Trajetórias de Liberdade

Desenvolvida por: Pedro … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: A inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição

Esta atividade visa proporcionar aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental uma compreensão aprofundada sobre a contribuição das personalidades negras para a sociedade brasileira pós-abolição. Através de uma metodologia ativa de aprendizado, os alunos serão divididos em grupos para realizar uma pesquisa interativa sobre diferentes personalidades negras, utilizando recursos multimídia para coletar informações sobre suas vidas, desafios, conquistas e contribuições sociais. Cada grupo será responsável por preparar uma apresentação dinâmica e informativa, incentivando o desenvolvimento de habilidades analíticas, criativas e colaborativas. Esta atividade estimula a reflexão crítica sobre os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira, avaliando seus resultados ao longo da história e promovendo uma consciência sociohistórica mais profunda entre os estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade concentram-se em promover uma compreensão abrangente da importância das personalidades negras na sociedade brasileira pós-abolição, desenvolvendo habilidades críticas e analíticas nos alunos. Espera-se que, ao final desta atividade, os estudantes sejam capazes de analisar e refletir criticamente sobre os desafios enfrentados por essas personalidades, suas contribuições significativas e o processo de inserção dos negros na sociedade brasileira, reconhecendo os avanços e obstáculos relacionados à luta pela igualdade racial.

  • Compreender a importância das personalidades negras na história e sociedade brasileira pós-abolição.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica usando recursos multimídia.
  • Promover a reflexão sobre os mecanismos de inserção dos negros na sociedade e avaliar seus resultados.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09HI01: Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
  • EF09HI03: Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados.
  • EF09HI05: Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange o estudo das trajetórias de personalidades negras significativas na história brasileira pós-abolição. Através de uma abordagem crítica e reflexiva, os alunos explorarão aspectos da emergência da República no Brasil, os processos de urbanização e modernização, e os mecanismos de inserção dos negros na sociedade, promovendo uma compreensão ampla das contribuições dessas personalidades para o país.

  • Emergência da República e seus impactos sociais, culturais e políticos.
  • Mecanismos de inserção e desafios enfrentados pelos negros pós-abolição.
  • Contribuições das personalidades negras na formação da sociedade brasileira.

Metodologia

A metodologia ativa aplicada nesta atividade envolve os alunos diretamente no processo de aprendizagem. Por meio de pesquisa interativa e trabalho em grupo, os estudantes serão incentivados a buscar, analisar e sintetizar informações, preparando apresentações multimídia. Esta abordagem promove o engajamento, a colaboração e o desenvolvimento de competências críticas e analíticas, preparando os alunos para apresentar e discutir suas descobertas com a turma, fomentando um ambiente de aprendizado interativo e dinâmico.

  • Pesquisa interativa em grupo sobre personalidades negras brasileiras.
  • Utilização de recursos multimídia para coleta de dados e preparação de apresentações.
  • Apresentações em grupo e discussões em sala para disseminação do conhecimento.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, dividida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema, divididos em grupos e começarão a pesquisa. A segunda aula será dedicada às apresentações e discussões em grupo.

  • Aula 1: Introdução ao tema, divisão em grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Apresentações dos grupos e discussão dos resultados.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na qualidade da pesquisa, profundidade da análise crítica e criatividade na apresentação dos grupos. Serão considerados o entendimento do tema, a capacidade de argumentação e a colaboração entre os membros do grupo. Exemplos de critérios incluem clareza na comunicação das ideias, uso efetivo dos recursos multimídia, e a habilidade de conectar as contribuições das personalidades negras com os processos sociais mais amplos. Feedback construtivo será fornecido para encorajar o aprofundamento do conhecimento e o desenvolvimento contínuo das habilidades analíticas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem acesso a computadores com internet, softwares de apresentação, como PowerPoint ou Prezi, e acesso a bibliotecas digitais e bases de dados para a pesquisa. Recomenda-se a utilização de vídeos, documentários e artigos online como meio de enriquecer a pesquisa e as apresentações, proporcionando aos alunos uma ampla gama de informações e perspectivas sobre as personalidades estudadas.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Softwares de apresentação (PowerPoint, Prezi).
  • Acesso a bibliotecas digitais e bases de dados.
  • Vídeos e documentários relevantes ao tema.
  • Artigos e livros online para pesquisa.

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