Cinema Debate: Perspectivas sobre a Discriminação e a Violência

Desenvolvida por: Barbar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Temática: Racismo Estrutural e suas consequências na sociedade

A atividade proposta visa fomentar um espaço de reflexão e diálogo sobre o racismo estrutural e suas diversas manifestações na sociedade atual. Através da exibição de filmes ou documentários que abordem este tema, os alunos do 3º ano do Ensino Médio serão incentivados a identificar, analisar e debater as diferentes formas de violência e discriminação racial retratadas nas obras. Utilizando a metodologia ativa da Roda de Debate, complementada pela Sala de Aula Invertida, espera-se que os estudantes realizem uma preparação prévia e venham para o debate com ideias, questionamentos e reflexões fundamentadas nos materiais complementares fornecidos. Esta atividade pretende não apenas ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a temática do racismo estrutural, mas também desenvolver habilidades críticas que os capacitem a identificar e combater essas manifestações de discriminação na vida cotidiana.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é permitir que os alunos desenvolvam uma compreensão abrangente do racismo estrutural, suas causas, manifestações e consequências na sociedade. Visa-se promover um senso crítico e empático, incentivando o reconhecimento das diversas formas de discriminação e violência racial. Através da análise e discussão de casos reais e fictícios retratados nos filmes, espera-se fomentar a capacidade dos alunos em argumentar de forma ética e baseada em direitos humanos, promovendo assim a solidariedade e o respeito às diferenças.

  • Compreender o conceito de racismo estrutural e identificar suas manifestações na sociedade.
  • Analisar críticamente filmes ou documentários que abordam o racismo, vislumbrando suas repercussões sociais.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate a partir de uma postura ética e fundamentada em direitos humanos.
  • Reconhecer e propor ações concretas que contribuam para o combate ao racismo e à discriminação na vida cotidiana.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS502: Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
  • EM13CHS503: Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.
  • EM13CHS605: Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo.

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda a complexidade do racismo estrutural através de uma abordagem multi-facetada, incluindo suas bases históricas, manifestações culturais, e impacto nas estruturas sociais contemporâneas. Além de fornecer um contexto teórico, a atividade se debruça sobre a análise de obras cinematográficas que retratam o racismo, estimulando a capacidade crítica e reflexiva dos alunos.

  • Conceitos fundamentais sobre racismo estrutural e discriminação.
  • Análise crítica de obras cinematográficas com temáticas sobre racismo.
  • Debate sobre casos reais de violência e discriminação racial.
  • Discussão sobre mecanismos de combate ao racismo na sociedade.

Metodologia

A metodologia aplicada inclui a utilização da Sala de Aula Invertida como preparação prévia, na qual os alunos terão acesso a materiais de apoio e serão incentivados a formar suas próprias opiniões e questionamentos. Durante a sessão de cinema, a atenção será voltada para a identificação de elementos que ilustrem o racismo estrutural e suas consequências. Por fim, a Roda de Debate proporcionará um espaço para discussão aberta, em que os alunos poderão compartilhar suas percepções, fomentando a troca de ideias e o desenvolvimento de argumentos críticos.

  • Preparação prévia com materiais de apoio na Sala de Aula Invertida.
  • Sessão de cinema para visualização de filmes/documentários sobre racismo.
  • Roda de Debate para discussão das temáticas abordadas nos filmes.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade totalizará 1 hora, distribuída em 1 sessão de visualização e debate.

  • Aula 1: Introdução ao tema, visualização do filme/documentário e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação da participação dos alunos será baseada em seu engajamento durante a Roda de Debate, observando a profundidade e a relevância de suas contribuições, considerando a qualidade de seus argumentos e o respeito às opiniões alheias. Será valorizada a capacidade de reflexão crítica, a aplicação dos conceitos estudados e a proposição de ideias que contribuam para o combate ao racismo. Essa avaliação qualitativa permitirá ao educador mensurar não apenas o nível de compreensão do aluno sobre o tema abordado, mas também sua habilidade em se expressar de maneira construtiva em um debate.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos como projetor e tela para a exibição dos filmes ou documentários, materiais de apoio digitais para estudo prévio na Sala de Aula Invertida, além de espaço físico adequado para a realização de uma Roda de Debate confortável e produtiva. Esse conjunto de recursos é essencial para garantir a eficácia da atividade, proporcionando aos alunos um ambiente rico em estímulos e propício ao aprendizado.

  • Projetor e tela para exibição dos filmes/documentários.
  • Materiais de apoio digital para preparação prévia.
  • Espaço adequado para a realização da Roda de Debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo