Máquina do Tempo: A Economia Açucareira

Desenvolvida por: Adriel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Economia Açucareira no Período Colonial

Nesta atividade, denominada 'Máquina do Tempo: A Economia Açucareira', alunos do 2º ano do Ensino Médio serão desafiados a mergulhar na história do Brasil, investigando e recriando uma feira colonial que representa o ciclo da economia açucareira. Divididos em grupos, eles assumirão a responsabilidade de pesquisar e apresentar os diferentes aspectos do ciclo produtivo do açúcar, abrangendo desde o cultivo da cana até sua exportação. Este projeto não só abordará as várias etapas de produção, incluindo plantio, moagem, e transporte, mas também destacará os diversos papéis sociais envolvidos neste processo, como os dos senhores de engenho, dos escravizados e dos comerciantes. O uso de estandes para demonstrar cada fase de maneira prática e criativa permitirá aos alunos aplicar conhecimentos históricos de forma interativa, além de desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e apresentação oral. Esta abordagem metodológica ativa convida os estudantes a serem protagonistas de seu aprendizado, incentivando uma compreensão mais profunda e engajada do tema.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar uma compreensão holística e multifacetada da economia açucareira no período colonial do Brasil, através de uma abordagem prática e envolvente. Pretende-se desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e síntese de informações, ao mesmo tempo em que se fomenta o trabalho em equipe e a apresentação oral. Almeja-se, também, que os alunos possam reconhecer e refletir sobre os diversos papéis sociais e a dinâmica de poder subjacente à produção açucareira, contextualizando-os historicamente e relacionando-os com questões contemporâneas.

  • Compreender a importância histórica e econômica da produção açucareira no Brasil colonial.
  • Identificar e explicar as várias etapas do ciclo de produção do açúcar.
  • Analisar os diferentes papéis sociais e a dinâmica de poder na economia açucareira.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e apresentação oral.
  • Aplicar conhecimentos históricos de forma prática e criativa.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade pedagógica engloba o estudo detalhado da economia açucareira no período colonial brasileiro, explorando suas características, importância econômica e impacto social. Os alunos investigarão as etapas do ciclo de produção do açúcar, desde o cultivo da cana até a exportação do produto, e analisarão os papéis desempenhados por diferentes grupos sociais envolvidos nesse processo. Este estudo detalhado fornecerá uma base sólida para a compreensão crítica do tema e para a realização prática da feira colonial.

  • Introdução à economia açucareira no Brasil colonial.
  • Etapas do ciclo de produção do açúcar: cultivo, moagem e exportação.
  • Papéis sociais: senhores de engenho, escravizados e comerciantes.
  • Impacto social e econômico da produção açucareira.
  • Relação com questões contemporâneas de trabalho e desigualdade.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade pedagógica se baseia na abordagem de aprendizagem ativa, onde os alunos serão encorajados a assumir um papel protagonista no processo de aprendizado. Através da pesquisa, criação e apresentação de estandes que representam diferentes aspectos da economia açucareira, os estudantes poderão explorar o tema de forma dinâmica e interativa. Esta abordagem prática visa não apenas a memorização de fatos, mas o desenvolvimento de habilidades analíticas, criativas e de comunicação, assim como o fomento ao trabalho em equipe.

  • Pesquisa em grupo sobre os diversos aspectos da economia açucareira.
  • Criação de estandes representando as etapas da produção do açúcar.
  • Apresentações orais dos grupos explicando seus respectivos estandes.
  • Debates guiados pelo professor para reflexão crítica sobre o tema.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 4 aulas de 50 minutos, totalizando 4 horas. Iniciará com uma apresentação do tema e objetivos, seguida por pesquisas e preparação dos estandes. As aulas seguintes serão dedicadas à finalização e apresentação dos estandes, culminando em um debate reflexivo sobre o aprendizado alcançado.

  • Aula 1: Apresentação do tema e divisão dos grupos.
  • Aula 2: Pesquisa e início da criação dos estandes.
  • Aula 3: Finalização dos estandes e preparação das apresentações.
  • Aula 4: Apresentação da feira colonial e debate.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na qualidade e profundidade da pesquisa realizada, na criatividade e clareza na apresentação dos estandes, e na eficácia da comunicação oral. Além disso, será considerado o engajamento e a colaboração entre os membros do grupo. Exemplos específicos de critérios podem incluir a precisão histórica, a originalidade na representação das etapas de produção e a habilidade de responder a perguntas de maneira crítica e reflexiva durante a apresentação. A participação ativa no debate final também será um componente importante da avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos tais como acesso à internet para pesquisa, materiais para a criação dos estandes (papelão, cartolina, canetas coloridas, etc.), e espaço adequado para a montagem e apresentação da feira. Idealmente, também serão utilizados recursos audiovisuais, como projetores e computadores, para auxiliar nas apresentações e na exibição de materiais de apoio.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais para a criação dos estandes (papelão, cartolina, canetas coloridas).
  • Espaço para a montagem da feira.
  • Recursos audiovisuais (data show, computadores).

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