Esta atividade pedagógica intitulada 'Detetives da História Local' propõe que os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental se tornem investigadores da sua própria história local, ligando eventos, monumentos, relatos e documentos ao contexto mais amplo da República no Brasil desde o seu início até o ano de 1954. Antes da realização da aula, os alunos terão a missão de pesquisar sobre histórias e eventos locais, coletando dados através de museus, monumentos, relatos de família ou documentos históricos. Em sala de aula, agrupados, compartilharão suas descobertas, debatendo como esses eventos se conectam à história nacional. A tarefa visa elucidar a importância dos eventos locais na construção da história do país, promovendo uma compreensão mais profunda sobre o desenvolvimento da República Brasileira. Através da metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, os alunos serão os protagonistas do seu processo de aprendizagem, refletindo e contribuindo ativamente para a construção do conhecimento coletivo sobre a história republicana local e nacional.
O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos a capacidade de identificar e valorizar a história local como parte integrante e significativa da história do Brasil. Busca-se desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e síntese de informações, enquanto os estudantes relacionam os eventos históricos locais ao contexto mais amplo da consolidação da República Brasileira. Além disso, visa-se fomentar a consciência sobre a importância dos marcos históricos locais, incentivando os alunos a reconhecerem e valorizarem sua herança cultural e histórica.
O conteúdo programático desta atividade engloba a história da República no Brasil, com ênfase nos eventos e desenvolvimentos locais. Será explorado o período de consolidação da República, destacando-se a importância de eventos locais, monumentos históricos, relatos pessoais e documentos que evidenciem a participação e influência das comunidades na história nacional.
A abordagem metodológica desta atividade se baseará na Sala de Aula Invertida, onde os alunos, antes da aula, realizarão pesquisas sobre a história local relacionada à República Brasileira. Em sala de aula, em grupos, compartilharão suas descobertas e, através de discussões guiadas, conectarão os eventos locais ao contexto histórico mais amplo. Este método promove maior engajamento e participação ativa dos alunos, incentivando-os a serem os protagonistas de seu processo de aprendizagem.
A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os grupos compartilharão suas descobertas e iniciarão as discussões. Na segunda aula, os alunos concluirão as discussões e apresentarão suas conclusões à turma.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante o processo de pesquisa e discussão, bem como pela qualidade e profundidade das conexões estabelecidas entre os eventos locais e a história nacional. Os grupos deverão apresentar suas descobertas e as conexões feitas de forma clara e coesa, seja por meio de uma apresentação oral, um relatório escrito ou uma produção multimídia. A criatividade, o esforço na pesquisa e a capacidade de trabalhar em equipe também serão considerados no processo avaliativo.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa, materiais para registro e apresentação das descobertas (papel, canetas, computador com programas de apresentação). Além disso, é fundamental o suporte do professor como facilitador das discussões, fornecendo orientações e incentivando a análise crítica das informações.
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