Raízes do Presente: Marcas da Escravidão em Debate

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Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Legados da Escravidão e Ações Afirmativas no Brasil

Esta atividade pedagógica busca engajar os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental na reflexão crítica sobre os impactos duradouros da escravidão nas estruturas sociais do Brasil contemporâneo e a relevância das ações afirmativas como mecanismos de combate às desigualdades. Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os estudantes serão incentivados a explorar, em casa, vídeos e artigos que delineiam como a escravidão moldou diversos aspectos da sociedade brasileira. Em sala de aula, serão promovidos debates estimulados por questões norteadoras, como a persistência dos legados da escravidão na sociedade atual e o papel das ações afirmativas. Posteriormente, os alunos serão divididos em grupos para desenvolver e apresentar trabalhos que conectem as discussões travadas com a importância das ações afirmativas no contexto atual, incentivando uma análise crítica e reflexiva sobre o tema.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos estudantes uma compreensão profunda sobre como a escravidão contribuiu para a configuração das estruturas sociais brasileiras atuais, identificando seus reflexos na sociedade contemporânea. Além disso, busca-se estimular uma reflexão crítica sobre o papel e a importância das ações afirmativas na promoção da igualdade social. Os alunos serão encorajados a desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica, argumentação e trabalho em equipe, enquanto exploram conexões entre o passado e o presente, entendendo a importância de medidas que visam combater os legados da escravidão no Brasil.

  • Explorar o impacto da escravidão nas estruturas sociais do Brasil contemporâneo.
  • Compreender a importância das ações afirmativas no combate aos legados da escravidão.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e argumentação.
  • Estimular o trabalho em equipe e a capacidade de relacionar passado e presente na construção de uma sociedade mais justa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08HI20: Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas.
  • EF08HI21: Identificar e analisar as políticas oficiais com relação ao indígena durante o Império.
  • EF08HI22: Discutir o papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção das identidades no Brasil do século XIX.

Conteúdo Programático

O programa desta atividade inclui o exame de materiais que discorrem sobre a história da escravidão no Brasil e seu papel na formação das estruturas sociais brasileiras, além de um estudo sobre políticas oficiais em relação aos povos indígenas e o impacto das culturas letradas e não letradas e das artes no século XIX. O conteúdo está desenhado para facilitar uma compreensão abrangente dos legados da escravidão e promover uma discussão informada sobre as ações afirmativas no Brasil.

  • História da escravidão no Brasil e seus impactos sociais contemporâneos.
  • Análise das políticas oficiais em relação aos povos indígenas durante o Império.
  • O papel das culturas letradas, não letradas e das artes na produção de identidades no Brasil do século XIX.
  • Discussão sobre a importância das ações afirmativas no combate aos legados da escravidão.

Metodologia

A metodologia adotada será a Sala de Aula Invertida, onde os estudantes primeiro entrarão em contato com o conteúdo em casa através de vídeos e textos selecionados. Em sala de aula, participarão ativamente de debates guiados por perguntas chave e, em seguida, trabalharão em grupos para elaborar apresentações que conectem as discussões realizadas com a relevância das ações afirmativas na atualidade. Este método busca incentivar a autonomia do aluno, o pensamento crítico e a colaboração.

  • Estudo prévio em casa com base em vídeos e textos selecionados.
  • Debates em sala de aula com base em questões norteadoras.
  • Trabalho em grupo para elaboração e apresentação de projetos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 3 horas, dividida em três aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada a introdução ao tema e orientações gerais. Na segunda aula, acontecerão os debates com base nas perguntas norteadoras. Na terceira aula, os grupos apresentarão seus trabalhos, seguidos de uma discussão final sobre os principais aprendizados.

  • Aula 1: Introdução ao tema e orientações sobre o trabalho em casa.
  • Aula 2: Debate sobre os vídeos e textos, usando as perguntas norteadoras.
  • Aula 3: Apresentação dos trabalhos dos grupos e discussão sobre os aprendizados.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos nos debates, na qualidade do trabalho em equipe e na apresentação final dos grupos. Critérios como a capacidade de análise crítica, a clareza na argumentação, a habilidade de conectar o passado com o presente e a criatividade nas apresentações serão considerados. Observações construtivas serão fornecidas para estimular a reflexão e o crescimento contínuo dos alunos. Exemplos de boas práticas e pontos a serem melhorados serão discutidos em sala, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e reflexivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos variados, como vídeos educativos, artigos acadêmicos e outras leituras selecionadas que abordam a temática da escravidão e suas repercussões na sociedade brasileira. Outras ferramentas incluem plataformas digitais para a apresentação de trabalhos, além de materiais de apoio para facilitar os debates em sala de aula.

  • Vídeos educativos sobre a história da escravidão no Brasil.
  • Artigos e leituras complementares sobre escravidão e ações afirmativas.
  • Plataformas digitais para criação e compartilhamento das apresentações.
  • Materiais de apoio para facilitar debates e discussões.

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