O projeto 'Cronistas das Guerras: Criando um Documentário' tem como objetivo proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Médio uma imersão no estudo das duas grandes guerras mundiais através de uma abordagem prática e interativa. Divididos em pequenos grupos, os estudantes terão a missão de escolher um aspecto específico desses conflitos, como a vida nas trincheiras, o impacto na população civil ou os avanços tecnológicos decorrentes das guerras, para criar um documentário. Para isso, deverão empreender pesquisas em fontes confiáveis, realizar entrevistas com especialistas - incluindo professores de história ou convidados externos - e compilar imagens de arquivo de domínio público. Este projeto visa não somente promover a aquisição de conhecimento histórico de forma mais engajada, mas também desenvolver habilidades valiosas como pesquisa, produção audiovisual e trabalho em equipe.
Com a realização deste projeto, espera-se que os alunos sejam capazes de explorar temas históricos de maneira profunda através da pesquisa e da análise crítica de fontes variadas, compreendendo a complexidade dos eventos das grandes guerras mundiais. Almeja-se também fomentar habilidades de comunicação e expressão ao realizar entrevistas com especialistas e ao traduzir conhecimentos em um formato audiovisual, bem como estimular o trabalho colaborativo, uma vez que o projeto será desenvolvido em grupo.
O conteúdo programático para este projeto engloba o estudo detalhado dos principais aspectos das duas grandes guerras mundiais, desde os prelúdios dos conflitos até suas consequências globais, passando por temas específicos escolhidos pelos alunos para o foco de seus documentários. Estes temas podem incluir a vida cotidiana das trincheiras, a participação de grupos específicos (como mulheres e minorias) nos conflitos, avanços tecnológicos e científicos atribuídos às guerras, entre outros.
O projeto será desenvolvido utilizando a metodologia ativa, na qual os alunos serão protagonistas de seu aprendizado. Serão formados grupos pequenos para fomentar a interação e a participação ativa de cada membro. A pesquisa será orientada mas com liberdade para os alunos trilharem seus próprios caminhos investigativos. As entrevistas com especialistas e a busca por imagens de arquivo reforçarão a importância da consulta a fontes primárias e secundárias, enquanto a produção do documentário proporcionará uma oportunidade ímpar de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
A atividade terá uma carga horária total de 2 horas, divididas em 4 aulas de 50 minutos. As duas primeiras aulas serão dedicadas à pesquisa e às entrevistas, enquanto as duas últimas focarão na produção e edição dos documentários.
Os alunos serão avaliados com base na qualidade da pesquisa realizada, na profundidade da análise dos temas escolhidos, na criatividade e pertinência das entrevistas conduzidas, bem como na qualidade técnica e narrativa dos documentários produzidos. Será considerado, também, o envolvimento e a colaboração de todos os membros do grupo durante as etapas do projeto. Exemplos de critérios específicos podem incluir clareza na exposição dos temas, originalidade e relevância das fontes selecionadas, engajamento com os especialistas durante as entrevistas, e coesão e eficácia comunicativa do produto audiovisual final.
Para o desenvolvimento do projeto, serão necessários acesso à internet para pesquisa e obtenção de imagens de arquivo, ferramentas de edição de vídeo para a montagem do documentário, além de dispositivos de gravação para as entrevistas. O uso de bibliotecas públicas e a colaboração com museus ou instituições históricas também podem enriquecer o trabalho dos alunos com acesso a materiais e conhecimentos especializados.
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