Mapa Vivo do Imperialismo

Desenvolvida por: Willia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Imperialismo e Neocolonialismo

Nesta atividade, os alunos criarão um 'mapa vivo' da expansão imperialista e neocolonialista do século XIX. Utilizando mapas impressos, eles encenarão, em grupos, a distribuição dos territórios conquistados por potências europeias, destacando as trocas comerciais e culturais. A aula complementará o conteúdo do livro didático sobre como essas dinâmicas influenciaram a geopolítica global contemporânea.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem proporcionar aos alunos habilidades críticas para compreender como o imperialismo do século XIX moldou a geopolítica atual. Os alunos serão capazes de identificar as diferentes potências europeias envolvidas no imperialismo, compreender sua motivação econômica e cultural, e discutir as consequências de tais práticas para a sociedade global. Eles desenvolverão habilidades analíticas ao comparar mapas históricos e discutir as trocas culturais e econômicas resultantes do neocolonialismo.

  • Identificar as potências europeias envolvidas no imperialismo do século XIX.
  • Compreender as motivações econômicas e culturais para a expansão imperialista.
  • Analisar as consequências da expansão imperialista para a sociedade contemporânea.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CHS201: Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático focará no estudo das causas e efeitos do imperialismo e do neocolonialismo, analisando as políticas de expansão das potências europeias no século XIX. Alunos explorarão a redistribuição geopolítica provocada pelas práticas imperialistas e como essas ações influenciaram as trocas comerciais e culturais globais. O programa será enriquecido por discussões e encenações em grupo, buscando conectar tais eventos históricos à geopolítica do mundo contemporâneo.

  • História das potências imperialistas europeias do século XIX.
  • Motivações econômicas, políticas e culturais do imperialismo.
  • Impactos sociais e culturais do imperialismo no mundo contemporâneo.

Metodologia

A metodologia desta aula será centrada na aprendizagem prática e colaborativa, onde os estudantes utilizarão mapas impressos para colocar em prática o conceito de 'mapa vivo'. Essa atividade lúdica permitirá que os estudantes atuem como potências imperialistas redistribuindo territórios. A dinâmica estimula o pensamento crítico sobre as consequências do imperialismo e o conhecimento histórico contextualizado. Trabalhos em grupos reforçam habilidades sociais e promovem a discussão reflexiva entre os colegas.

  • Aprendizagem prática com mapas impressos.
  • Trabalho em grupo para discussões colaborativas.
  • Discussões orientadas sobre impactos históricos e contemporâneos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única aula de 50 minutos. Durante essa aula, os estudantes serão divididos em grupos, receberão mapas impressos e instruções para encenar a redistribuição dos territórios conquistados. Com o tempo delimitado, cada grupo discutirá suas estratégias e tomará decisões sobre sua apresentação. A classe terminará com uma reflexão conjunta sobre a atividade e suas ligações com o mundo atual.

  • Aula 1: Introdução à atividade e distribuição dos materiais. Encenação e discussão em grupos sobre as expansões imperialistas.
  • Momento 1: Introdução à Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e apresentando o tema da aula: a expansão imperialista do século XIX. Explique brevemente o que é imperialismo e sua importância histórica. Distribua brevemente os objetivos da aula para que os alunos compreendam o que se espera deles. É importante que você deixe claro que a participação ativa será fundamental para o sucesso da atividade. Durante este momento, observe se todos os alunos estão atentos e engajados, e faça perguntas direcionadas para garantir a compreensão inicial.

    Momento 2: Distribuição de Materiais e Formação de Grupos (Estimativa: 5 minutos)
    Organize a sala para a atividade prática. Distribua os mapas históricos e os materiais necessários, como canetas e marcadores. Divida a turma em grupos de cinco a seis alunos e explique que cada grupo representará uma potência europeia diferente. Este é o momento para garantir que todos tenham os materiais corretos e se organizem adequadamente. Ofereça ajuda a qualquer grupo que tenha dificuldades em se estruturar.

    Momento 3: Encenação da Expansão Imperialista (Estimativa: 20 minutos)
    Instrua os grupos a utilizarem os mapas para representar e encenar a expansão de suas potências europeias. Permita que discutam entre si as motivações culturais e econômicas que levaram cada potência a colonizar diferentes territórios. Circule entre os grupos, incentivando a discussão, e forneça informações adicionais ou esclarecimentos quando necessário. Sugira que integrem elementos culturais e econômicos nas suas representações. Avalie a clareza e o entendimento por parte dos alunos e incentive a colaboração dentro dos grupos.

    Momento 4: Discussão em Grupo e Reflexão Crítica (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna toda a turma para uma discussão em grande grupo. Cada grupo deverá apresentar brevemente suas encenações e explicar as motivações de sua potência. Encoraje os alunos a refletirem sobre as semelhanças e diferenças entre as potências e os impactos históricos dessas expansões. Neste momento, incentive a participação de todos e modere a discussão para que se mantenha focada e respeitosa. Avalie o quanto os alunos conseguem articular os conceitos aprendidos e refletir criticamente sobre as implicações contemporâneas.

Avaliação

A avaliação será baseada em múltiplos métodos que englobam o trabalho em grupo e a participação na discussão. Será possível avaliar a compreensão dos alunos através das encenações dos territórios, destacando sua capacidade de relacionar o conteúdo estudado com casos concretos da geopolítica atual. Feedbacks formativos individualizados e direcionados serão aplicados para fornecer suporte contínuo. Isto permitirá adaptar critérios mais afinados para alunos que podem necessitar de uma abordagem diferenciada.

  • Observação da participação e envolvimento durante as atividades.
  • Clareza e profundidade na apresentação dos grupos sobre as expansões imperialistas.
  • Capacidade de reflexão crítica expressa nas discussões pós-atividade.

Materiais e ferramentas:

Os materiais essenciais para a execução desta atividade incluem mapas históricos impressos dos continentes afetados pela expansão imperialista. Além disso, insumos como canetas e marcadores serão utilizados para destacar áreas específicas nos mapas durante as encenações. Um espaço adequado na sala de aula permitirá a reorganização dos grupos e a observação dos demais alunos, transformando a execução em uma experiência visual e interativa.

  • Mapas históricos impressos.
  • Canetas e marcadores para marcação de mapas.
  • Espaço físico adequado para as encenações dos grupos.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos a sobrecarga de trabalho dos professores, portanto, propomos estratégias práticas de inclusão e acessibilidade que não sobrecarreguem financeiramente ou em tempo. Por exemplo, o uso de diferentes cores nos mapas pode auxiliar estudantes com dificuldades de aprendizado a focarem nos conteúdos mais relevantes, enquanto os professores estimulam o diálogo inclusivo ao mediar discussões. Para garantir um ambiente inclusivo, o professor deve observar a interação dos alunos e facilitar a colaboração entre todos, sem exceção.

  • Utilização de cores diferenciadas nos mapas para suporte visual aos estudantes.
  • Estímulo ao diálogo inclusivo durante as discussões em grupo.
  • Facilitação de suporte entre pares para inclusão de todos os alunos.

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