Da Monarquia à República: Uma Jornada Cinematográfica

Desenvolvida por: Consol… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Transição do Império para a República no Brasil

Esta atividade pedagógica prática envolve os alunos do 3º ano do Ensino Médio na criação de curtas-metragens que representam diversas fases do processo histórico que levou do Império até a Proclamação da República no Brasil. Os estudantes serão divididos em grupos, e cada grupo será responsável por explorar uma fase específica: o contexto do Império, o movimento republicano, o dia 15 de novembro de 1889, e as consequências imediatas para a sociedade brasileira após a proclamação. Através de pesquisa, roteirização, atuação e gravação, os alunos terão a oportunidade de se aprofundar nos eventos históricos, visualizando e interpretando as mudanças econômicas, sociais e políticas. Posteriormente, os vídeos produzidos serão exibidos em sala de aula, seguidos por um debate para discutir as diferentes perspectivas e reflexões emergidas durante a atividade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos dessa atividade se concentram em promover um entendimento profundo sobre o período de transição do Império para a República no Brasil, incentivando os alunos a explorar aspectos econômicos, sociais e políticos dessa mudança. Pretende-se que os estudantes desenvolvam habilidades de pesquisa, análise crítica e síntese de informações históricas. Além disso, a atividade visa estimular a criatividade, comunicação e colaboração entre os alunos, através da criação conjunta dos curtas-metragens.

  • Explorar e compreender as diferentes fases do processo histórico de transição do Império para a República no Brasil.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e síntese de informações históricas.
  • Estimular a criatividade e inovação na representação de eventos históricos.
  • Promover habilidades de comunicação e trabalho em equipe através da produção colaborativa dos curtas-metragens.
  • Fomentar o debate crítico sobre as mudanças econômicas, sociais e políticas associadas à Proclamação da República.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático engloba o estudo detalhado das fases do processo de transição do Império para a República no Brasil, abrangendo o contexto do Império Brasileiro, as características e influências do movimento republicano, os principais eventos de 15 de novembro de 1889 e as consequências imediatas da proclamação para a sociedade brasileira. Será dada ênfase às transformações econômicas, sociais e políticas que acompanharam essa transição, proporcionando aos alunos uma visão holística e crítica do período histórico.

  • Conhecendo o contexto do Império Brasileiro
  • Movimento republicano: causas e influências
  • 15 de novembro de 1889: eventos e figuras chave
  • Consequências da Proclamação da República para a sociedade brasileira

Metodologia

A metodologia ativa será aplicada nesta atividade, envolvendo os alunos diretamente na construção de seu conhecimento através da pesquisa, criação, atuação e debate. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma fase específica do processo histórico para estudar e representar em um curta-metragem. O processo inclui pesquisa histórica guiada, roteirização, atuação e gravação, seguindo princípios de aprendizagem baseada em projetos. Após a produção, os curtas serão exibidos e servirão como estímulo para um debate guiado em sala, permitindo aos estudantes discutir e refletir sobre as diferentes dimensões da transição do Império para a República.

  • Divisão dos alunos em grupos e atribuição das fases históricas
  • Pesquisa guiada e roteirização do curta-metragem
  • Atuação e gravação dos curtas
  • Exibição dos curtas e realização de debate em sala

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada ao longo de 4 horas, distribuídas em 5 sessões de aproximadamente 50 minutos cada. Tais sessões serão distribuídas para abordar, respectivamente, a introdução e divisão de grupos, pesquisa e roteirização, gravação dos curtas, exibição dos curtas e, por fim, debate e reflexão sobre o processo e os conteúdos abordados.

  • Aula 1 - Introdução à atividade e divisão de grupos
  • Aula 2 - Pesquisa e roteirização
  • Aula 3 - Gravação dos curtas
  • Aula 4 - Exibição dos curtas
  • Aula 5 - Debate e reflexão

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada em critérios de participação, contribuição criativa, qualidade de pesquisa, eficácia na comunicação das ideias por meio do curta-metragem, e participação no debate. Os professores avaliarão individualmente e em grupo o desempenho dos alunos, considerando a profundidade da pesquisa histórica, originalidade do roteiro, engajamento com o trabalho em equipe, a qualidade técnica e artística do vídeo, e a capacidade de argumentação e reflexão durante o debate. Exemplos específicos de critérios podem incluir a coerência histórica do roteiro, criatividade na direção, e clareza e persuasão nas discussões.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários incluem acesso a recursos de pesquisa, como livros e artigos, equipamento de gravação de vídeo e áudio, ferramentas de edição de vídeo, projeção para exibição dos curtas e um espaço adequado para as gravações. Será incentivada a utilização de recursos tecnológicos disponíveis para a pesquisa e a produção dos vídeos, bem como a busca por fontes diversificadas para enriquecer o conteúdo.

  • Recursos de pesquisa (livros, artigos, sites)
  • Equipamento de gravação de vídeo e áudio
  • Ferramentas de edição de vídeo
  • Equipamento de projeção
  • Espaço para gravações

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