Tesouros do Império: Uma Viagem no Tempo

Desenvolvida por: Fábio … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Brasil Império

Esta atividade, 'Tesouros do Império: Uma Viagem no Tempo', é projetada para envolver alunos do 1º ano do Ensino Médio numa imersão pela história do Brasil Império, utilizando a metodologia da Sala de Aula Invertida. Antes das aulas, os alunos receberão uma série de fontes variadas, incluindo documentos históricos, pinturas, trechos de cartas de personagens históricos, e artigos acadêmicos para explorar facetas específicas dessa era. Cada aluno criará um mapa mental sobre um aspecto do Brasil Império, como a economia cafeeira, o processo de independência, a escravidão, ou o papel do Brasil no cenário mundial. Em sala de aula, a turma será dividida em grupos para apresentar e debater suas descobertas numa Roda de Debate, promovendo uma análise crítica e multifacetada da época. Essa metodologia incentiva o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, síntese de informações, apresentação, e debate crítico, fundamentais para o entendimento aprofundado da história.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é possibilitar ao aluno uma compreensão ampla e multifacetada do Brasil Império, destacando a importância de diferentes perspectivas na análise histórica. Pretende-se que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, análise crítica e síntese de informações, além de promover a capacidade de argumentação baseada em evidências. Através do debate, os alunos aprenderão a valorizar diversas visões sobre um mesmo tema, enriquecendo sua percepção sobre a complexidade dos eventos históricos.

  • Compreender diferentes facetas do Brasil Império.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
  • Estimular a capacidade de síntese e apresentação de informações.
  • Promover a argumentação baseada em evidências.
  • Valorizar perspectivas diversas sobre eventos históricos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
  • EM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
  • EM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange os principais aspectos do Brasil Império, dando ênfase à economia cafeeira, o processo de independência, a escravidão e a posição do Brasil no contexto mundial. Os alunos aprenderão a realizar uma análise crítica das fontes, elucidando as complexidades e nuances dessa época histórica.

  • Economia cafeeira no Brasil Império
  • Processo de Independência do Brasil
  • A escravidão durante o Império
  • O papel do Brasil no contexto mundial da época

Metodologia

A atividade utiliza a Sala de Aula Invertida e a Roda de Debate. Inicialmente, os alunos pesquisarão individualmente com base em fontes pré-selecionadas e criarão mapas mentais. Posteriormente, em sala, serão formados grupos para a apresentação dos mapas e realização do debate. Esta metodologia promove a interatividade e a aprendizagem ativa, permitindo que os alunos se tornem protagonistas do próprio conhecimento.

  • Pesquisa individual pré-aula
  • Criação de mapas mentais
  • Formação de grupos para apresentações
  • Realização da Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade é projetada para ser realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos apresentarão seus mapas mentais e se agruparão por temas. Na segunda aula, realizar-se-á a Roda de Debate, promovendo a discussão e aprofundamento dos temas abordados.

  • Aula 1: Apresentação dos mapas mentais e formação dos grupos.
  • Aula 2: Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa prévia manifestada no mapa mental, eficácia na comunicação das descobertas durante as apresentações, contribuições para o debate, e a capacidade de trabalhar em equipe. A participação ativa, o respeito pelas opiniões alheias e a fundamentação das argumentações serão elementos cruciais para uma avaliação positiva.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem acesso à internet para pesquisa, materiais para a criação dos mapas mentais (papel, canetas coloridas), projetor para as apresentações, e um espaço adequado para a realização da Roda de Debate. A diversidade de materiais permitirá que os alunos expressem criativamente suas descobertas e pontos de vista.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais para criação de mapas mentais
  • Projetor para apresentações
  • Espaço adequado para Roda de Debate

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