Inspirada na estrutura política romana, esta atividade prática visa levar os alunos do 1º ano do Ensino Médio a entender as complexidades das políticas e da sociedade romana através de um cenário de debates dinâmico e interativo na sala de aula. Transformando-os em 'senadores' e 'cônsules', os estudantes serão estimulados a discutir questões atuais, analisando-as sob a perspectiva histórica das práticas e da legislação da Roma Antiga, com foco especial em direitos civis, expansão territorial e políticas econômicas. Ao longo do debate, os alunos devem elaborar 'leis' que representem a síntese do pensamento moderno com as práticas políticas da Roma Antiga, promovendo assim uma profunda reflexão sobre a influência das decisões políticas do passado nas questões contemporâneas. Essa atividade não apenas fortalece a compreensão histórica, mas também desenvolve habilidades críticas e argumentativas nos estudantes.
O objetivo deste plano de aula é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada das influências da política e da sociedade romana nas práticas políticas e sociais contemporâneas. Por meio de debates direcionados, espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades analíticas e críticas, avaliando como questões de direitos civis, expansão territorial e políticas econômicas foram abordadas em diferentes contextos históricos e como essas estratégias podem ser aplicadas ou refletidas nos dias atuais. Além disso, a atividade visa estimular a eloquência e a argumentação coerente, habilidades importantes para a formação cidadã e crítica dos alunos.
Para abordar de forma eficaz o tema da política e da sociedade na Roma Antiga e sua influência nos dias atuais, o plano de aula englobará estudos sobre a estrutura política romana, focando em seu sistema de Senado e consules, e os processos pelos quais as leis eram criadas e aplicadas. A discussão também englobará direitos civis e políticas de expansão territorial e econômica da época, fornecendo uma base sólida para os debates em sala sobre sua aplicabilidade e relevância contemporânea.
Utilizando a metodologia Atividade Mão-na-massa, esta atividade engajará os alunos de forma ativa nas discussões, simulando um cenário de debates do Senado Romano em sala de aula. Eles serão divididos em grupos, representando senadores e cônsules, e guiados a discutir e elaborar leis sobre questões atuais, aplicando o entendimento das práticas políticas da Roma Antiga. Esse formato dinâmico é desenhado para fomentar um ambiente de aprendizado colaborativo e interativo.
Esta atividade será divida em duas sessões de 60 minutos cada, destinadas a promover um aprofundamento gradual no tema proposto, desde a formação dos grupos e discussão inicial dos temas até a elaboração e apresentação das propostas de 'leis'.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante os debates, na qualidade argumentativa nas propostas de 'leis', e na criatividade em incorporar elementos da política romana às questões atuais. Consideraremos a profundidade da análise histórica, o uso de evidências e fontes para fundamentar os argumentos, além da habilidade de trabalhar em grupo e articular ideias de forma clara. Apresentaremos feedback construtivo para cada grupo, destacando os pontos fortes e áreas para melhoria.
Para a realização desta atividade, serão utilizados materiais que facilitam a imersão dos alunos no cenário romano e no desenvolvimento dos debates, como textos históricos, imagens, mapas da Roma Antiga e recursos digitais que permitam uma compreensão ampla do contexto a ser estudado.
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