos a serem melhorados serão discutidos em sala, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e reflexivo.
Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos variados, como vídeos educativos, artigos acadêmicos e outras leituras selecionadas que abordam a temática da escravidão e suas repercussões na sociedade brasileira. Outras ferramentas incluem plataformas digitais para a apresentação de trabalhos, além de materiais de apoio para facilitar os debates em sala de aula.
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