Museu Vivo

Desenvolvida por: Anders… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História e Cultura
Temática: Diversidade Cultural e Patrimônio Imaterial

A atividade 'Museu Vivo' visa explorar a riqueza da diversidade cultural e a importância do patrimônio imaterial por meio de objetos históricos familiares trazidos pelos alunos. Ao transformar a sala de aula em uma espécie de museu, os estudantes terão a oportunidade de compartilhar histórias e significados por trás de fotografias, utensílios, vestuário, correspondências, entre outros itens, que fazem parte de suas heranças culturais. Essa partilha de experiências não só enriquece o conhecimento sobre a própria história e cultura dos alunos, como também promove a valorização e o respeito pela diversidade. Cada aluno será encarregado de preparar uma breve apresentação sobre o objeto e sua história, incentivando assim a pesquisa, a oralidade e a capacidade de síntese. A atividade propõe, portanto, uma imersão na cultura material e imaterial, reconhecendo a sala de aula como um espaço vivo de aprendizado e troca.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é fomentar nos alunos do 2º ano do Ensino Médio uma compreensão mais profunda acerca da diversidade cultural e da importância do patrimônio imaterial como componentes fundamentais da identidade de um povo. Através da apresentação e discussão de objetos que carregam histórias e valores, espera-se desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e apresentação oral, bem como estimular a valorização da herança cultural e o respeito pelas diferentes histórias de vida que compõem a comunidade escolar. A atividade também visa instigar a curiosidade e o interesse dos alunos pela história não apenas global, mas principalmente local e familiar, reconhecendo cada indivíduo como um portador de cultura.

  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e análise de objetos históricos e culturais.
  • Promover a apresentação oral e a partilha de histórias e conhecimentos.
  • Valorizar a diversidade cultural e o patrimônio imaterial como componentes da identidade.
  • Estimular o respeito e a valorização das histórias pessoais e coletivas.
  • Fomentar a curiosidade e o interesse pela história e cultura locais, familiares e individuais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS104: Analisar objetos e vestígios da cultura material e imaterial de modo a identificar conhecimentos, valores, crenças e práticas que caracterizam a identidade e a diversidade cultural de diferentes sociedades inseridas no tempo e no espaço.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abarcará a análise de objetos da cultura material e imaterial trazidos pelos alunos, explorando as histórias, valores, crenças e práticas que caracterizam diversas identidades culturais. Além de contemplar a diversidade cultural presente na sala de aula, a atividade englobará conceitos de patrimônio cultural, identidade, oralidade e herança histórica, proporcionando um aprendizado rico e multidisciplinar.

  • Cultura material e imaterial
  • Patrimônio cultural
  • Identidade e diversidade cultural
  • Análise e interpretação de objetos históricos
  • Oralidade e tradição

Metodologia

A metodologia adotada será ativa, envolvendo a participação direta dos alunos na construção de conhecimento. A atividade inicia-se com a preparação individual em casa, onde cada aluno selecionará um objeto de significado cultural ou histórico para apresentar. Em sala, cada aluno terá um momento para compartilhar sua história e objeto, promovendo uma discussão coletiva sobre as diferentes culturas representadas. A interação e o compartilhamento de experiências serão incentivados para que haja uma construção colaborativa de conhecimento.

  • Preparação e pesquisa individual em casa
  • Apresentação oral dos objetos e suas histórias
  • Discussão em grupo para compartilhamento de impressões e conhecimentos
  • Análise coletiva dos objetos como representações de culturas
  • Reflexão sobre a importância da diversidade cultural e do patrimônio imaterial

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em 1.2 aulas de 50 minutos. Iniciar-se-á com uma breve introdução ao tema e importância de patrimônio cultural. Em seguida, os alunos realizarão suas apresentações, partilhando suas histórias e objetos. A aula concluir-se-á com um debate reflexivo sobre as aprendizagens do dia.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de 'Museu Vivo' e importância do patrimônio cultural. Início das apresentações dos alunos.
  • Aula 2: Continuação e conclusão das apresentações. Debate e reflexão sobre as diferentes culturas representadas e o aprendizado adquirido.

Avaliação

A avaliação será processual e baseada na participação efetiva dos alunos durante toda a atividade. A qualidade da pesquisa e da apresentação oral dos objetos, assim como a capacidade de estabelecer conexões significativas entre os objetos e os conceitos de diversidade cultural e patrimônio imaterial serão consideradas. A participação no debate e a contribuição para o aprendizado da classe também serão avaliados. Será dada especial atenção à demonstração de respeito e interesse pelas histórias dos colegas.

Materiais e ferramentas:

Os principais recursos para esta atividade incluem os objetos históricos ou culturais trazidos pelos alunos. Além disso, a sala de aula precisará ser adaptada para acomodar as apresentações, possivelmente com o uso de mesas para exposição. Ferramentas digitais, como projetores e computadores, podem ser úteis para complementar as apresentações com imagens ou vídeos. Materiais de leitura ou vídeos selecionados pelo professor sobre patrimônio cultural e diversidade também podem enriquecer a atividade.

  • Objetos históricos ou culturais dos alunos
  • Sala de aula adaptada para exposição
  • Projetores e computadores para apresentações multimídia
  • Materiais de leitura e vídeos sobre patrimônio cultural e diversidade

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo