Esta atividade proporcionará aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental uma compreensão aprofundada sobre a inserção dos negros na sociedade brasileira após o período da abolição, através da análise de trechos selecionados de filmes e documentários. Ao visualizar estas obras, os estudantes serão convidados a refletir criticamente sobre como a inclusão dos negros foi retratada ao longo do tempo e como ela dialoga com o contexto histórico brasileiro. Posteriormente, em grupos, discutirão os mecanismos de inclusão e exclusão apresentados, bem como seus resultados, comparando-os com o contexto histórico estudado em sala de aula. O objetivo é promover uma percepção crítica sobre as persistentes desigualdades raciais e sociais. Como culminância, cada grupo deverá criar um vídeo curto ou uma apresentação, articulando os aprendizados adquiridos com uma análise sobre os desafios contemporâneos enfrentados pela população negra no Brasil e sugerindo estratégias para superá-los.
O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a compreenderem de maneira crítica e reflexiva o processo de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição, articulando-o com os desafios atuais enfrentados pela população negra. Será incentivada a análise crítica de mecanismos históricos de inclusão e exclusão racial, promovendo uma conexão direta com a realidade contemporânea e estimulando a busca por soluções viáveis para superar as desigualdades existentes.
O conteúdo programático irá abranger o estudo da inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição, analisando tanto o contexto histórico quanto as representações midiáticas sobre o tema. Através da análise de filmes e documentários, os estudantes irão explorar as diversas narrativas que cercam este período crucial da história brasileira, promovendo uma reflexão profunda sobre as continuidades e rupturas nas lutas pela igualdade racial no país.
Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', os alunos serão divididos em grupos para um trabalho colaborativo. Após a exibição de trechos selecionados de filmes e documentários, eles serão incentivados a discutir e a analisar criticamente o material, guiados por questões norteadoras. A culminância do projeto será a criação coletiva de vídeos ou apresentações que reflitam suas compreensões e sugestões para a superação dos desafios enfrentados pela população negra.
A atividade será executada em um total de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos, e uma aula para apresentação dos trabalhos.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo, a capacidade de análise crítica das representações midiáticas e a qualidade e originalidade dos vídeos ou apresentações criados. Será valorizada a capacidade de ligar os conceitos históricos estudados com a realidade contemporânea, assim como a elaboração de propostas concretas para a superação dos desafios raciais atuais. Os critérios específicos incluirão clareza, criatividade, rigor analítico e colaboração em equipe.
Os recursos necessários para esta atividade incluem o acesso a um projetor para a exibição dos trechos de filmes e documentários, dispositivos com acesso à internet para a realização de pesquisas e elaboração do projeto final, bem como materiais de apoio para anotações e discussões.
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