Esta atividade pedagógica prática envolve a divisão da sala de aula em dois grandes grupos, cada um representando uma era significativa da Pré-História: o Paleolítico e o Neolítico. O principal objetivo é que os alunos imerjam nas características marcantes de cada período, como as tecnologias desenvolvidas, a organização social, as formas de arte e as práticas alimentares. Por meio de pesquisa, cada grupo coletará informações e argumentos para defender a importância de seu período designado frente ao outro. O ápice dessa investigação se dará em um debate estruturado no estilo parlamentar, onde os estudantes poderão expor seus pontos, rebater os argumentos adversários e fortalecer suas habilidades argumentativas, ao mesmo tempo em que desenvolvem competências relacionadas à pesquisa, trabalho em equipe e análise crítica da história.
O principal objetivo desta atividade é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os períodos Paleolítico e Neolítico, destacando o impacto dessas eras na evolução humana, sob diversos aspectos. Espera-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de argumentar com consistência, baseando-se em fatos históricos, a importância de cada período em aspectos como inovações tecnológicas, organização social, expressões artísticas e práticas alimentares. Além disso, mira-se no desenvolvimento da capacidade de pesquisa, argumentação lógica, trabalho colaborativo e construção de conhecimento crítico sobre a história humana, preparando-os para uma compreensão mais ampla das transformações sociais, culturais e tecnológicas ao longo do tempo.
O conteúdo programático percorrerá os principais aspectos dos períodos Paleolítico e Neolítico, abrangendo desde as invenções tecnológicas, passando pelas estruturas sociais, até as manifestações artísticas e as práticas alimentares. Também incluirá metodologias ativas de aprendizagem, fomentando a pesquisa e a participação ativa dos alunos no processo educativo.
A metodologia ativa será empregada através da divisão dos alunos em grupos e da atribuição de papéis específicos dentro do debate. Inicialmente, haverá uma fase de pesquisa, onde os alunos buscarão informações sobre seu período designado. Segue-se a preparação para o debate, incluindo a escrita de argumentos e a estratégia de defesa. O debate formatado ao estilo parlamentar permitirá a expressão de todos os alunos, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e dinâmico.
A atividade será desenvolvida ao longo de 18 aulas de 50 minutos, distribuídas em aproximadamente 4 semanas. Inicialmente, será dedicado tempo para a explicação do projeto e formação dos grupos. Seguirão as sessões de pesquisa e preparação, culminando no debate.
A avaliação será baseada na participação ativa durante a pesquisa e no debate, na qualidade e relevância dos argumentos apresentados, na habilidade de rebater pontos contrários de forma respeitosa e fundamentada, e no trabalho em equipe. Será considerada, ainda, a profundidade da pesquisa realizada por cada grupo, a eficiência na comunicação de ideias e a capacidade de defendê-las. Exemplos práticos de avaliação incluem a análise de documentos de pesquisa preparados pelos grupos, observação do desempenho individual e coletivo durante o debate, e reflexões individuais sobre o processo de aprendizado.
Os recursos incluirão material didático sobre os períodos Paleolítico e Neolítico, acesso a bibliotecas e bases de dados online para a pesquisa, ferramentas digitais para a organização e apresentação dos argumentos, além de espaços apropriados para a realização do debate. Será incentivado, também, o uso criativo de recursos visuais e outras formas de expressão para apoiar os argumentos durante o debate.
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