Esta atividade pedagógica prática envolve os alunos do 3º ano do Ensino Médio na criação de curtas-metragens que representam diversas fases do processo histórico que levou do Império até a Proclamação da República no Brasil. Os estudantes serão divididos em grupos, e cada grupo será responsável por explorar uma fase específica: o contexto do Império, o movimento republicano, o dia 15 de novembro de 1889, e as consequências imediatas para a sociedade brasileira após a proclamação. Através de pesquisa, roteirização, atuação e gravação, os alunos terão a oportunidade de se aprofundar nos eventos históricos, visualizando e interpretando as mudanças econômicas, sociais e políticas. Posteriormente, os vídeos produzidos serão exibidos em sala de aula, seguidos por um debate para discutir as diferentes perspectivas e reflexões emergidas durante a atividade.
Os objetivos dessa atividade se concentram em promover um entendimento profundo sobre o período de transição do Império para a República no Brasil, incentivando os alunos a explorar aspectos econômicos, sociais e políticos dessa mudança. Pretende-se que os estudantes desenvolvam habilidades de pesquisa, análise crítica e síntese de informações históricas. Além disso, a atividade visa estimular a criatividade, comunicação e colaboração entre os alunos, através da criação conjunta dos curtas-metragens.
O conteúdo programático engloba o estudo detalhado das fases do processo de transição do Império para a República no Brasil, abrangendo o contexto do Império Brasileiro, as características e influências do movimento republicano, os principais eventos de 15 de novembro de 1889 e as consequências imediatas da proclamação para a sociedade brasileira. Será dada ênfase às transformações econômicas, sociais e políticas que acompanharam essa transição, proporcionando aos alunos uma visão holística e crítica do período histórico.
A metodologia ativa será aplicada nesta atividade, envolvendo os alunos diretamente na construção de seu conhecimento através da pesquisa, criação, atuação e debate. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma fase específica do processo histórico para estudar e representar em um curta-metragem. O processo inclui pesquisa histórica guiada, roteirização, atuação e gravação, seguindo princípios de aprendizagem baseada em projetos. Após a produção, os curtas serão exibidos e servirão como estímulo para um debate guiado em sala, permitindo aos estudantes discutir e refletir sobre as diferentes dimensões da transição do Império para a República.
Esta atividade será realizada ao longo de 4 horas, distribuídas em 5 sessões de aproximadamente 50 minutos cada. Tais sessões serão distribuídas para abordar, respectivamente, a introdução e divisão de grupos, pesquisa e roteirização, gravação dos curtas, exibição dos curtas e, por fim, debate e reflexão sobre o processo e os conteúdos abordados.
A avaliação desta atividade será baseada em critérios de participação, contribuição criativa, qualidade de pesquisa, eficácia na comunicação das ideias por meio do curta-metragem, e participação no debate. Os professores avaliarão individualmente e em grupo o desempenho dos alunos, considerando a profundidade da pesquisa histórica, originalidade do roteiro, engajamento com o trabalho em equipe, a qualidade técnica e artística do vídeo, e a capacidade de argumentação e reflexão durante o debate. Exemplos específicos de critérios podem incluir a coerência histórica do roteiro, criatividade na direção, e clareza e persuasão nas discussões.
Os materiais necessários incluem acesso a recursos de pesquisa, como livros e artigos, equipamento de gravação de vídeo e áudio, ferramentas de edição de vídeo, projeção para exibição dos curtas e um espaço adequado para as gravações. Será incentivada a utilização de recursos tecnológicos disponíveis para a pesquisa e a produção dos vídeos, bem como a busca por fontes diversificadas para enriquecer o conteúdo.
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