A atividade proposta visa fomentar um espaço de reflexão e diálogo sobre o racismo estrutural e suas diversas manifestações na sociedade atual. Através da exibição de filmes ou documentários que abordem este tema, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão incentivados a identificar, analisar e debater as diferentes formas de violência e discriminação racial retratadas nas obras. Utilizando a metodologia ativa da Roda de Debate, complementada pela Sala de Aula Invertida, espera-se que os estudantes realizem uma preparação prévia e venham para o debate com ideias, questionamentos e reflexões fundamentadas nos materiais complementares fornecidos. Esta atividade pretende não apenas ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a temática do racismo estrutural, mas também desenvolver habilidades críticas que os capacitem a identificar e combater essas manifestações de discriminação na vida cotidiana.
O objetivo desta atividade é permitir que os alunos desenvolvam uma compreensão abrangente do racismo estrutural, suas causas, manifestações e consequências na sociedade. Visa-se promover um senso crítico e empático, incentivando o reconhecimento das diversas formas de discriminação e violência racial. Através da análise e discussão de casos reais e fictícios retratados nos filmes, espera-se fomentar a capacidade dos alunos em argumentar de forma ética e baseada em direitos humanos, promovendo assim a solidariedade e o respeito às diferenças.
Este plano de aula aborda a complexidade do racismo estrutural através de uma abordagem multi-facetada, incluindo suas bases históricas, manifestações culturais, e impacto nas estruturas sociais contemporâneas. Além de fornecer um contexto teórico, a atividade se debruça sobre a análise de obras cinematográficas que retratam o racismo, estimulando a capacidade crítica e reflexiva dos alunos.
A metodologia aplicada inclui a utilização da Sala de Aula Invertida como preparação prévia, na qual os alunos terão acesso a materiais de apoio e serão incentivados a formar suas próprias opiniões e questionamentos. Durante a sessão de cinema, a atenção será voltada para a identificação de elementos que ilustrem o racismo estrutural e suas consequências. Por fim, a Roda de Debate proporcionará um espaço para discussão aberta, em que os alunos poderão compartilhar suas percepções, fomentando a troca de ideias e o desenvolvimento de argumentos críticos.
A atividade totalizará 1 hora, distribuída em 1 sessão de visualização e debate.
A avaliação da participação dos alunos será baseada em seu engajamento durante a Roda de Debate, observando a profundidade e a relevância de suas contribuições, considerando a qualidade de seus argumentos e o respeito às opiniões alheias. Será valorizada a capacidade de reflexão crítica, a aplicação dos conceitos estudados e a proposição de ideias que contribuam para o combate ao racismo. Essa avaliação qualitativa permitirá ao educador mensurar não apenas o nível de compreensão do aluno sobre o tema abordado, mas também sua habilidade em se expressar de maneira construtiva em um debate.
Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos como projetor e tela para a exibição dos filmes ou documentários, materiais de apoio digitais para estudo prévio na Sala de Aula Invertida, além de espaço físico adequado para a realização de uma Roda de Debate confortável e produtiva. Esse conjunto de recursos é essencial para garantir a eficácia da atividade, proporcionando aos alunos um ambiente rico em estímulos e propício ao aprendizado.
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