A Transição pela Lente: Reconstruindo a História

Desenvolvida por: Carlos… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Transição da Monarquia para a República no Brasil

Nesta atividade pedagógica interativa, alunos do 2º ano do Ensino Médio são envolvidos em um mergulho profundo na história brasileira, explorando a transição da Monarquia para a República. Divididos em grupos, receberão um conjunto diversificado de fontes históricas — como textos, imagens e gráficos — e terão o desafiador papel de reconstruir essa narrativa histórica por meio de um documentário breve ou apresentação multimídia. A inovação está em contar essa transformação do ponto de vista de um personagem específico da época, podendo ser um cidadão comum, um político, um jornalista, entre outros. Para tal feito, será necessário que os estudantes realizem uma pesquisa aprofundada sobre as condições sociais, políticas e econômicas do período, promovendo uma imersão significativa no contexto histórico. O resultado esperado é uma apropriação crítica e criativa da história, que permita aos alunos desenvolver e apresentar argumentos históricos consistentes, embasados na análise crítica das fontes disponibilizadas, e assim evidenciar a complexidade das transformações sociais e políticas da época.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto visa fomentar um entendimento crítico e multifacetado da transição da Monarquia para a República no Brasil, permitindo aos alunos não apenas conhecer os eventos históricos, mas também compreender as diversas perspectivas implicadas neste processo. Por meio da análise cuidadosa de uma multiplicidade de fontes, espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades de pensamento crítico, capacidade de argumentação e narrativa histórica. Adicionalmente, a atividade estimula a colaboração e a comunicação efetiva, enquanto os alunos trabalham em grupo para sintetizar informações complexas e apresentá-las de maneira criativa.

  • Desenvolver habilidades de análise crítica de fontes históricas diversas.
  • Construir argumentos históricos coerentes e bem fundamentados.
  • Estimular a criatividade na apresentação de narrativas históricas.
  • Compreender as dimensões sociais, políticas e econômicas da transição da Monarquia para a República.
  • Promover trabalho em equipe e habilidades de comunicação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS101: Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
  • EM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
  • EM13CHS601: Identificar e analisar as demandas e os protagonismos políticos, sociais e culturais dos povos indígenas e das populações afrodescendentes (incluindo as quilombolas) no Brasil contemporâneo considerando a história das Américas e o contexto de exclusão e inclusão precária desses grupos na ordem social e econômica atual, promovendo ações para a redução das desigualdades étnico-raciais no país.

Conteúdo Programático

Os alunos explorarão tópicos fundamentais relacionados à transição da Monarquia para a República no Brasil, compreendendo as dinâmicas sociais, políticas e econômicas envolvidas neste processo histórico. A atividade propicia uma abordagem interdisciplinar, interligando conceitos de história com aspectos sociológicos, políticos e culturais, permitindo uma análise mais ampla e diversificada das fontes e do período em estudo.

  • Análise de diferentes fontes históricas.
  • Contexto político e social do final do período monárquico.
  • Os principais eventos e personagens da Proclamação da República.
  • Impactos sociais e econômicos da transição política.
  • Perspectivas diferentes sobre o processo de mudança.

Metodologia

A abordagem metodológica da atividade combina a 'Atividade Mão-na-massa' e 'Sala de Aula Invertida'. Inicialmente, os alunos serão incentivados a explorar e analisar as fontes históricas fornecidas, trabalhando em grupos para criar suas narrativas. O uso de tecnologias digitais será estimulado para a realização dos documentários ou apresentações multimídia. Posteriormente, em uma abordagem de 'Sala de Aula Invertida', os estudantes compartilharão seus trabalhos, proporcionando uma rica troca de perspectivas e aprofundamento crítico do tema.

  • Análise de fontes históricas em grupo.
  • Criação colaborativa de um documentário ou apresentação multimídia.
  • Apresentação dos trabalhos para a classe.
  • Discussão e feedback em grupo sobre as narrativas apresentadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em um total de 6 horas, distribuídas em sessões de 50 minutos ao longo de várias aulas. Cada sessão será dedicada a uma fase específica da atividade, desde a introdução ao tema, passando pela pesquisa e desenvolvimento dos projetos, até a apresentação e discussão dos produtos finais.

  • Aula 1: Introdução ao tema e divisão dos grupos.
  • Aula 2-3: Pesquisa e análise das fontes históricas.
  • Aula 4-5: Desenvolvimento dos documentários ou apresentações.
  • Aula 6-7: Apresentação dos trabalhos e discussão em grupo.
  • Aula 7.2: Avaliação e feedback.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada em critérios como o rigor e a profundidade da análise histórica, a criatividade e inovação na criação das narrativas, a eficácia da comunicação e a colaboração entre os membros do grupo. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de argumentar e sustentar suas perspectivas utilizando as fontes históricas. Exemplos práticos da avaliação incluem a clareza da apresentação, a originalidade da narrativa, e a qualidade da pesquisa histórica realizada.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão essenciais recursos como acesso à internet, computadores ou tablets para a pesquisa online e criação dos projetos multimídia, além de um projetor para as apresentações. Fontes históricas variadas serão fornecidas, incluindo documentos, imagens e gráficos relacionados ao período estudado. Materiais adicionais, como artigos acadêmicos e vídeos educativos, também serão disponibilizados para auxiliar na pesquisa e concepção dos trabalhos.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Projetor para apresentações.
  • Coleção de fontes históricas (textos, imagens, gráficos).
  • Lista de recursos online para pesquisa.
  • Guia de orientações para a realização dos projetos.

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