Viagem Virtual à Pré-História

Desenvolvida por: Elizab… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Pré-História e a Evolução Humana

Nesta atividade interativa e colaborativa, os alunos do 1º ano do Ensino Médio embarcarão em uma jornada pelo tempo para explorar a Pré-História, investigando arte rupestre, ferramentas de pedra, e os primeiros assentamentos humanos. Utilizando uma abordagem mão-na-massa, os estudantes formarão pequenos grupos para criar laboratórios de pesquisa virtual, utilizando recursos digitais para aprofundar o conhecimento sobre aspectos distintos da vida pré-histórica. Cada grupo será responsável por pesquisar, analisar e compilar informações e imagens em uma apresentação multimídia, que incluirá textos, vídeos, e imagens editadas, permitindo uma imersão virtual na vida dos nossos ancestrais. Esta estratégia promove não apenas o aprendizado sobre a evolução humana e suas sociedades ao longo do tempo, mas também desenvolve competências digitais, trabalho em equipe e habilidades de pesquisa.

Objetivos de Aprendizagem

Ao participar da Viagem Virtual à Pré-História, os alunos desenvolverão compreensão crítica sobre o período da Pré-História, enfatizando a evolução humana, a importância das primeiras ferramentas criadas e dos assentamentos humanos. Esta atividade busca promover habilidades de pesquisa e análise crítica, incentivando os estudantes a identificar, analisar e comparar informações de diferentes fontes e através de diversas linguagens. Além disso, objetiva-se que os alunos desenvolvam competências para trabalhar coletivamente e utilizar ferramentas tecnológicas para a criação de conteúdos digitais educativos.

  • Desenvolver compreensão sobre a Pré-História, analisando suas principais características e importância na evolução humana.
  • Promover habilidades de pesquisa utilizando recursos digitais para buscar informações e imagens relacionadas ao tema.
  • Desenvolver competências digitais na utilização de softwares de edição para a criação de apresentações multimídia.
  • Estimular o trabalho em equipe e a habilidade de síntese e apresentação de informações de forma criativa e educativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
  • EM13CHS201: Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.
  • EM13CHS204: Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.

Conteúdo Programático

A temática da Pré-História será abordada de maneira integrada, explorando arte rupestre, ferramentas de pedra, e primeiros assentamentos, incentivando os alunos a investigarem como esses elementos contribuem para o entendimento da evolução humana. Os estudantes serão guiados a refletir sobre a importância da tecnologia e da cooperação para a sobrevivência e desenvolvimento humano, destacando a inovação como uma característica essencial da humanidade.

  • Introdução ao conceito de Pré-História
  • Arte rupestre e seu significado cultural e histórico
  • Ferramentas de pedra: inovação e tecnologia no Paleolítico
  • Primeiros assentamentos humanos e a evolução das sociedades

Metodologia

Utilizando metodologia ativa mão-na-massa, os alunos trabalharão em grupos para explorar cada tema proposto. Utilizarão recursos online, como bases de dados e softwares de edição, para pesquisar, analisar e compilar suas descobertas em projetos de apresentações multimídia. Essa abordagem promove a aprendizagem através da prática e da experiência direta, incentivando a curiosidade, o senso crítico e a criação colaborativa.

  • Formação de grupos para pesquisas temáticas
  • Treinamento básico no uso de softwares de edição
  • Pesquisa online em bases de dados sobre tópicos da Pré-História
  • Criação de apresentações multimídia por cada grupo
  • Apresentação dos projetos para a classe

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será executada em um período total de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 50 minutos respectivamente. Na primeira aula, serão introduzidos os temas e realizada a formação dos grupos, bem como o treinamento nos softwares de edição. A segunda aula será destinada à pesquisa, criação e finalização das apresentações multimídia.

  • Aula 1: Introdução ao tema e formação dos grupos. Treinamento em softwares de edição.
  • Aula 2: Pesquisa, criação e apresentação dos projetos multimídia.

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade da pesquisa realizada, na criatividade e na apresentação eficaz das informações através das apresentações multimídia. Além disso, será considerado o trabalho em equipe, a capacidade de utilizar os softwares de edição e a habilidade de engajar a audiência durante a apresentação. Exemplos de critérios de avaliação incluem: profundidade da pesquisa, uso eficiente de imagens e vídeos, clareza na exposição das informações, coesão e cooperação do grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários computadores com acesso à internet, softwares de edição de imagens e vídeos, e acesso a bases de dados e bibliotecas digitais para pesquisa. Além disso, os professores podem preparar uma lista de websites recomendados para pesquisa, assim como tutoriais básicos para os softwares de edição que serão utilizados.

  • Computadores com acesso à internet
  • Softwares de edição de imagens e vídeos
  • Acesso a bases de dados e bibliotecas digitais
  • Lista de websites recomendados para pesquisa
  • Tutoriais para softwares de edição

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