Detetives da História Local

Desenvolvida por: Nilcel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: A República no Brasil: Construção e Consolidação

Esta atividade pedagógica intitulada 'Detetives da História Local' propõe que os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental se tornem investigadores da sua própria história local, ligando eventos, monumentos, relatos e documentos ao contexto mais amplo da República no Brasil desde o seu início até o ano de 1954. Antes da realização da aula, os alunos terão a missão de pesquisar sobre histórias e eventos locais, coletando dados através de museus, monumentos, relatos de família ou documentos históricos. Em sala de aula, agrupados, compartilharão suas descobertas, debatendo como esses eventos se conectam à história nacional. A tarefa visa elucidar a importância dos eventos locais na construção da história do país, promovendo uma compreensão mais profunda sobre o desenvolvimento da República Brasileira. Através da metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os alunos serão os protagonistas do seu processo de aprendizagem, refletindo e contribuindo ativamente para a construção do conhecimento coletivo sobre a história republicana local e nacional.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos a capacidade de identificar e valorizar a história local como parte integrante e significativa da história do Brasil. Busca-se desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e síntese de informações, enquanto os estudantes relacionam os eventos históricos locais ao contexto mais amplo da consolidação da República Brasileira. Além disso, visa-se fomentar a consciência sobre a importância dos marcos históricos locais, incentivando os alunos a reconhecerem e valorizarem sua herança cultural e histórica.

  • Investigar e coletar dados sobre a história local relacionada à formação e consolidação da República no Brasil.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica através da investigação histórica.
  • Estabelecer conexões entre eventos locais significativos e o desenvolvimento histórico nacional.
  • Promover a valorização da herança cultural e histórica da comunidade local.
  • Potencializar a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem através da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09HI01: Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
  • EF09HI02: Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e regional até 1954.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba a história da República no Brasil, com ênfase nos eventos e desenvolvimentos locais. Será explorado o período de consolidação da República, destacando-se a importância de eventos locais, monumentos históricos, relatos pessoais e documentos que evidenciem a participação e influência das comunidades na história nacional.

  • História da República no Brasil: do fim do Império à consolidação em 1954.
  • Métodos de pesquisa histórica: coleta de dados em fontes primárias e secundárias.
  • Análise de eventos locais significativos e sua relação com a história nacional.
  • Preservação do patrimônio histórico e cultural.

Metodologia

A abordagem metodológica desta atividade se baseará na Sala de Aula Invertida, onde os alunos, antes da aula, realizarão pesquisas sobre a história local relacionada à República Brasileira. Em sala de aula, em grupos, compartilharão suas descobertas e, através de discussões guiadas, conectarão os eventos locais ao contexto histórico mais amplo. Este método promove maior engajamento e participação ativa dos alunos, incentivando-os a serem os protagonistas de seu processo de aprendizagem.

  • Pesquisa individual pré-aula sobre eventos históricos locais.
  • Formação de grupos para compartilhamento das descobertas.
  • Discussões em grupo para conectar os eventos locais à história nacional.
  • Elaboração de uma apresentação ou relatório grupal sobre os achados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os grupos compartilharão suas descobertas e iniciarão as discussões. Na segunda aula, os alunos concluirão as discussões e apresentarão suas conclusões à turma.

  • Aula 1: Compartilhamento das pesquisas e início das discussões em grupo.
  • Aula 2: Conclusão das discussões e apresentação das descobertas.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante o processo de pesquisa e discussão, bem como pela qualidade e profundidade das conexões estabelecidas entre os eventos locais e a história nacional. Os grupos deverão apresentar suas descobertas e as conexões feitas de forma clara e coesa, seja por meio de uma apresentação oral, um relatório escrito ou uma produção multimídia. A criatividade, o esforço na pesquisa e a capacidade de trabalhar em equipe também serão considerados no processo avaliativo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa, materiais para registro e apresentação das descobertas (papel, canetas, computador com programas de apresentação). Além disso, é fundamental o suporte do professor como facilitador das discussões, fornecendo orientações e incentivando a análise crítica das informações.

  • Acesso à internet para pesquisas.
  • Materiais para registro e apresentação (papel, canetas, computador).
  • Apoio e orientação do professor durante as discussões.

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