Debates no Senado Romano

Desenvolvida por: Kassia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Política e sociedade na Roma Antiga

Inspirada na estrutura política romana, esta atividade prática visa levar os alunos do 1º ano do Ensino Médio a entender as complexidades das políticas e da sociedade romana através de um cenário de debates dinâmico e interativo na sala de aula. Transformando-os em 'senadores' e 'cônsules', os estudantes serão estimulados a discutir questões atuais, analisando-as sob a perspectiva histórica das práticas e da legislação da Roma Antiga, com foco especial em direitos civis, expansão territorial e políticas econômicas. Ao longo do debate, os alunos devem elaborar 'leis' que representem a síntese do pensamento moderno com as práticas políticas da Roma Antiga, promovendo assim uma profunda reflexão sobre a influência das decisões políticas do passado nas questões contemporâneas. Essa atividade não apenas fortalece a compreensão histórica, mas também desenvolve habilidades críticas e argumentativas nos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo deste plano de aula é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada das influências da política e da sociedade romana nas práticas políticas e sociais contemporâneas. Por meio de debates direcionados, espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades analíticas e críticas, avaliando como questões de direitos civis, expansão territorial e políticas econômicas foram abordadas em diferentes contextos históricos e como essas estratégias podem ser aplicadas ou refletidas nos dias atuais. Além disso, a atividade visa estimular a eloquência e a argumentação coerente, habilidades importantes para a formação cidadã e crítica dos alunos.

  • Compreender a estrutura política e social da Roma Antiga e suas implicações para as sociedades contemporâneas.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate, aplicando conceitos históricos em questões atuais.
  • Analisar e refletir sobre a importância das decisões políticas passadas e suas influências no presente.
  • Criar propostas de 'leis' que integrem pensamento moderno e práticas políticas romanas antigas.
  • Fomentar a consciência crítica e cidadã através da compreensão das raízes históricas das práticas políticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EM13CHS101
  • description": "Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais." }, { "code": EM13CHS104
  • description": "Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço." }, { "code": EM13CHS401
  • description": Identificar e analisar as relações entre sujeitos, grupos, classes sociais e sociedades com culturas distintas diante das transformações técnicas, tecnológicas e informacionais e das novas formas de trabalho ao longo do tempo, em diferentes espaços (urbanos e rurais) e contextos.

Conteúdo Programático

Para abordar de forma eficaz o tema da política e da sociedade na Roma Antiga e sua influência nos dias atuais, o plano de aula englobará estudos sobre a estrutura política romana, focando em seu sistema de Senado e consules, e os processos pelos quais as leis eram criadas e aplicadas. A discussão também englobará direitos civis e políticas de expansão territorial e econômica da época, fornecendo uma base sólida para os debates em sala sobre sua aplicabilidade e relevância contemporânea.

  • Estrutura política da Roma Antiga: Senado, cônsules e a cidadania romana.
  • Práticas e políticas de expansão territorial de Roma.
  • Economia romana: tributos, comércio e políticas econômicas.
  • Direitos civis e sociedade em Roma.
  • Legislação romana e sua influência nas leis contemporâneas.

Metodologia

Utilizando a metodologia Atividade Mão-na-massa, esta atividade engajará os alunos de forma ativa nas discussões, simulando um cenário de debates do Senado Romano em sala de aula. Eles serão divididos em grupos, representando senadores e cônsules, e guiados a discutir e elaborar leis sobre questões atuais, aplicando o entendimento das práticas políticas da Roma Antiga. Esse formato dinâmico é desenhado para fomentar um ambiente de aprendizado colaborativo e interativo.

  • Divisão da classe em senadores e cônsules.
  • Debates guiados sobre tópicos específicos com aplicação das práticas romanas.
  • Elaboração de 'leis' representativas da fusão do pensamento moderno com políticas da Roma Antiga.
  • Apresentação e defesa das 'leis' criadas pelos grupos ao restante da classe.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será divida em duas sessões de 60 minutos cada, destinadas a promover um aprofundamento gradual no tema proposto, desde a formação dos grupos e discussão inicial dos temas até a elaboração e apresentação das propostas de 'leis'.

  • Aula 1: Introdução ao tema, formação dos grupos, distribuição dos papeis de senadores e cônsules e início dos debates.
  • Aula 2: Continuação dos debates, elaboração das 'leis' e apresentação das propostas pelos grupos.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante os debates, na qualidade argumentativa nas propostas de 'leis', e na criatividade em incorporar elementos da política romana às questões atuais. Consideraremos a profundidade da análise histórica, o uso de evidências e fontes para fundamentar os argumentos, além da habilidade de trabalhar em grupo e articular ideias de forma clara. Apresentaremos feedback construtivo para cada grupo, destacando os pontos fortes e áreas para melhoria.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados materiais que facilitam a imersão dos alunos no cenário romano e no desenvolvimento dos debates, como textos históricos, imagens, mapas da Roma Antiga e recursos digitais que permitam uma compreensão ampla do contexto a ser estudado.

  • Cópias de documentos e textos sobre a Roma Antiga.
  • Mapas e imagens históricas.
  • Acesso a recursos digitais e bases de dados para pesquisa.
  • Materiais para anotação e elaboração das propostas de leis.

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