Viajando no Tempo: O Brasil Império Sob Lentes Diferentes

Desenvolvida por: André … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Brasil Império

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio embarcarão em uma jornada ao passado, voltando ao período do Brasil Império. Serão divididos em grupos e atribuídos diferentes papéis sociais da época, como nobres, escravizados, indígenas e comerciantes. A missão será pesquisar sobre a vida, cotidiano e perspectivas de seus personagens utilizando diversas fontes históricas. Após a pesquisa, simularão um 'Fórum do Tempo', onde apresentarão e debaterão suas visões sobre eventos significativos daquela época. Este exercício de empatia histórica e análise crítica promoverá um debate rico, permitindo identificar, analisar e comparar diferentes narrativas e perspectivas sobre o Brasil Império.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover a compreensão profunda do período do Brasil Império, estimulando não só o conhecimento factual, mas também o desenvolvimento de habilidades críticas de análise e comparação de diferentes perspectivas históricas. Pretende-se, através da metodologia ativa, incentivar os alunos a assumirem um papel ativo no seu processo de aprendizagem, utilizando a pesquisa, a simulação e o debate como ferramentas de construção do conhecimento. Esta abordagem também visa desenvolver habilidades de empatia, argumentação e negociação, fundamentais para a formação de cidadãos críticos e conscientes de sua herança cultural e sociedade.

  • Compreender o período do Brasil Império sob diversas perspectivas
  • Analisar crítica e comparativamente diferentes narrativas históricas
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação e debate
  • Promover a empatia por diferentes figuras sociais da época
  • Estimular o pensamento crítico e a conscientização societal

Conteúdo Programático

A atividade propõe um mergulho no período do Brasil Império, abrangendo aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais. Será enfocado o cotidiano de diversas figuras daquele contexto, desde a nobreza até os escravizados, passando por comerciantes e indígenas. Além disso, serão explorados eventos significativos da época, como a independência do Brasil, o Primeiro Reinado, a abolição da escravatura e outros, sempre sob diferentes olhares e interpretações.

  • Contexto histórico do Brasil Império
  • Vida e cotidiano de diferentes grupos sociais
  • Eventos significativos da época
  • Diferentes perspectivas sobre os acontecimentos históricos

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, esta atividade se desenvolverá em três etapas principais: pesquisa, simulação e debate. No início, os grupos realizarão pesquisas sobre seus respectivos personagens, buscando fontes diversificadas para compor uma visão ampla e aprofundada. Em seguida, na simulação do 'Fórum do Tempo', cada grupo apresentará as visões de seu personagem sobre eventos significativos, utilizando argumentos baseados em suas pesquisas. Por fim, um debate guiado permitirá a comparação e análise das diferentes narrativas apresentadas, incentivando o pensamento crítico e a síntese de conhecimento.

  • Pesquisa sobre o personagem e o contexto histórico
  • Preparação e apresentação no 'Fórum do Tempo'
  • Debate e análise crítica das narrativas apresentadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de 8 horas letivas, divididas em etapas de pesquisa, preparação para o 'Fórum do Tempo' e debate. Cada etapa foi projetada para maximizar o envolvimento e aprendizado dos alunos.

  • Aula 1-2: Introdução à atividade e formação dos grupos
  • Aula 3-5: Pesquisa sobre os personagens e contexto histórico
  • Aula 6: Preparação para o 'Fórum do Tempo'
  • Aula 7-8: Simulação do 'Fórum do Tempo' e debate

Avaliação

A avaliação será baseada na profundidade e relevância da pesquisa realizada, na qualidade e criatividade das apresentações no 'Fórum do Tempo', e na participação ativa e construtiva no debate. Será valorizado o esforço em compreender e representar fielmente a perspectiva do personagem, bem como a capacidade de argumentação e defesa de pontos de vista durante o debate. Será utilizada uma rubrica de avaliação que considera critérios como pesquisa, apresentação, argumentação e participação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso a bibliotecas e acervos digitais para a pesquisa, materiais para a elaboração de apresentações, e um espaço adequado para a simulação do 'Fórum do Tempo' e para o debate. Recursos tecnológicos, como projeção de slides e vídeos, podem enriquecer as apresentações e tornar a simulação mais dinâmica.

  • Acesso a bibliotecas e acervos digitais
  • Materiais para apresentação
  • Espaço adequado para simulação e debate
  • Recursos tecnológicos para apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo