Nessa atividade prática, os alunos do 2º ano do Ensino Médio serão incentivados a explorar, de maneira ativa e colaborativa, o papel fundamental da água nas primeiras sociedades humanas, desde a Pré-História até a Antiguidade. Divididos em grupos, eles assumirão a responsabilidade de representar diferentes sociedades, como as civilizações do Crescente Fértil, os povos do Antigo Egito, ou mesmo os primeiros habitantes do território brasileiro. Cada grupo realizará pesquisas focando em como essas sociedades exploravam os recursos hídricos, analisando tanto os impactos ambientais quanto os sociais dessa exploração. A atividade destacará como a organização social e cultural afetava a percepção e a manipulação da natureza, especificamente dos recursos hídricos. O objetivo é fazer uma ponte entre o passado e o presente, promovendo um debate rico sobre o papel da água na sustentação das sociedades e seus possíveis futuros. Utilizando metodologias ativas, os alunos desenvolverão habilidades de pesquisa, análise crítica, e apresentação oral, culminando em um debate construtivo que integra conhecimento histórico com preocupações ambientais contemporâneas.
Esta atividade tem como objetivos proporcionar aos alunos uma compreensão profunda sobre o papel vital dos recursos hídricos na formação e desenvolvimento das primeiras sociedades humanas, destacando a relação intrínseca entre os seres humanos e o meio ambiente ao longo da história. Visa-se cultivar uma conscientização crítica sobre os impactos ambientais e sociais da exploração dos recursos hídricos, incentivando uma reflexão sobre nossa atual relação com a água e como podemos aprender com o passado para melhor gerir esses recursos no futuro. Além disso, pretende-se desenvolver competências relacionadas à pesquisa histórica, trabalho em equipe, comunicação eficaz, e pensamento crítico, preparando os alunos para debates informados tanto no ambiente acadêmico quanto em contextos sociais mais amplos.
O conteúdo programático dessa atividade foi cuidadosamente desenhado para proporcionar aos alunos uma visão integral e multidisciplinar sobre a importância dos recursos hídricos nas sociedades antigas. Será abordada a dependência dessas sociedades em relação aos rios, lagos e mares tanto para a sobrevivência quanto para o desenvolvimento socioeconômico, incluindo aspectos como agricultura, comércio, e rituais religiosos. Adicionalmente, a discussão se estenderá aos impactos ambientais e sociais derivados da exploração desses recursos, promovendo uma reflexão sobre os paralelos com os desafios contemporâneos no gerenciamento sustentável da água.
A metodologia adotada para esta atividade é centrada na aprendizagem ativa e colaboração entre os alunos. Iniciando com uma divisão em grupos, cada equipe será responsável por pesquisar uma sociedade específica da Pré-História ou Antiguidade sob orientação do professor. Recursos como artigos, vídeos, e documentários serão recomendados para a pesquisa. As equipes prepararão apresentações orais e materiais visuais para compartilhar suas descobertas com a turma. A atividade culminará em um debate estruturado, onde os alunos terão a oportunidade de discutir e argumentar sobre os temas explorados, estimulando o pensamento crítico e a capacidade de articulação de ideias.
A atividade será realizada ao longo de três aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e divididos em grupos, iniciando suas pesquisas. Na segunda aula, os grupos continuarão a pesquisa e prepararão suas apresentações. Na terceira e última aula, as apresentações serão realizadas, seguidas de um debate que sintetizará as descobertas e reflexões geradas pela atividade.
A avaliação dessa atividade será realizada com base na qualidade e profundidade da pesquisa conduzida pelos grupos, a clareza e criatividade das apresentações, e a participação ativa no debate. Será dada especial atenção à capacidade de argumentação, uso crítico de fontes, e a habilidade de estabelecer conexões entre o passado e o presente na gestão dos recursos hídricos. Um sistema de pontos será utilizado para avaliar cada aspecto, com uma pontuação máxima que será dividida entre pesquisa (30%), apresentação (40%) e participação no debate (30%). Exemplos de critérios incluem a abrangência da pesquisa, a qualidade da argumentação nas apresentações, e a pertinência das contribuições durante o debate.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para a confecção de cartazes ou slides para as apresentações, e um local apropriado para o debate, preferencialmente com um projetor disponível. Artigos acadêmicos, vídeos educativos e documentários sobre as sociedades estudadas serão sugeridos como material de apoio. Além disso, será providenciada uma lista de recomendações bibliográficas para auxiliar na pesquisa dos grupos.
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