Eco-História: Da Pré-História ao Presente

Desenvolvida por: Leandr… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Sensibilização para questões ambientais e relação do homem com a natureza

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão convidados a embarcar em uma viagem pelo tempo para explorar a interação entre as comunidades pré-históricas, as primeiras civilizações da Antiguidade Oriental e a natureza. Através de uma dinâmica interativa, a atividade objetiva promover uma maior conscientização sobre as questões ambientais, ressaltando a importância das práticas sustentáveis desde os primórdios da humanidade. Os estudantes participarão de uma oficina de reciclagem criativa, onde terão a oportunidade de criar objetos inspirados em artefatos históricos utilizando materiais reaproveitáveis. Este exercício prático não só permitirá aos alunos compreender melhor o conceito de sustentabilidade, mas também os incentivará a refletir sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente ao longo da história e na atualidade.

Objetivos de Aprendizagem

Ao fim desta atividade, espera-se que os alunos adquiram uma compreensão mais profunda sobre a relação intrínseca entre as sociedades humanas e o meio ambiente ao longo do tempo. Será enfatizada a importância de práticas sustentáveis e a necessidade de repensar nossos hábitos de consumo e descarte, inspirando-se em técnicas de reutilização e reciclagem utilizadas historicamente. Os alunos desenvolverão habilidades críticas para analisar e propor soluções aos desafios ambientais contemporâneos, fomentando uma maior sensibilização para a urgência da conservação ambiental e do consumo responsável.

  • Entender a interação histórica entre seres humanos e meio ambiente
  • Reconhecer a importância das práticas sustentáveis ao longo da história
  • Desenvolver habilidades criativas na reutilização e reciclagem de materiais
  • Cultivar uma consciência crítica sobre os desafios ambientais contemporâneos
  • Promover o debate sobre consumo responsável e conservação ambiental

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais.
  • EM13CHS104: Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas.
  • EM13CHS301: Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos.

Conteúdo Programático

A oficina de reciclagem criativa permite abordar os conteúdos programáticos de forma prática e interativa, facilitando a compreensão dos estudantes sobre a evolução da interação humano-ambiental desde a pré-história até as primeiras civilizações. Este arcabouço conceitual permitirá aos alunos notar as transformações na utilização dos recursos naturais e adotar uma visão crítica sobre os impactos ambientais das ações humanas.

  • Inter-relação entre ser humano e natureza ao longo da história
  • Práticas de sustentabilidade nas sociedades antigas
  • Conceitos fundamentais de reciclagem e reutilização de materiais
  • Impacto das ações humanas no meio ambiente

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa', aplicada na oficina de reciclagem criativa, promove uma experiência de aprendizado dinâmica e participativa. Os alunos serão incentivados a trabalhar em equipe, explorando sua criatividade e habilidades manuais para transformar materiais recicláveis em objetos que reflitam técnicas e práticas das sociedades estudadas. Esta abordagem prática visa fortalecer a conexão entre teoria e prática, tornando o aprendizado mais significativo.

  • Apresentação contextual da relação homem-natureza ao longo da história
  • Oficina prática de reciclagem criativa
  • Debate sobre as práticas sustentáveis observadas e sua aplicabilidade atual

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a contextualização teórica e a discussão inicial. Já na segunda aula, os alunos participarão da oficina de reciclagem criativa, seguida de uma reflexão coletiva sobre o que aprenderam.

  • Aula 1: Contextualização histórica e introdução ao projeto de reciclagem
  • Aula 2: Realização da oficina de reciclagem criativa e debate

Avaliação

A avaliação será baseada na participação, engajamento e na qualidade dos trabalhos criados pelos alunos durante a oficina. Será valorizado o esforço em pesquisar e incorporar técnicas históricas de sustentabilidade nos objetos produzidos. Além disso, a habilidade dos alunos de refletir criticamente sobre as práticas de sustentabilidade e a relação do homem com a natureza, expressas durante os debates, também serão critérios importantes de avaliação. Exemplos práticos incluem a apresentação dos objetos criados e a participação ativa nos debates propostos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais recicláveis diversos, como plásticos, papéis e metais, além de ferramentas básicas para o manuseio e transformação desses materiais. Será importante também disponibilizar fontes de pesquisa sobre as comunidades pré-históricas e as primeiras civilizações para inspirar os projetos dos alunos.

  • Materiais recicláveis (plásticos, papéis, metais)
  • Ferramentas para corte, colagem e montagem
  • Fontes de pesquisa histórica (livros, artigos, vídeos)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo