Nesta atividade interativa e colaborativa, os alunos do 1º ano do Ensino Médio embarcarão em uma jornada pelo tempo para explorar a Pré-História, investigando arte rupestre, ferramentas de pedra, e os primeiros assentamentos humanos. Utilizando uma abordagem mão-na-massa, os estudantes formarão pequenos grupos para criar laboratórios de pesquisa virtual, utilizando recursos digitais para aprofundar o conhecimento sobre aspectos distintos da vida pré-histórica. Cada grupo será responsável por pesquisar, analisar e compilar informações e imagens em uma apresentação multimídia, que incluirá textos, vídeos, e imagens editadas, permitindo uma imersão virtual na vida dos nossos ancestrais. Esta estratégia promove não apenas o aprendizado sobre a evolução humana e suas sociedades ao longo do tempo, mas também desenvolve competências digitais, trabalho em equipe e habilidades de pesquisa.
Ao participar da Viagem Virtual à Pré-História, os alunos desenvolverão compreensão crítica sobre o período da Pré-História, enfatizando a evolução humana, a importância das primeiras ferramentas criadas e dos assentamentos humanos. Esta atividade busca promover habilidades de pesquisa e análise crítica, incentivando os estudantes a identificar, analisar e comparar informações de diferentes fontes e através de diversas linguagens. Além disso, objetiva-se que os alunos desenvolvam competências para trabalhar coletivamente e utilizar ferramentas tecnológicas para a criação de conteúdos digitais educativos.
A temática da Pré-História será abordada de maneira integrada, explorando arte rupestre, ferramentas de pedra, e primeiros assentamentos, incentivando os alunos a investigarem como esses elementos contribuem para o entendimento da evolução humana. Os estudantes serão guiados a refletir sobre a importância da tecnologia e da cooperação para a sobrevivência e desenvolvimento humano, destacando a inovação como uma característica essencial da humanidade.
Utilizando metodologia ativa mão-na-massa, os alunos trabalharão em grupos para explorar cada tema proposto. Utilizarão recursos online, como bases de dados e softwares de edição, para pesquisar, analisar e compilar suas descobertas em projetos de apresentações multimídia. Essa abordagem promove a aprendizagem através da prática e da experiência direta, incentivando a curiosidade, o senso crítico e a criação colaborativa.
Esta atividade será executada em um período total de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 50 minutos respectivamente. Na primeira aula, serão introduzidos os temas e realizada a formação dos grupos, bem como o treinamento nos softwares de edição. A segunda aula será destinada à pesquisa, criação e finalização das apresentações multimídia.
A avaliação será baseada na qualidade da pesquisa realizada, na criatividade e na apresentação eficaz das informações através das apresentações multimídia. Além disso, será considerado o trabalho em equipe, a capacidade de utilizar os softwares de edição e a habilidade de engajar a audiência durante a apresentação. Exemplos de critérios de avaliação incluem: profundidade da pesquisa, uso eficiente de imagens e vídeos, clareza na exposição das informações, coesão e cooperação do grupo.
Para a realização desta atividade, serão necessários computadores com acesso à internet, softwares de edição de imagens e vídeos, e acesso a bases de dados e bibliotecas digitais para pesquisa. Além disso, os professores podem preparar uma lista de websites recomendados para pesquisa, assim como tutoriais básicos para os softwares de edição que serão utilizados.
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