Esta atividade permitirá que os alunos do 8º ano explorem de maneira ativa e colaborativa o período regencial no Brasil, criando um jornal fictício da época. Divididos em grupos, cada um irá se dedicar a uma seção específica do jornal - política, economia, movimentos sociais, e internacionais - permitindo que a turma compreenda a diversidade e complexidade dos eventos daquele período. Os alunos precisarão realizar pesquisas, redigir artigos fictícios, e apresentar seus jornais para a classe. Ao final, é esperado que discuta-se coletivamente como a diversidade política e social influenciou os eventos do período. Esta prática abordará a habilidade de escrita, mediará debates críticos e proporcionará uma imersão prática no contexto histórico tratado.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam proporcionar uma compreensão profunda do Período Regencial no Brasil, desenvolvendo habilidades de pesquisa e redação entre os alunos. A atividade proativa de criar um jornal da época permite que os estudantes ampliem seus conhecimentos em história ao mesmo tempo em que aprimoram suas habilidades de comunicação escrita e oral. Trabalhar em grupos proporciona o desenvolvimento das habilidades sociais, como cooperação e mediação de conflitos, enquanto a necessidade de discutir influências políticas e sociais fomenta a capacidade argumentativa e crítica dos alunos. Este plano busca alinhar as atividades práticas aos objetivos da BNCC, garantindo que os alunos não apenas adquiram conhecimento factual, mas também desenvolvam competências essenciais para o século XXI.
O conteúdo programático está ancorado no estudo do Período Regencial, um momento de intensa transformação política e social no Brasil Império. Os alunos investigarão rebeliões como Cabanagem e Sabinada, explorando suas causas e consequências. Empenhando-se em entender a economia do período, o foco recairá sobre o Paraná da Erva-Mate e a ascensão da Economia Cafeeira, correlacionando esses aspectos com as tensões sociais. Adicionalmente, estudar o início da Guerra do Paraguai fornecerá uma perspectiva das relações internacionais e disputas territoriais. Com tais temas, o plano não só abrange o contexto histórico necessário, mas favorece uma visão crítica quanto aos impactos dessas transformações na sociedade brasileira.
A metodologia adotada nesta atividade é centrada no aluno, utilizando abordagens de aprendizagem baseada em projetos e colaboração. Ao criar um jornal da época, os alunos serão incentivados a pesquisar, discutir e apresentar, promovendo uma aprendizagem ativa e significativa. O uso de trabalhos em grupo reflete uma abordagem pedagógica que favorece o desenvolvimento de competências socioemocionais e a participação ativa dos estudantes. A atividade 'mão-na-massa' permitirá que os alunos apliquem seus conhecimentos de forma prática, contextualizando conteúdos acadêmicos de maneira realista e envolvente. Além disso, debates guiados no final da atividade incentivam a construção de argumentos baseados em fatos, essenciais para o desenvolvimento do pensamento crítico.
O plano de aula está estruturado para ser executado em uma única aula de 60 minutos. Este cronograma foi definido visando permitir uma imersão prática e eficaz no tema, complementada por atividades de reflexão e debate que ocorrerão ao final do projeto. A atividade 'mão-na-massa' proporciona um aprendizado experiencial, necessário para solidificar o entendimento dos temas abordados. A primeira parte da aula será dedicada à pesquisa e criação dos artigos e, a segunda, apresentará os jornais e promoverá a discussão mais ampla sobre as implicações sociais, políticas e econômicas do período estudado.
Momento 1: Introdução e Formação dos Grupos (Estimativa: 10 minutos)
Inicie a aula explicando brevemente a atividade do dia. Divida os alunos em grupos, garantindo que cada grupo tenha uma diversidade de habilidades e interesses. Instrua-os a escolher uma seção específica do jornal (política, economia, movimentos sociais, internacionais). É importante que cada aluno compreenda seu papel no grupo. Observe se a divisão está equilibrada e incentive uma comunicação positiva e respeitosa entre os membros.
Momento 2: Pesquisa e Redação (Estimativa: 25 minutos)
Oriente os alunos a iniciar a pesquisa utilizando os recursos disponíveis, como computadores ou tablets e materiais impressos. Cada grupo deve coletar informações relevantes sobre o tema de sua seção e começar a redigir seus artigos. Ofereça feedback constante, auxiliando alunos com dificuldades de compreensão ou organização. É importante que o professor circule pela sala, fornecendo suporte individualizado e fazendo perguntas que ajudem os alunos a expandir suas ideias.
Momento 3: Criação e Apresentação do Jornal (Estimativa: 20 minutos)
Peça que os grupos concluam a redação e comecem a criar o layout do jornal em papel reciclável. Sugira que incluam imagens ou gráficos para enriquecer o trabalho. Após a confecção, cada grupo apresentará seu jornal para a classe. Garanta que todos os membros do grupo participem da apresentação. Durante as apresentações, tome notas sobre os pontos fortes e áreas a serem melhoradas de cada grupo e compartilhe este feedback de forma construtiva.
Momento 4: Discussão Coletiva e Feedback (Estimativa: 5 minutos)
Finalize a aula promovendo uma discussão onde os alunos podem compartilhar o que aprenderam sobre o Período Regencial e como as várias seções do jornal se inter-relacionam. Incentive reflexões sobre a diversidade política e social da época. Conduza esta discussão de forma a garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de falar. Ofereça feedback positivo e encorajador para fortalecer a autoconfiança dos alunos.
A avaliação da atividade proposta será diversificada e inclui opções formativas e somativas, garantindo que cada aluno tenha a oportunidade de demonstrar seu entendimento e evolução durante o projeto. Uma abordagem destacada é o uso de portfólios, onde alunos refletem sobre o processo de criação e as habilidades desenvolvidas. Outra metodologia é a autoavaliação, que permite aos alunos identificarem suas fortalezas e desafios durante o trabalho em grupos e na pesquisa histórica. O feedback será contínuo, com ênfase no feedback formativo durante a elaboração dos artigos, e retroativo após as apresentações, para oportunizar melhorias e aprender com a experiência coletiva e individual.
Os recursos necessários para a execução da atividade incluem materiais que apoiam a pesquisa e a produção dos jornais. Tecnologias disponíveis, como tablets ou computadores, poderão ser utilizadas para facilitar a pesquisa digital eficiente. Livros e artigos acadêmicos são fundamentais para garantir o rigor histórico necessário. A integração de recursos visuais e papel reciclável na confecção do jornal físico promove a criatividade e a sustentabilidade ambiental. Tais materiais servem para enriquecer a experiência de aprendizagem e suportar a inclusão de categorias diversificadas de informação e análise.
Reconhecemos o quanto o professor pode estar sobrecarregado, portanto, nossa abordagem de inclusão é prática e eficaz, sem imposição de altos custos ou tempo excessivo. Com base em uma compreensão inclusiva do ambiente educativo, sugerimos práticas que assegurem a participação de todos os alunos, respeitando seus ritmos e estilos de aprendizado. Adaptar as discussões e a criação dos jornais a diferentes necessidades é crucial, promovendo integração social por meio de atividades cooperativas. Monitorar interações e incentivos para que cada aluno contribua de acordo com sua capacidade criativa e cognitiva favorece a participação efetiva e o desenvolvimento de habilidades pessoais.
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