Esta atividade pedagógica tem como objetivo engajar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em uma roda de debate profundo e reflexivo sobre a inserção dos negros na sociedade brasileira após a abolição da escravatura. Iniciando com uma apresentação contextual pelo professor para estabelecer o cenário histórico, os alunos serão guiados numa breve pesquisa orientada para assumirem, subsequentemente, diferentes perspectivas baseadas em figuras históricas ou grupos sociais da época. Através desta atividade, pretende-se promover uma discussão abrangente sobre políticas de inclusão social e seus impactos, desde o período posterior à abolição até os dias atuais. Será enfatizado o uso de argumentos históricos concretos, além de estimular a construção coletiva de um painel exploratório sobre as diversas perspectivas e entendimentos debatidos. Esta dinâmica visa não apenas a aquisição de conhecimento histórico, mas também o desenvolvimento de habilidades analíticas, críticas e de argumentação nos alunos.
O principal objetivo desta atividade é fomentar a compreensão dos alunos sobre como a abolição da escravatura afetou a inserção dos negros na sociedade brasileira, investigando os múltiplos fluxos de resistência e adaptação ao longo do tempo. Busca-se estimular o pensamento crítico e a habilidade de argumentação, capacidades essenciais para o entendimento das dinâmicas sociais e históricas que moldaram, e continuam moldando, a sociedade brasileira. Os alunos aprenderão a valorizar diferentes perspectivas e desenvolverão a habilidade de se posicionar criticamente frente aos eventos históricos e suas repercussões contemporâneas.
A construção do conteúdo programático desta atividade está destinada a cobrir aspectos fundamentais da história brasileira no período pós-abolição, explorando as vivências, lutas e adaptações dos negros na sociedade. Considerará também a análise das políticas de inclusão social implementadas em diferentes períodos históricos e como estas influenciaram a realidade atual. Este conteúdo proporcionará aos alunos uma compreensão abrangente que servirá de base para o debate.
A abordagem metodológica desta atividade se concentra em promover a aprendizagem ativa dos alunos através de métodos como 'Mão-na-massa', 'Roda de Debate', e 'Aprendizagem Baseada em Projetos'. Os alunos serão instigados a pesquisar e se aprofundar no contexto histórico através de uma exploração guiada, antes de participarem ativamente no debate. Esta combinação de metodologias permitirá que os alunos não apenas adquiram conhecimento, mas também desenvolvam habilidades essenciais como comunicação, colaboração e pensamento crítico.
Este plano será executado ao longo de 7.2 aulas de 50 minutos, totalizando uma carga horária de 6 horas. Iniciará com a apresentação do contexto histórico e seguirá com a pesquisa orientada, preparação para o debate, realização do debate em si, e finalmente, a construção e apresentação do painel de discussão.
A avaliação desta atividade será baseada na participação individual durante o debate, na qualidade das pesquisas apresentadas pelos grupos, e na contribuição para a construção do painel final. Os alunos serão avaliados pela clareza, profundidade e relevância de seus argumentos, bem como pela capacidade de trabalhar em equipe durante a fase de pesquisa e elaboração do painel. Exemplos de critérios de avaliação incluem: eficácia na comunicação das ideias, base histórica dos argumentos, capacidade de análise e síntese das informações pesquisadas, e engajamento produtivo no debate.
Os recursos incluirão materiais didáticos sobre o período histórico em questão, acesso à internet para pesquisa, quadro branco para anotações durante o debate, materiais para a construção do painel de discussão (papel, canetas, post-its), e possíveis vídeos/documentários que ofereçam perspectivas adicionais sobre o tema. Além disso, será providenciada uma lista de sugestões de leituras e recursos online para auxiliar na pesquisa dos alunos.
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